3 Dicas da Júlia: Animações que completam dez anos


Mais um post da Júlia Gavillan aqui no blog, agora celebrando uma década de animações importantes. O que acharam? Ela está no Twitter e no YouTube.

Veja também:
3 Dicas da Júlia: Cinebiografias
3 Dicas da Júlia: Os melhores filmes da DC
3 Dicas da Júlia: Animações da Disney
3 Dicas da Júlia: Documentários ótimos para assistir
3 Dicas da Júlia: Séries para assistir agora
3 Dicas da Júlia: Os melhores filmes da Marvel
3 Dicas da Júlia: Vencedores do Oscar em Melhor Filme

"Coraline e o Mundo Secreto"

Primeiro longa-metragem produzido pelo Laika Studios, um dos mais importantes de stop motion, "Coraline e o Mundo Secreto" é baseado em um livro escrito pelo fantástico Neil Gaiman. O filme conta a história de uma garota de 11 anos que procura alguma emoção diária após se mudar com os pais de Michigan para Oregon, nos EUA. Buscando alguma atividade em sua nova casa, ela encontra uma porta secreta que a leva para uma versão alternativa completamente bizarra de sua própria vida. E a partir daí, as coisas começam a se tornar meio estranhas...

Após dez anos, o filme dirigido pelo mestre Henry Selick ainda é um dos melhores já feitos utilizando a técnica de stop motion, mesmo com um avanço considerável do recurso. Com tons góticos e uma história um tanto sinistra, "Coraline" é uma viagem corajosa e criativa de uma das histórias mais intrigantes de Gaiman. Nunca mais vi um botão preto da mesma forma.




"Up - Altas Aventuras"

Ah, os 15 primeiros minutos de "Up"...

Vencedor do Oscar de Melhor Animação em 2010, "Up - Altas Aventuras" conta a história de Carl Fredricksen, um senhor viúvo de 78 anos que se sente sozinho no mundo após a morte da esposa Ellie. Sem conseguir realizar o sonho da mulher de conhecer a América do Sul, Carl decide amarrar milhares de balões em sua casa para voar até Paradise Falls. Mas a viagem não sai como planejado quando um passageiro clandestino é encontrado na casa.

Escrito e dirigido por Peter Docter e Bob Peterson, com colaboração do roteirista Tom McCarthy, é um filme de cortar o coração. Novamente, a Pixar conta uma história que agrada o público infantil oferecendo elementos suficientes para manter a atenção das crianças, mas também entrega a profundidade necessária para entrar no coração de qualquer adulto. A animação também rendeu à Michael Giacchino seu primeiro Oscar, após ser indicado por "Ratatouille", em 2008.

Clique aqui e ouça a trilha sonora original do filme.




"O Fantástico Sr. Raposo"

Baseado no livro infantil de Roald Dahl, "O Fantástico Sr. Raposo" é um dos stop motions mais fluídos e inventivos que já vi. Ao ser a primeira animação feita inteiramente utilizando a técnica, o longa conta a história de uma raposa que vive com a esposa e os filhos em uma colina, onde convive com outros vizinhos animais. Depois de 12 anos sem roubar galinhas, Sr. Raposo acaba retornando para seus antigos hábitos, colocando sua família e sua comunidade em perigo.

O Fantástico Sr. Raposo apresenta um trabalho IMPRESSIONANTE de construção de universo e dos personagens, além do diretor Wes Anderson conseguir criar seu próprio estilo em animação stop motion. Assim como "Coraline e o Mundo Secreto", esse filme dificilmente funciona com crianças muito pequenas, mas é maravilhoso para adultos. Ah, e se você ainda precisa de incentivo, a trilha sonora é de Alexandre Desplat...



Siga o blog no Twitter e no Facebook e assine o canal no YouTube. Compre livros na Amazon e fortaleça o trabalho do blog!

Saiba como ajudar o blog a continuar existindo

Gostou do post? Compartilhe nas redes sociais e indique o blog aos amigos!

Continue no blog: