Redes sociais
Resenha: Tom Collier - Alone In The Studio
Por Gabriel Carvalho Follow @Gabriel_Azuos
Tom Collier, músico com quase 60 anos de carreira (fez a primeira apresentação em público com cinco anos de idade e a primeira como profissional aos nove), tem trabalhos na área acadêmica e diversas participações em discos/turnês de grandes nomes da música, como Dave Holland, Frank Zappa, Ry Codder, The Beach Boys, entre outros. Além disso, Collier também gravou discos como artista solo, com um sexteto e com o parceiro Dan Dean. O objeto desta resenha, no entanto, é a carreira solo do multi-instrumentista – Collier ganhou fama com o vibrafone, mas toca outros instrumentos também, como demonstra em seu mais recente lançamento, Alone In The Studio.
Assista participação do Palma Violets na KEXP
Setlist:
"Girl, You Couldn't Do Much Better On The Beach"
"English Tongue"
"Danger In The Club"
"Matador"
Resenha: Bryan Bowman - Like Minds
Por Gabriel Carvalho Follow @Gabriel_Azuos
Bryan Bowman, baterista oriundo de San Francisco, está em contato com a música desde o nascimento: o pai é pianista clássico e professor emérito do departamento de música na California State University, enquanto a mãe toca cello e é especialista nas danças folk dos Bálcãs – apesar de ter a psicologia como profissão. Com todas estas influências, seguir o caminho da música foi praticamente algo natural para Bowman.
Assista show de Amy Winehouse no Glastonbury de 2007
Setlist:
"Addicted"
"Just Friends"
"He Can Only Hold Her"
"Cherry"
"Back to Black"
"Wake Up Alone"
"Love is a Losing Game"
"Fuck Me Pumps"
"Cupid"
"Hey Little Rich Girl"
"Monkey Man"
"You Know I'm No Good"
"Rehab"
"Me and Mr Jones"
"Valerie"
Faith No More solta novo pacote de raridades, agora é a vez de Angel Dust
Depois de soltar as raridades de The Real Thing, agora o Faith No More soltou as de Angel Dust, de 1992. Não basta voltar com disco novo, tem que voltar em grande estilo.
Resenha: Millencolin – True Brew
É incrível imaginar a duração do Millencolin, pensando em como as coisas mudam muito no mundo da música. Desde 1992 em atividade, o grupo lançou sete discos entre 1994 e 2008, fazendo muito sucesso entre adolescentes – isso aconteceu principalmente no final dos anos 1990 e início dos anos 2000, e lembro bem de amigos na escola os ouvindo diariamente.
Resenha: Graham Parker and The Rumour – Mystery Glue
O Graham Parker é uma lenda da música inglesa. Na ativa desde os anos 1960, ele só conseguiu o sucesso comercial nos anos 1990, década em que optou por fazer uma pausa na carreira. A virada do século serviu para recolocá-lo na estrada, sendo seu período mais criativo e com mais discos lançados. À frente do Rumor mais uma vez, ele colocou no mercado Mystery Glue, sétimo disco da parceria.
Aprenda a tocar guitarra com Nile Rodgers. E ganhe umas dicas do Geddy Lee
A Fender sempre coloca umas coisas legais no YouTube para quem está aprendendo a tocar algum instrumento. Nesta semana, ela veio com o guitarrista Nile Rodgers e o baixista Geddy Lee. Os dois deram dicas de como tocar seus respectivos instrumentos. Claro, foi bem maneiro.
Discos para história: The Marshall Mathers LP, de Eminem (2000)
A 91ª edição do Discos para história falará sobre The Marshall Mathers LP, terceiro álbum de Eminem e trabalho com maior quantidade vendida em menos tempo de um artista masculino na história das paradas dos Estados Unidos.
Resenha: FFS [Franz Ferdinand e Sparks] – FFS
Uma fusão de duas bandas é sempre algo complicado porque envolve uma série de fatores e de ego, mas isso não foi problema para os escoceses do Franz Ferdinand e os americanos veteranos do Sparks. Unido o estilo indie dançante do primeiro com os sintetizadores do segundo, surgiu o FFS, que lançou seu primeiro disco no início desta semana.
