3 Dicas da Júlia: Filmes que completam 20 anos em 2019


Mais um post da Júlia Gavillan aqui no blog, agora indicando três filmes que completam 20 anos em 2019. O que acharam? Ela está no Twitter e no YouTube.

Veja também:
3 Dicas da Júlia: Filmes protagonizados por cantores ou cantoras
3 Dicas da Júlia: Filmes de terror dos anos 1970
3 Dicas da Júlia: Animações que completam dez anos
3 Dicas da Júlia: Cinebiografias
3 Dicas da Júlia: Os melhores filmes da DC
3 Dicas da Júlia: Animações da Disney
3 Dicas da Júlia: Documentários ótimos para assistir
3 Dicas da Júlia: Séries para assistir agora
3 Dicas da Júlia: Os melhores filmes da Marvel
3 Dicas da Júlia: Vencedores do Oscar em Melhor Filme

"Matrix"

É uma escolha um pouco óbvia? É, mas não dá pra ignorar o filme que mudou a forma de fazer filmes de ação. Dirigido pelas irmãs Lana e Lilly Wachowski, essa ficção científica cyberpunk foi influenciada por animações japonesas e histórias asiáticas do gênero. "Ghost In The Shell" é sua referência mais óbvia e mais citada.

Além de estar tematicamente próximos às obras do autor Philip K. Dick -- LEIA PHILIP K. DICK --, "Matrix" também carrega referências filosóficas, mitológicas e religiosas constantemente acrescentadas à enorme lista de teorias sobre o filme.

É inegável a forma como "Matrix" teve um efeito ENORME na indústria cinematográfica, principalmente nos filmes de ação. Foi aqui que o efeito visual conhecido como "bullet time" foi popularizado e começou a ser utilizado em diversas produções de ação que surgiram depois. E as técnicas de "wire fu" -- um estilo de ação usado em cenas de luta dos filmes de Hong Kong -- afetaram consideravelmente as cenas do tipo feitas nos anos seguintes.

Além de ter uma história fantástica e mega redonda -- sim, esqueça as sequências --, Matrix é um dos filmes mais importantes da história do cinema.




"O Sexto Sentido"

Ah, o plot twist, essa ferramenta tão banalizada, mas maravilhosa quando usada direito. "O Sexto Sentido" virou sinônimo de plot twist, mas o filme escrito e dirigido por M. Night Shyamalan é muito mais do que isso. Além do drama sobrenatural ter deixado uma marca na cultura pop, todos os detalhes dessa produção são impressionantes.

Repare como Shyamalan usa a cor vermelha apenas para destacas situações sobrenaturais ou a forma como a câmera se aproxima lentamente do rosto do personagem de Bruce Willis quando a famosa frase "Eu vejo gente morta..." é proferida. Esse é um daqueles filmes lindamente bem pensados em que cada detalhe faz diferença e te faz pensar "como raios não percebi isso antes??"

Apesar de ter um estilo bastante clássico de histórias sobre fantasmas, "O Sexto Sentido" é inesquecível por entregar o tom certo de terror.

Clique aqui e ouça a trilha sonora do filme.




"Clube da Luta"

A primeira regra do "Clube da Luta": você não fala sobre o "Clube da Luta".

Clique aqui e ouça a trilha sonora do filme



Siga o blog no Twitter e no Facebook e assine o canal no YouTube. Compre livros na Amazon e fortaleça o trabalho do blog!

Saiba como ajudar o blog a continuar existindo

Gostou do post? Compartilhe nas redes sociais e indique o blog aos amigos!

Continue no blog: