Discos para história: Badmotorfinger, do Soundgarden (1991)


A 66ª edição do Discos para história fala sobre um clássico do grunge: Badmotorfinger, do Soundgarden. Depois de Nevermind, do Nirvana, e de Ten, do Pearl Jam, talvez esse seja outro álbum importante para entender o movimento grunge. Aliás, não só para entendê-lo, mas perceber que três bandas do mesmo lugar não precisam fazer o mesmo tipo de som.

Antes do almoço: 30 minutos de Karen O


Karen O lançou um disco incrível dia desses. E ela esteve na KCRW Radio para fazer uma apresentação de meia hora.

Resenha: Primus – Primus & The Chocolate Factory With Fungi Ensemble


A Fantástica Fábrica de Chocolate é um filme que marcou a infância de muitas crianças que hoje são adultos. O remake estrelado por Johnny Depp é péssimo, mas o primeiro é fantástico. Muito difícil que alguém na faixa etária entre 20 e 30 anos que não tenha se encantado com o longa de 1971 estrelado por Gene Wilder.

David Bowie lança box para comemorar 50 anos de carreira


David Bowie não parou de lançar material desde seu retorno da aposentadoria (ou quase isso). Depois de disco de inéditas e remixes, ele lançará na segunda quinzena de novembro um box que faz um resumo de cinco décadas de carreira. E com um bônus: uma faixa inédita.

Escute Big Music, novo disco do Simple Minds


O 16º trabalho de estúdio do Simple Minds está disponível para audição via site do jornal inglês The Guardian. Saiba mais detalhes do álbum aqui.

Pai e filho Tweedy tocam no Austin City Limits


Setlist:

"World Away"
"New Moon"
"High as Hello"
"Low Key"
"Nobody Dies Anymore"
"Via Chicago"
"I Am Trying to Break Your Heart"
"New Madrid"
"Jesus, Etc."
"Give Me Back the Key to My Heart"
"California Stars"
"Misunderstood"

Resenha: Yusuf Islan (Cat Stevens) – Tell ‘em I’m Gone


Cat Stevens fez muito sucesso nos anos 1970, mas muito sucesso. Até que um dia, no Marrocos, ele descobriu que existia “música para Deus”. A partir desse dia em diante, ele se converteu ao islamismo, mudou o nome para Yusuf Islan e abandonou a carreira por quase três décadas.

Quase vizinha de Paul McCartney na Bahia, Joss Stone volta ao Brasil em 2015


Joss Stone confirmou que está voltando ao Brasil para mais uma turnê. A cantora de 27 anos se apresentará em São Paulo (11/03), Brasília (13/03) e Recife (15/03). Por enquanto, só há informações sobre o show em São Paulo.

As lições que o superjúri deixou no Prêmio Multishow


Há algum tempo, o Prêmio Multishow usa do mesmo artifício para tentar atrair audiência: Ivete Sangalo e Paulo Gustavo estavam lá novamente, agora reforçados com Didi Wagner e Tatá Werneck. Tudo correu exatamente como nos anos anteriores, com o exagero, as piadas sem graça e os apresentadores se atrapalhando quase o tempo inteiro. Não durou cinco minutos minha atenção a cerimônia.

Resenha: …And You Will Know Us By the Trail of Dead – IX


Conheci o …And You Will Know Us By the Trail of Dead ouvindo o Garagem há muitos anos, e é uma das bandas que sempre fico de olho quando sai alguma coisa. Lost Songs, lançado há dois anos, é muito bom e superou minhas expectativas.

A nova música do Soundgarden não veio de graça. Vem box novo aí


"Storm", nova faixa do Soundgarden, apareceu ontem e é apenas uma pequena prévia do novo box da banda. Além das demos, sete músicas inéditas vem no grupo de canções.

Dez álbuns de heavy metal lançados em setembro que valem sua atenção


Por Rodrigo Carvalho

Ok, é certo que já passou um bom tempo desde o fim de setembro (isso, quase um mês), mas ainda assim é interessante levantarmos quais os álbuns lançados naquele período que se destacaram e por alguma razão foram deixados de lado, certo? E repetindo a tendência dos últimos anos, é um mês com lançamentos variadíssimos, com sérios candidatos a figurar nas listas de melhores de 2014 mundo afora. Ora essa, temos álbuns de bandas que se reerguem depois de experimentarem tempos obscuros, estreias de projetos mais do que promissores, ou até mesmo de grupos que nunca atravessaram o limiar do sucesso comercial, independente do estilo ou do tempo de carreira.

Logo abaixo, você confere alguns comentários sobre dez álbuns de heavy metal que não apenas valem a audição, mas apresentam um nível de imersão quase inacreditável e entregam experiências musicais bizarras, cômicas e perturbadoras.

Resenha: Billy Idol – Kings & Queens of the Underground


Por aí desde os anos 1970, Billy Idol ficou conhecido pelo hit "Dancing With Myself". Não apenas conhecido, mas a grudenta canção atravessou os anos 1990 e está atrelada à imagem do cantor de quase 60 anos. Mais de duas décadas depois, ele lança um disco inédito, chamado Kings & Queens of the Underground.

Saiu o volume 11 do The Basement Tapes, de Bob Dylan


Já virou lugar comum falar da genialidade de Bob Dylan. Por incrível que pareça, ele ainda tem sobras de estúdio depois de todos esse anos. E essas sobras são do tempo em que ele juntou a The Band como sua banda de apoio e gravou os melhores de seus discos elétricos.

Seriado: Foo Fighters – Sonic Highways (S01E02)


Depois de iniciar a série em Chicago (clique aqui e saiba mais), o Foo Fighters gravou o segundo episódio em Washington D.C, a capital dos Estados Unidos. E lá, as maiores influências da banda estão bem representadas.

Escute Storytone, novo disco de Neil Young


Ótima maneira de curar a ressaca das eleições: saiu o novo disco de Neil Young, Storytone (clique aqui para saber mais detalhes). E não é apenas um disco, mas dois, sendo um acústico. É o segundo trabalho do cantor lançado neste ano.

RIP Jack Bruce (1943 - 2014)


Na manhã deste sábado, o site oficial de Jack Bruce e o perfil oficial no Facebook anunciaram a morte do baixista. Ainda não há mais detalhes sobre a causa da morte do músico de 71 anos.

Dez anos sem John Peel: um documentário sobre o DJ da BBC Radio 1


Se Robert Shelton "descobriu" Bob Dylan nos anos 1960, John Peel descobriu uma penca de músicos quando foi DJ da BBC Radio 1. Há dez anos, Peel deixou o mundo, mas seu legado musical é um dos maiores da história.

Discos para história: Ten, do Pearl Jam (1991)


A 65ª edição da seção continua a segunda parte dos discos que fizeram a cabeça dos jovens nos anos 1990. Agora é a vez de Ten, do Pearl Jam. Unidos por tragédias pessoais os membros da banda fizeram um dos melhores álbuns daquela década – e um dos mais confessionais de todos os tempos.

4 em 1: Memórias de um Caramujo, Mônica Salmaso, 5 a Seco e Submarinos

Para esquentar o fim de semana: show do Pavement na Alemanha em 1994


Para animar a sexta-feira, nada melhor que um show do Pavement.

Novo box do Cream vem aí. E o Natal também...


Aceito de presente...

De nome Cream 1966-1972, o novo box do primeiro supergrupo da história a fazer sucesso sai dia 24 de novembro com seis LPs. Segundo o release, os discos foram remasterizados, mas não perderam a essência dos originais.

Escute Tell 'Em I'm Gone, novo disco de Yusuf Islam (Cat Stevens)


Cinco anos depois de seu último lançamento, Yusuf Islam (Cat Stevens) lançou no site do jornal inglês 'Guardian' Tell 'Em I'm Gone. Recentemente, ele foi introduzido no Hall da Fama do Rock e fez um dos melhores discursos que vi na premiação.

Resenha: Melvins – Hold It In


Há mais de 30 anos que o Melvins faz sua música. Chegou ao mainstream? Não, mas isso não faz a menor diferença. Entre o experimental e o metal, o grupo já lançou 19 álbuns e nunca pararam – ou entraram nessa coisa patética de hiato. Talvez, por isso, muitos vejam o vocalista Buzz Osborne como o cara do cabelo esquisito. Mas ele é uma das grandes mentes da música e influenciou diversas bandas, como Nirvana, The Offspring, Faith No More, Fantômas e tantas outras.

Por não parar, claro que veio disco novo neste ano. Depois do bom Tres Cabrones, que trouxe quase a formação original da banda, Osborne trouxe o novo Melvins para gravar Hold It In.

RIP Alvin Stardust (1942 - 2014)


Conhecido pelo single "My Coo Ca Choo", Alvin Stardust morreu nesta quinta-feira, aos 72 anos, em decorrência de um câncer na próstata. Ele fez muito sucesso nos anos 1970 e 1980, conseguindo vários primeiros lugares nas paradas em dez anos. Ele estava trabalhando em um novo disco, o primeiro em 30 anos.

Resenha: Mark Lanegan Band – Phantom Radio


A vida musical de Mark Lanegan começou em uma das bandas mais subestimadas da história do grunge e dos anos 1990: o incrível Screaming Trees. Entre um projeto e outro, foram 16 anos no grupo. Depois desse período, ele colaborou com o Queens of the Stone Age, o Gutter Twins (projeto com Greg Dulli, do Afghan Wigs), formou um duo com o vocalista do Belle & Sebastian e trabalhou em inúmeras outras coisas.

Tá pouco Paul McCartney, manda mais


Hoje o dia do blog está cheio de coisas sobre Paul McCartney, o beatle mais brasileiro da história. Com cinco apresentações confirmadas no Brasil para novembro (aqui, aqui e aqui para saber mais), ele aproveita a nova turnê para relançar os discos Venus And Mars e At The Speed Of Sound, de 1975 e 1976, respectivamente, gravado com os Wings

Ex-Queens of the Stone Age, Nick Olivieri toca todos os instrumentos em quinto disco solo


Ex-baixista do Queens of the Stone Age, Nick Olivieri lançou seu disco solo dia desses. Com participação de Dean Ween, do Ween, Phil Campbell, do Motorhead, e Bruno Fevery, do Kyuss Lives!, o cantor tocou guitarra, bateria e baixo nesse trabalho.

Resenha: Thurston Moore – The Best Day


Thurston Moore é um dos melhores guitarristas de todos os tempos. Não, não é apenas olhando a eleição da revista Rolling Stone que estou falando isso. Ele participou de uma das bandas mais influentes da história da música. Não, não estou falando isso por gostar de Sonic Youth. Ao lado de Lee Ranaldo, Kim Gordon, Steve Shelley e Mark Ibold, ele mostrou a uma geração como era possível fazer música não-comercial e fazer sucesso – só o R.E.M fez algo semelhante.

Escute With A Little Help From My Fwends, homenagem do Flaming Lips aos Beatles


O Flaming Lips, liderado pelo louco e genial Wayne Coyne, resolveu gravar um disco de covers do álbum Sgt. Peppers Lonely Heart Club Band, dos Beatles. Não é a primeira vez que eles fazem isso. Para quem não sabe, a banda já homenageou o Pink Floyd ao lançar um disco só com músicas de Dark Side of the Moon.

Resenha: Thom Yorke – Tomorrow’s Modern Boxes


Estratégias diferentes marcaram o lançamento de dos discos recentes e, de uma forma ou outra, mostraram como não há mais um jeito certo de disponibilizar seu trabalho ao público. Usando a força de um evento da Apple, precisamente o lançamento do novo iPhone, o U2 colocou Songs of Innocence em todos os aparelhos com o sistema iOS.

Paul McCartney confirma show no RJ para 18 mil testemunhas


Um momento épico nos shows brasileiros: Paul McCartney tocará na HSBC Arena, no Rio de Janeiro, e serão vendidos apenas 18 mil ingressos.

Isso mesmo, você não leu errado. Só 18 mil pessoas poderão ver o cantor no Rio.

UPDATE: tiraram as informações do ar. Provavelmente, soltaram antes da hora e não quiseram prejudicar as vendas dos quatro primeiros shows.