Assista apresentação do Flaming Lips tocando The Dark Side of the Moon, do Pink Floyd, em 2012
Setlist:
"Race for the Prize"
"She Don't Use Jelly"
"The Yeah Yeah Yeah Song"
"Yoshimi Battles the Pink Robots, Pt. 1"
"Do You Realize??"
"Speak to Me"
"Breathe "
"On the Run"
"Time"
"Breathe (Reprise)"
"The Great Gig in the Sky"
"Money"
"Us and Them"
"Any Colour You Like"
"Brain Damage"
"Eclipse"
O 9 a 0 mais saboroso da história do Brasil
Não deu tempo de escrever no dia sobre a decisão do STF em liberar as biografias sem prévia autorização, mas ainda vale dar uma palavra sobre o assunto porque a decisão é histórica. Relatora da ação que tramitava desde 2013 no Supremo, a ministra Cármen Lúcia era o sopro de esperança contra a arbitrariedade defendida por nomes como Roberto Carlos, Gilberto Gil, Caetano Veloso e outros figurões da música brasileira.
RIP Ornette Coleman (1930 - 2015)
Criador do chamado free jazz, Ornette Coleman morreu aos 85 anos por consequência de problemas cardíacos. Multi-instrumentista, gravou mais de 50 discos, entre trabalhos em estúdio, especiais e ao vivos.
Resenha: Mr. Irish Bastard – The World, The Flesh and The Devil
Uma banda de punk cigano até que vai, mas uma alemã que canta em inglês é difícil de ver por aí, certo? O Mr. Irish Bastard está na estrada há quase dez anos com quatro discos de estúdio mais dois especiais para o mercado asiático. Liderados pelo Irish Bastard, uma coisa é certa em todos os discos: muita dança e diversão em 99% das canções.
Resenha: Scott Henderson - Vibe Station
Por Gabriel Carvalho Follow @Gabriel_Azuos
O guitarrista Scott Henderson ganhou fama com a banda de fusion Tribal Tech, formada no meio dos anos 1980. O trabalho do músico, entretanto, não se resume aos discos gravados com o grupo: Henderson tem uma carreira solo que começou flertando com o blues, mas agora parece fincar os dois pés no estilo que o consagrou. É o caso do mais recente disco, Vibe Station, em que o músico está acompanhado pelo baixista Travis Carlton e pelo baterista Alan Hertz.
É hora do Foxygen no Primavera Sound
Setlist:
"We Are the 21st Century Ambassadors of Peace & Magic"
"On Blue Mountain"
"Coulda Been My Love"
"Can't Contextualize My Mind"
"Hot Summer"
"Let It Be" (The Beatles cover)
"Shuggie"
"Teenage Alien Blues"
"No Destruction"
"Everyone Needs Love"
RIP Christopher Lee (1922 - 2015)
Famoso por participar de filmes como Vampiro da Noite, Star Wars, 007 Contra o Homem com a Pistola de Ouro e Senhor dos Anéis, Christopher Lee morreu no último domingo, aos 93 anos, após dar entrada no hospital para tratar insuficiências cardíaca e respiratória. E, o que muita gente não sabe, ele respeitava o metal - Lee lançou quatro discos, três entre 2006 e 2013.
Resenha: Muse – Drones
Recentemente, o blog trouxe uma revisão da discografia do Muse, e eu constatei o seguinte: ao longo de 16 anos de carreira, sendo 14 deles no mainstream, a banda moldou seu som para grandes arenas e espetáculos – um movimento semelhante ao do U2, por exemplo, anos antes. Para isso acontecer, mudanças aconteceram e refletiram no péssimo The 2nd Law, em que eles soam como uma reciclagem ruim de Queen, Pink Floyd, U2 e Coldplay.
Emmylou Harris e Rodney Crowell fazem bela sessão na WFUV
Emmylou Harris e Rodney Crowell lançaram disco novo dia desses, que será resenhado em breve neste espaço, estiveram na WFUV e tocaram duas músicas. Ficou legal.
Veja dez minutos das Sleater-Kinney no Later… With Jools Holland
As Sleater-Kinney fizeram um dos melhores discos do ano. E não basta fazer isso, tem que ir no Jools Holland e tocar dez minutos seguidos. Sim, isso mesmo, elas emendaram três músicas. Que banda. Que mulheres.
Trilha sonora: Jurassic World, por Michael Giacchino
Agora aberto ao público, o Jurassic Park é palco de apresentações com dinossauros domesticados, mas um deles, depois de sofrer uma mutação genética, vira uma grande ameaça a todos.
Primavera Sound está longe do fim (ou chegou a vez do Belle and Sebastian)
Setlist:
"Nobody's Empire"
"I'm a Cuckoo"
"The Party Line"
"Another Sunny Day"
"Funny Little Frog"
"Perfect Couples"
"Happy Birthday"/"Old Mcdonald Had a Farm"
"Piazza, New York Catcher"
"Electronic Renaissance"
"I Didn't See It Coming"
"The Boy with the Arab Strap"
"Get Me Away From Here, I'm Dying"
Veja apresentação de quase três horas do Parliament-Funkadelic no Capitol Theatre em 1978
Setlist*:
"Uncle Jam"
"Cholly (Funk Gettin' Ready To Roll)" / "I Got A Thing, You Got A Thing, Everybody's Got A Thing"
"Cosmic Slop"
"Give Up The Funk" / "Night Of The Thumpasorus Peoples"
"Red Hot Mama"
"Into You"
"Standing On The Verge Of Getting It On"
"Maggot Brain"
"One Nation Under A Groove"
"Mothership Connection" / "Swing Down, Sweet Chariot"
"Flash Light"
"One Nation Under A Groove" (Bis)
*começa no minuto seis
Resenha: Willie Nelson e Merle Haggard – Django And Jimmie
Uma das coisas impossíveis no mundo musical é não gostar de Willie Nelson. Há quase 60 anos na estrada, o cantor country viu muita gente passar por seu meio, perdeu vários amigos, mas ainda segue aí fazendo o que mais ama: tocar e aquecer o coração de milhões de pessoas com suas histórias e seu violão inseparável.
Nick Cave lê trecho de livro de poesia escrito em sacos de enjoo
Nick Cave é o cara mais legal do mundo, e isso só melhorou quando soube que ele escreveu um livro inteiro em sacos de enjoos dados em aviões. The Sick Bag Song está sendo vendido em edição limitada.
Abaixo, a leitura de um trecho:
Assista show do Run The Jewels no Primavera Sound (ou o festival ainda não acabou no blog)
Setlist:
"Run the Jewels"
"Oh My Darling Don't Cry"
"Blockbuster Night, Part 1"
"Banana Clipper"
"36" Chain"
"DDFH"
"Sea Legs"
"Close Your Eyes (And Count to Fuck)"
"Pew Pew Pew"
"Lie, Cheat, Steal"
"Early"
"All Due Respect"
"Love Again (Akinyele Back)"
"Get It"
"A Christmas Fucking Miracle"
Tem mais Primavera Sound? Tem, agora com o Death From Above 1979
Setlist:
"Turn It Out"
"Right On, Frankenstein!"
"Virgins"
"Cheap Talk"
"You're a Woman, I'm a Machine"
"Go Home, Get Down"
"White Is Red"
"Trainwreck 1979"
"Gemini"
"Little Girl"
"Government Trash"
"Always On"
"Romantic Rights"
"The Physical World"
Resenha: Girlpool – Before The World Was Big
O duo formado por Harmony Tividad, 18, e Cleo Tucker, 19, lançou recentemente sua estreia em estúdio Before The World Was Big sob o nome de Girlpool - . O primeiro EP delas foi colocado no Bandcamp e impressionou a gravadora Wichita, que as contratou para lançar o primeiro disco completo. Não deixa de ser impressionante como elas cresceram em dois anos de carreira.
Documentário: Napalm – O Som da Cidade Industrial, de Ricardo Alexandre (2013)
Nunca dirigi um documentário na minha vida, mas uma coisa aprendi em anos assistindo a vários deles: quando bons depoimentos de pessoas que viveram aquilo se unem a imagens de arquivos históricas, o longa tem tudo para dar certo. Esse exemplo cabe muito bem em Napalm – O Som da Cidade Industrial, dirigido pelo escritor e jornalista Ricardo Alexandre.
Assista apresentação do Strokes no Primavera Sound
Setlist:
"Machu Picchu"
"Someday"
"Heart in a Cage"
"Barely Legal"
"Automatic Stop"
"One Way Trigger"
"You Talk Way Too Much"
"All The Time"
"Juicebox"
"Taken for a Fool"
"You Only Live Once"
"Is This It"
"Reptilia"
"Last Nite"
"Take It Or Leave It"
"The Modern Age"
"Under Cover Of Darkness"
"Hard To Explain"
"NYC Cops"
Discos para história: A Night at the Opera, do Queen (1975)
A 90ª edição do Discos para história continua em 1975. Depois de falar de Pink Floyd, agora é a vez de A Night at the Opera, quarto disco de estúdio do Queen – o melhor da discografia da banda inglesa.
Resenha: Florence and The Machine – How Big, How Blue, How Beautiful
A popularidade de Florence Welch é inegável. Se no palco ela usa vestidos longos e faz de suas apresentações cultos religiosos, fora dele a cantora me parece uma agradável companhia para tomar uma cerveja durante uma partida de rúgbi. Muito do sucesso veio por conta de "Dog Days Are Over", que dominou as baladas por alguns anos – catapultando Florence + The Machine para o sucesso.
Resenha: Dafnis Prieto Sextet - Triangles And Circles
Por Gabriel Carvalho Follow @Gabriel_Azuos
Dafnis Prieto, baterista nascido em Cuba e radicado em New York desde o final dos anos 1990, é considerado um dos músicos que mais causaram impacto na cena de jazz local nos últimos anos. O trabalho de Prieto inclui diversas participações como músico contratado por outros artistas e uma porção de discos como líder. O projeto em questão nesta resenha é o Dafnis Prieto Sextet, que estreou em 2008 com Taking the Soul for a Walk. Desde então, o baterista lançou álbuns em quinteto e em um trio, mantendo-se na ativa.
KCRW chamou o Villagers para uma sessão ao vivo (spoiler: tá maneiro)
Com imensa concorrência, qual o futuro do SoundCloud?
Entre todos os serviços de streaming disponíveis, o SoundCloud é o único que não tem grande destaque entre os ouvintes, salvo quando alguma banda importante coloca algum disco na íntegra, single ou canções não lançadas. De resto, a plataforma é usada mais pelos usuários comuns para subir playlists ou podcasts – há limite no upload e só pagando para poder ter todos os benefícios.
Primavera Sound apresenta... Ride
Setlist:
"Leave Them All Behind"
"Like a Daydream"
"Polar Bear"
"Seagull"
"Sennen"
"Black Nite Crash"
"OX4"
"Dreams Burn Down"
"Time of Her Time"
"Chrome Waves"
"Paralysed"
"Taste"
"Vapour Trail"
"Drive Blind"
"Mouse Trap"
"Chelsea Girl"
Assista show do Interpol no Primavera Sound
Setlist:
"Say Hello to the Angels"
"Anywhere"
"Hands Away"
"Evil"
"Leif Erikson"
"NYC"
"Rest My Chemistry"
"Everything Is Wrong"
"The New"
"Narc"
"Take You on a Cruise"
"Not Even Jail"
"Pioneer to the Falls"
"Slow Hands"
"Untitled"
"Stella Was a Diver and She Was Always Down"
"All the Rage Back Home"
Resenha: Odair José - Dia 16
Pode não parecer, mas Odair José é um dos cantores mais genais da música brasileira. Com diversas fases em sua carreira, fez muito sucesso nos anos 1970, quando foi colocado como cantor brega, com canções em que o apelo popular foi muito forte ("Deixa Essa Vergonha De Lado", "Uma Vida Só", "Eu Vou Tirar Você Desse Lugar", "Eu, Você e a Praça", "Assim Sou Eu" e "Na Minha Opinião" são algumas delas).
Veja apresentação de Damien Rice no Primavera Sound
Setlist:
"Delicate"
"9 Crimes"
"Elephant"
"I Don't Wanna Change To You"
"I Remember"
"The Blower's Daughter"
"The Greatest Bastard"
"Cannonball"
"The Box (Wild and Free)"
"It Takes a Lot to Know a Man"
Resenha: Holly Herndon – Platform
O tipo de trabalho feito pela produtora Holly Herndon é muito, para usar uma palavra que englobe bem o significado, estranho. Cheio de colagens, revebs, faixas ao contrário e muitos outros elementos incomuns nos rádios, ela não faz um tipo de música acessível para qualquer pessoa, sendo muito difícil gostar de cara do trabalho dela.
Assista ao Luau MTV com Cássia Eller (2002)
Setlist:
"Vá Morar com o Diabo"
"Luz dos Olhos"
"Gatas Extraordinárias"
"Por Enquanto"
"Nós"
"Relicário"
"O Segundo Sol"
"Malandragem"
"Polly"
"Quando a Maré Encher"
Ouça remixes, b-sides e faixas não lançadas de The Real Thing, do Faith No More
No relançamento de The Real Thing, o Faith No More disponibilizou os remixes de "Epic", "From Out of Nowhere" e "Falling to Pieces", além de muito material nunca lançado.
Cinco discos para conhecer Scott Wino
Por Giovanni Cabral Follow @CabralGiovanni
Robert Scott Weinrich é um músico americano nascido em Rockville, Maryland, que carrega cinco décadas de amargura do blues e do rock. Ele, ao lado de lendas como Bobby Liebling e Messiah Marcolin, é um dos ícones do doom metal e tem uma das vozes mais inconfundíveis do gênero. Por sua importância neste tipo de música melancólica, resolvi listar cinco discos para quem deseja conhecer a sua trajetória.
Documentário: Cássia Eller, de Paulo Henrique Fontenelle (2014)
Intensa, pessoalmente e musicalmente, é a melhor palavra para definir quem foi Cássia Eller (1962 – 2001), uma das grandes cantoras que o Brasil teve nos últimos 30 anos. Se Lobão disse em sua biografia que preferiu viver 50 a mil do que mil anos a dez, Cássia fez muito mais em pouco tempo, deixando uma lacuna vazia na vida de amigos e da música.
Escute I Don't Want To Let You Down, novo EP de Sharon Van Etten
Novo trabalho de Sharon Van Etten, o EP I Don't Want To Let You Down está disponível no site da NPR Music até dia 9 deste mês, data do lançamento em formato físico.
Resenha: Unknown Mortal Orchestra – Multi-Love
Os cincos anos de atividade da Unknown Mortal Orchestra, formada pelo guitarrista Ruban Nielson, o baixista Jake Portrait e o baterista Riley Gear, já serviram para colocá-la entre as bandas revelações que deram certo com o passar do tempo. Com dois discos lançados (Unknown Mortal Orchestra, de 2011, e II, de 2013), eles tocam nos principais festivais de música do mundo em bons horários, mostrando que estão agradando mesmo ao público.
Veja íntegra do show de Prince de 1982
Setlist:
"The Second Coming"
"Uptown"
"Why You Wanna Treat Me So Bad?"
"I Wanna Be Your Lover"
"Dirty Mind"
"Do Me, Baby"
"Controversy"
"Let's Work"
"Jack U Off"
"Applause"
Assinar:
Comentários (Atom)















































