3 Dicas da Júlia: Músicas marcantes em filmes


Mais um post da Júlia Gavillan aqui no blog, agora indicando três músicas marcantes em filmes. O que acharam? Ela está no Twitter e no YouTube.

Veja também:
3 Dicas da Júlia: Filmes que completam 20 anos em 2019
3 Dicas da Júlia: Filmes protagonizados por cantores ou cantoras
3 Dicas da Júlia: Filmes de terror dos anos 1970
3 Dicas da Júlia: Animações que completam dez anos
3 Dicas da Júlia: Cinebiografias
3 Dicas da Júlia: Os melhores filmes da DC
3 Dicas da Júlia: Animações da Disney
3 Dicas da Júlia: Documentários ótimos para assistir
3 Dicas da Júlia: Séries para assistir agora
3 Dicas da Júlia: Os melhores filmes da Marvel
3 Dicas da Júlia: Vencedores do Oscar em Melhor Filme

"Circle of Life"

Eu sei, eu sei, já falei de "Rei Leão" (1994) no 3 Dicas de Animações da Disney, mas quem em sã consciência ignoraria "Circle Of Life"? É impossível não relacionar músicas marcantes com filmes da Disney, mas essa é uma das que marcaram minha infância. Junto com uma história sobre cura e destino - que ganha muito mais significado quando você cresce -, a música composta por Elton John com letra de Tim Rice empolga e emociona até hoje.

"O Rei Leão" é uma daquelas animações com trilha sonora tão boa que é impossível você ouvir apenas uma ou apenas a versão do filme, interpretada por Carmem Twillie e Lebo M. Obrigada, Hans Zimmer, Elton John e Tim Rice.

Clique aqui para ver o trailer do filme e aqui para ouvir a trilha sonora


"Good Morning"

Dirigido por Gene Kelly e Stanley Donen, "Cantando na Chuva" (1952) é o melhor musical que o cinema já fez e não tem discussão. A história acompanha Don Lockwood, um astro do cinema mudo em Hollywood que perde seu status com a difícil transição para o cinema falado. A última alternativa é voltar para suas origens e fazer um musical.

Poderia ter escolhido a música mais famosa de "Cantando na Chuva"? Podia, mas "Good Morning" é a melhor sequência musical. Apesar de Gene Kelly fazer chover naquela cena - entendeu? Entendeu? -, a sequência em que Don, Cosmo e Kathy dançam juntos é maravilhosa e extremamente bem feita, além de apresentar o real ponto de virada da história. Mais difícil do que fazer uma pessoa dançar é fazer três pessoas dançarem sincronizadas. Todo ano, "Good Morning" está na minha lista de mais ouvidas do Spotify e durante muito tempo, essa música foi meu despertador.

Clique aqui e ouça a trilha sonora do filme




"Roxanne"

Curioso como o cinema pode mudar a forma como vemos músicas conhecidas. Já conhecia "Roxanne", do Police, antes de assistir "Moulin Rouge" (2001), mas as primeiras notas do "El Tango de Roxanne" sempre vem à minha cabeça quando lembro dela.

Inspirado essencialmente em três óperas/operetas chamadas "La bohème", de Giacomo Puccini, "La traviata", de Giuseppe Verdi, e "Orphée aux enfers", de Jacques Offenbach - esta última inspirada no mito grego antigo de Orfeu e Eurídice -, "Moulin Rouge" conta a história de um idealista poeta chamado Christian que é seduzido pelo mágico e obscuro mundo de uma boate parisiense, a Moulin Rouge. Neste glamoroso lugar, ele acaba se apaixonando pela atriz de cabaré e cortesã Satine, a estrela da casa.

"Moulin Rouge" é um musical jukebox, o que significa que o filme apresenta versões de canções populares, e cada uma dessas canções modificadas faz sentido dentro do contexto. Esse foi o primeiro musical em 23 anos a ser indicado a Melhor Filme no Oscar e foi responsável por um certo reaquecimento do gênero que estava relegado à animações musicais.



Siga o blog no Twitter e no Facebook e assine o canal no YouTube. Compre livros na Amazon e fortaleça o trabalho do blog!

Saiba como ajudar o blog a continuar existindo

Gostou do post? Compartilhe nas redes sociais e indique o blog aos amigos!

Continue no blog: