3 Dicas da Júlia: Documentários ótimos para assistir


Mais uma vez, todos estão disponíveis na Netflix

Mais um post da Júlia Gavillan aqui no blog, agora com dicas de documentários. O que acharam? Ela está no Twitter e no YouTube.

Veja também:
3 Dicas da Júlia: Séries para assistir agora
3 Dicas da Júlia: os melhores filmes da Marvel
3 Dicas da Júlia: vencedores do Oscar em Melhor Filme

"Império de Memes"

Assisti "Império de Memes" recentemente e fiquei perturbada. Escrito e dirigido por Bert Marcus, o documentário explora as diferentes jornadas de quatro influenciadores de mídias sociais: a eterna Paris Hilton, Josh Ostrovsky, Brittany Furlan e Kirill Bichutsky. Mostrando a forma como essas pessoas se mantêm relevantes na era da irrelevância, eles são símbolos do novo sonho americano.

Confesso que comecei "Império dos Memes" meio cética sobre o que o documentário mostraria, já que a falta de limites para se manter famoso na internet é bem conhecida. Mas, surpreendentemente, o filme não se aprofunda apenas nos sacrifícios que precisam ser feitos para alcançar a glória de ser famoso, preferindo focar em como esse trabalho dos novos tempos basicamente domina sua vida. Falando pela experiência de alguém que trabalha com a internet, posso te dizer que é praticamente impossível desligar. Imagina para quem vive de likes e a eterna aprovação das pessoas? Terminei o documentário me perguntando como deixamos a tecnologia dominar tanto nossas vidas.




"Serei Amado Quando Morrer"

Orson Welles é um dos diretores mais importantes da história do cinema e ganhou um documentário especial sobre um dos seus filmes inacabados. Dirigido por Morgan Neville, Serei Amado Quando Morrer é baseado no livro de Josh Karp intitulado "O Último Filme de Orson Welles: O Making of de O Outro Lado do Vento".

Abordado o período final da carreira do diretor, o documentário faz uma referência a uma frase dele sobre a hipocrisia de Hollywood em só valorizar seus profissionais depois de suas mortes. "Serei Amado Quando Morrer" conta o complicado período em que Welles filmava seu último retorno à Hollywood em "O Outro Lado do Vento", um longa metragem filmado durante a década de 1970, mas que nunca foi finalizado pelo diretor. O documentário mistura depoimentos de pessoas que estiveram envolvidas com o filme, comentários do próprios diretor que estava constantemente se filmando e sua abordagem anti-Hollywood em Hollywood. Esse é um material fantástico para quem gosta de cinema e de boas - e inacreditáveis - histórias reais.




"Em Busca dos Corais"

Dirigido por Jeff Orlowski, "Em Busca dos Corais" acompanha um grupo de mergulhadores, cinegrafistas e cientistas que tentam descobrir os motivos dos recifes de corais por todo o mundo estarem morrendo em uma velocidade alarmante.

Curiosamente, esse era outro documentário que eu não dava nada, mas me surpreendeu positivamente. A história é conduzida pelo publicitário Richard Vevers, que sempre gostou de mergulhar e se tornou fotógrafo marítimo e, junto com o "nerd dos corais" Zack Rago, eles entrevistam ambientalistas e biólogos marinhos para tentar entender a situação mundial dos recifes de corais. Com o aumento das emissões de carbono e o aquecimento da temperatura marítima, os corais estão branqueando e isso é um sinal da morte em massa dos corais.

Tentando entender como esse fenômeno funciona, a equipe instala câmeras em determinados recifes que já apresentam os problemas para acompanhar o processo. É assustador como nossos mares estão morrendo e a maioria das pessoas simplesmente não sabem disso. Além de ser visualmente lindo, Em Busca dos Corais é uma porrada pra você ficar esperto com o mundo onde vive.



Siga o blog no Twitter e no Facebook e assine o canal no YouTube. Compre livros na Amazon e fortaleça o trabalho do blog!

Saiba como ajudar o blog a continuar existindo

Gostou do post? Compartilhe nas redes sociais e indique o blog aos amigos!

Continue no blog: