Discos para história: The Composer of Desafinado, Plays, de Tom Jobim (1963)

História do disco

Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim foi um grande músico, compositor e arranjador. Ao longo de pouco mais de 50 anos de carreira, arrebatou o público com suas canções e prestou um grande serviço para a música brasileira ao ser um dos artífices da bossa nova, gênero musical que fez o mundo olhar para o Brasil com outros olhos a partir daquele momento mágico em que a esperança de um lugar melhor chegou a fazer parte de debates e ideias.

Nascido na Tijuca, um bairro de classe média no Rio de Janeiro, Jobim perdeu seu pai precocemente e ao longo dos anos sentiu falta dessa figura paterna. No entanto, encontrou apoio e incentivo de Celso de Frota Pessoa, segundo marido de sua mãe, Nilza Brasileiro de Almeida, que o encorajou a seguir a carreira musical na adolescência, rompendo com estereótipos ao afirmar que tocar piano não era algo exclusivo para as meninas.

Em meados dos anos 1940, começou a tocar nas noites cariocas e a desenvolver todo talento necessário para escrever as próprias composições, algo que muda qualquer músico de patamar. Na década seguinte, já como arranjador do estúdio da gravadora Continental, compôs com Newton Mendonça a canção "Incerteza", gravada por Mauricy Moura, em 1953.

Estou no Twitter e no Instagram. Ouça o podcast, compre livros na Amazon e fortaleça o trabalho do blog!

Aos poucos, ia desenvolvendo o próprio repertório e ganhou um parceiro musical e amigo quando conheceu o diplomata Vinicius de Moraes, também compositor e poeta. Juntos, fariam história com o álbum "Orfeu da Conceição", de 1956, base do filme "Orfeu Negro", vencedor do Oscar e da Palma de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro três anos mais tarde. 

Mais álbuns dos anos 1960:
Discos para história: Live At The Apollo, de James Brown and the Famous Flames (1963)
Discos para história: Os Anjos Cantam, de Nilo Amaro e Seus Cantores de Ébano (1962)
Discos para história: Peter, Paul and Mary, de Peter, Paul and Mary (1962)
Discos para história: The Soul of Ike & Tina Turner, de Ike e Tina Turner (1961)
Discos para história: O Sucesso É Samba, de Walter Wanderley (1961)
Discos para história: Showcase, de Patsy Cline (1961)

Nesse meio tempo, uma turma de jovens queria modernizar e sacudir a música brasileira com um novo gênero musical. A bossa nova demoraria a engrenar um pouco e o considerado primeiro lançamento, o LP "Canção do Amor Demais", de Elizeth Cardoso, de 1958, não foi um sucesso e só seria reconhecido como um marco do estilo alguns anos depois por ser o primeiro só com composições da dupla Tom Jobim e Vinicius de Moraes. Foi com "Chega de Saudade", de João Gilberto, lançado no ano seguinte, que a bossa nova realmente conquistou seu espaço.

Ao longo dos anos seguintes, os músicos da bossa nova se tornaram cada vez mais famosos nos circuitos de jazz dos Estados Unidos, especialmente em Nova York. Em 1962, o lendário Carnegie Hall testemunhou o primeiro show de Jobim, com outros ícones do movimento musical brasileiro, marcando um dos grandes momentos do gênero na indústria internacional. No mesmo ano, Jobim lançou "Garota de Ipanema", a canção brasileira mais conhecida e regravada em todo o mundo.

No entanto, Jobim ainda buscava lançar um álbum verdadeiramente autoral, um trabalho que carregasse sua própria assinatura, sem ser apenas uma colaboração com outros artistas. Com a bossa nova alta, acabou pintando um convite da gravadora Verve para lançar o primeiro trabalho da carreira. E, claro, seria com todas as músicas de sucesso até o momento. 

Veja também:
Discos para história: As Plantas que Curam, do Boogarins (2013)
Discos para história: Admirável Chip Novo, de Pitty (2003)
Discos para história: Gabriel O Pensador, de Gabriel O Pensador (1993)
Discos para história: O Ritmo do Momento, de Lulu Santos (1983)
Discos para história: Pérola Negra, de Luiz Melodia (1973)
Discos para história: Black Coffee, de Peggy Lee (1953)

O nome do LP de estreia de Tom Jobim veio de como ele foi apresentado ao público americano: o pianista da versão de "Desafinado", gravada por Stan Getz e Charles Byrd e, posteriormente, presente em "Getz/Gilberto" - daí o nome "The Composer of Desafinado, Plays". O trabalho seria o início de uma longa parceria com o maestro e arranjador alemão Claus Ogerman, com quem trabalharia até o fim da vida. Inicialmente, a Verve queria apenas que o músico brasileiro tocasse apenas violão, como mostrado na capa, para vender a imagem de músico latino, mas essa ideia foi rejeitada por Jobim. Ele insistiu em tocar piano, argumentando que havia tocado o instrumento em todas as gravações das próprias músicas e não seria diferente naquele álbum.

Lançado em meados de agosto de 1963 nos Estados Unidos, o álbum mostrava a força das composições de Jobim, ainda que só no formato instrumental; da bossa nova, abraçada pelos americanos como nenhum outro gênero brasileiro nos anos seguintes; e da Verve como a casa americana do estilo. Poucos meses depois, com outra capa e chamado "Antônio Carlos Jobim", o LP foi lançado no Brasil pela gravadora Elenco com Aloysio De Oliveira assinando a produção.


Resenha de "The Composer of Desafinado, Plays"

Se você não é um grande admirador de Tom Jobim, não há motivo para preocupação: "The Composer of Desafinado, Plays" reúne apenas seus maiores sucessos, as mais reconhecidas do repertório da música brasileira daquela época, reproduzidas à exaustão ao longo de 60 anos em filmes e inúmeras novelas. Para começar, a versão instrumental de "Garota de Ipanema" é tão envolvente que as palavras se formam naturalmente em sua mente, sem nenhum esforço.

Sendo um álbum exclusivamente instrumental, torna-se mais acessível apreciar os arranjos e reconhecer a qualidade do trabalho realizado. A delicadeza permeia de forma marcante as faixas melancólicas "Amor Em Paz" e "Água De Beber". Já no encerramento do lado A, temos a contemplativa "Vivo Sonhando", seguida da vibrante "O Morro Não Tem Vez" e, por fim, uma bela interpretação de "Insensatez", um dos clássicos inesquecíveis da carreira de Jobim.

Abrindo o lado B "Corcovado" e "Samba De Uma Notá Só", essa composta em parceria com Newton Mendonça, que também escreveu a letra de "Meditação". Uma das mais animadas do repertório, "Só Danço Samba" coloca o ouvinte nos momentos finais do trabalho, encerrado com uma nova versão de "Chega De Saudade" e, claro, "Desafinado" encerra o trabalho de maneira muito contundente.

Para quem já tinha uma carreira consolidada como arranjador, Tom Jobim nem precisaria gravar um álbum para provar o próprio talento, mas "The Composer of Desafinado, Plays" mostra como ele era um gênio. Em pouco mais de 35 minutos, as versões instrumentais de clássicos da música brasileira ganham uma nova perspectiva e mostram como a bossa nova realmente foi algo muito especial.

Ficha técnica

Tracklist:

Lado A

1 - "Garota de Ipanema" (2:40)
2 - "Amor Em Paz" (3:20)
3 - "Água De Beber" (2:50)
4 - "Vivo Sonhando" (2:34)
5 - "O Morro Não Tem Vez" (3:18)
6 - "Insensatez" (2:52)

Lado B

1 - "Corcovado" (2:22)
2 - "Samba De Uma Notá Só" (Antônio Carlos Jobim/Newton Mendonça) (2:15)
3 - "Meditação" (Jobim/Mendonça) (3:15)
4 - "Só Danço Samba" (2:19)
5 - "Chega De Saudade" (4:20)
6 - "Desafinado" (Jobim/Mendonça) (2:43)

Todas as faixas foram compostas por Antônio Carlos Jobim e Vinicius de Moraes, exceto as marcadas

Gravadora: Verve/Elenco
Produção: Creed Taylor (EUA)/Aloysio de Oliveira (Brasil)
Duração: 35min26

Antônio Carlos Jobim: piano e violão
George Duvivier: contrabaixo
Edison Machado: bateria
Leo Wright: flauta
Jimmy Cleveland: trombone nas faixas 3, 4, 9, 12
Claus Ogerman: arranjo de cordas e condução da orquestra

Comentários