RIP John Holt (1947 - 2014)


Membro do The Paragons nos anos 1960, John Holt foi uma figura fundamental para a música jamaicana no tempo em que esteve vivo. A causa da morte do músico de 69 anos não foi divulgada pela família.

Seriado: Foo Fighters - Sonic Highways (S01E01)


Antes um recado: não serei hipócrita e claro que vi o primeiro episódio da série através do famoso Cine Torrent. Se você quiser esperar a exibição em canais brasileiros, não há problema. Eu sou ansioso para essas coisas.

Outro show do Paul McCartney em São Paulo? Sim!


Ainda na noite de ontem, a produtora que organiza a nova turnê de Paul McCartney anunciou um novo show do cantor em São Paulo, dia 26 de novembro. A notícia apareceu uns cinco minutos depois de anunciarem que não havia mais ingressos para a primeira apresentação, um dia antes da nova data.

Discos para história: Nevermind, do Nirvana (1991)


O Nirvana transformou-se em um fenômeno nos anos 1990 graças ao lançamento de Nevermind e do single explosivo "Smells Like Teen Spirit", que apareceu quando a MTV americana estava em sua segunda geração de espectadores – a primeira acostumada com a emissora desde a infância. E é sobre esse álbum que a seção fala em sua 64ª edição.

Trilha sonora: Um Santo Vizinho, por Theodore Shapiro

Foto: AC/DC sem Malcom Young e Phill Ruud

Jeff Lynne faz graves acusações: "Todos os hipsters com barba me copiaram!"


Jeff Lynne é um dos caras mais legais da música – ou pelo menos aparenta ser. Dentre os membros do Traveling Wilburys, era, de longe, o mais discreto. Bem, é difícil aparecer quando os holofotes estão em George Harrison, Bob Dylan, Tom Petty e Roy Orbison, mas, como membro fundador, foi importantíssimo na escolha que quem entraria ou não no grupo.

Resenha: Cachorro Grande – Costa do Marfim


Para quem não sabe ou nunca viu: a Cachorro Grande é uma baita banda ao vivo. Inspirados nos mods dos anos 1960 (The Who, Kinks, entre outros) e em grupos ingleses dos anos 1990, como Oasis, eles fincaram a bandeira do rock como tábua de suas canções. Agora, mais maduros, resolveram mudar a sonoridade em Costa do Marfim, novo disco.

Tem disco novo do Mark Lanegan na área


Mark Lanegan é um dos heróis dos anos 1990 no grunge. Muito bem e ainda na ativa, ele vem se notabilizando por discos ótimos nos últimos anos, como o EP No Bells On Sunday, lançado neste ano. E ele parece incansável. Programado para próxima semana, o álbum Phantom Radio já está disponível via Stereogum para audição.

Prepare o coração: saiu a capa do novo disco do Belle and Sebastian

Pearl Jam cumpre promessa 22 anos depois e prova que é melhor banda do mundo


Em 1992, poucos dias depois do lançamento do álbum Ten, o Pearl Jam tocou em Cincinnati em um lugar para poucas pessoas. Um fã, chamado Joe Wolfe, acabou se encontrando com a banda e queria registrar o momento, mas não havia nenhuma câmera disponível por perto (sim, celulares com câmera só seriam inventados uns 15 anos depois). Eddie Vedder disse que não havia problema e que cumpriria a promessa de tirar uma foto com Wolfe quando voltassem à cidade.

Estamos velhos: Doolittle, do Pixies, completa 25 anos com CD triplo e LP duplo


Muita gente que lê o blog não deve saber, mas o Pixies é uma das melhores bandas do mundo, segundo a Convenção de Genebra, a ONU, a OTAN, os Brics e o FMI. Muito antes de eu nascer, Black Francis, Kim Deal, Joey Santiago e David Lovering já faziam música por aí. E Doolittle, um dos clássicos do rock independente, completa 25 anos em 2014.

Para comemorar a data, ainda que sem a baixista Kim Deal (sdds, Kim), a banda lança uma edição limitada do trabalho. Além do álbum, canções não lançadas, demos e versões que nunca haviam sido comercializadas antes.

Beck inteiro no Austin City Limits até novembro


Beck é outro que também lançou um ótimo disco nesse ano, e isso deve ter colaborado para ele ser escolhido como rosto da 40ª temporada do Austin City Limits na TV americana. Com seu rosto de cowboy e corpo magricela, ele não desapontou nenhum pouco ao longo de quase uma hora. Está incrível.

David Letterman conta sobre milagre da vida com ajuda do Foo Fighters


Estava pensando em colocar apenas os vídeos da participação do Foo Fighters no programa de David Letterman na noite de ontem - banda ficará a semana inteira por lá (clique aqui e aqui para ver os dois primeiros vídeos). Em uma apresentação que foi apenas para internet, o apresentador, muito emocionado, contou uma bonita história sobre seu filho e como "Miracle", do Foo Fighters, acabou sendo uma das músicas que entraram em sua vida para sempre. Uma grata surpresa da parte de Letterman, sem dúvida.

Do Canadá para Irlanda: DVD novo de Leonard Cohen vem aí


Leonard Cohen voltou com tudo, para delírio dos fãs. Depois do ótimo Old Ideas, ele lançou o excelente Popular Problems, um dos melhores discos do ano. Ao que parece, Cohen quer trabalhar bastante, pois um DVD triplo de uma apresentação gravada na Irlanda será lançado no início de dezembro.

RIP Isaiah “Ikey” Owens (1975 - 2014)


Tecladista da banda de Jack White e ex-membro do Mars Volta, Ikey Owens foi encontrado morto ontem, em hotel em Publa, no México. Segundo o laudo, ele morreu em decorrência de um infarto fulminante.

“O legista determinou que Ikey Owens morreu de um ataque cardíaco na manhã do dia 14 de outubro, aproximadamente às 4h. A única droga encontrada em seu quarto foiuma pequena quantidade de maconha”, disse o comunicado da equipe que examinou o corpo.

Resenha: Julian Casablancas + The Voidz – Tyranny


Julian Casablancas se consagrou como vocalista dos Strokes, banda americana que apareceu no início dos anos 2000 e deu uma guinada no mercado então dominado pelas boy e girls-band. Anos depois, ele saiu em carreira solo e fez o ótimo Phrazes for the Young. Depois de lançar um disco por seu grupo original em 2012, Casablancas convidou os caras do The Voidz e ficou trabalhando em canções que viraram seu segundo álbum solo.

O fim do Crosby, Stills, Nash e Young

Foto: CSNY/Site oficial

O quarteto formado por Crosby, Stills, Nash e Young foi uma das melhores coisas na música entre os anos 1970 até 2013, ano da última apresentação. E, segundo Neil Young, eles não vão se reunir tão cedo.

Resenha: The New Pornographers - Brill Bruisers


O New Pornographers é mais uma dessas bandas que apareceu bem, mas acabaram sumindo do mapa nos últimos quatro anos. De maneira surpreendente, eles saíram lançando clipe e anunciando disco e um monte de novidades, que aconteceram, de fato, em agosto, quando Brill Bruisers saiu. É o sexto disco de estúdio deles.

Rolling Stones no Brasil em fevereiro pode ser adiado, diz jornal

Foto: Rolling Stones/Facebook

Parece que a prometida apresentação dos Rolling Stones para o início do próximo ano não deve sair do papel. De acordo com o jornal Destak, a crise na Argentina está atrapalhando o fechamento do negócio e quase interferiu na vinda de Paul McCartney no próximo mês. 

Livro: Steve Jobs – A Biografia, de Walter Isaacson


Você deve estar se perguntando por que a biografia de Steve Jobs foi resenhada nesse blog? É simples: ele revolucionou o mundo da música ao superar Sony, Warner e outros. Não é pouco.

Tony Bennett e Lady Gaga lançam outro clipe direto das gravações de disco


O disco feito pelos dois é bom, mas não é tanto assim. Em compensação, os clipes são diretos do estúdio são bem interessantes. Bennett ainda está ótimo, enquanto Gaga mostra que ainda pode usar melhor sua voz em outras coisas.