Crítica: J Mascis - What Do We Do Now

Vocalista e guitarrista do Dinosaur Jr., J Mascis está na música há mais de 40 anos. Pode não parecer muito para alguns, mas é tempo suficiente para fazer escolhas e delimitar onde você quer ir. E ele optou pela independência, apesar de propostas enormes e momentos de alta no início dos anos 1990. Ainda por aí, lançando trabalhos solos ou pela banda em ritmo próprio, Mascis resolveu retornar à carreira solo agora, seis anos depois do lançamento de “Elastic Days”.

Em “What Do We Do Now”, ele, é auxiliado por Doc Dunn e Ken Maiuri no quarto trabalho da carreira solo, enquanto toca guitarra, baixo, bateria e ainda canta. O início com “Can't Believe We're Here” e a faixa-título mostra bem isso, e como ele, sem querer, acabou formando um disco de banda ao não parecer que toca praticamente todos os instrumentos. Não tem muito jeito, de todos os guitarristas da geração dos anos 1980 e 1990, é o mais melódico de todos.

Veja também:
Crítica: Laetitia Sadier - Rooting for Love
Crítica: Liam Gallagher & John Squire - Liam Gallagher & John Squire
Crítica: Norah Jones - Visions
Crítica: Kim Gordon - The Collective
Crítica: Real Estate - Daniel
Crítica: Idles - Tangk

Estou no Twitter e no Instagram. Compre livros na Amazon e fortaleça o trabalho do blog! Confira a agenda de lançamentos

A guitarra é bem presente no álbum praticamente o tempo inteiro, seja com solo (“Right Behind You”), seja com o uso do pedal steel (“You Don't Understand Me”). Uma das forças de Mascis na composição é conseguir escrever bonitas baladas, caso da melancólica “I Can't Find You” (“I don't like you [x2]/ Stressed a different way/ Got me quite upset/ I can't find you [x2]/ Rattled to the core/ Trying to forget”), uma dessas que o arranjo consegue transmitir todo sentimento presente do início ao fim.

Para quem acha que o rock não tem mais nada a oferecer, “Old Friends” é dessas faixas meio balada, meio acelerada com um ótimo solo (“No, I won't be back again/ You belong/ And say it's/ coming up again/ It won't be long/ If you said it's up to me/ Make me cry/ Explain it all and just appear”), com a mesma pegada de “It's True” e “Set Me Down”, baladas completas do início ao fim e meio repetitivas.

“Hangin Out” acalma um pouco as coisas ao apostar no violão nos momentos derradeiros do trabalho, que encerra com a guitarra em alta mais uma vez no recado bem direto em “End Is Gettin Shaky” (“I'm alright/ I'm alright with you/ There's no lie/ There's no fighting you”).

A tranquilidade de J Mascis em escrever e trabalhar músicas diferentes para a carreira solo e para o Dinosaur Jr. o transforma em um compositor com muitas qualidades e um potencial ainda não totalmente explorado ao longo dos anos. Equilibrar ambos é um desafio e tanto, e ele faz isso muito bem.

Tracklist:

1 - “Can't Believe We're Here”
2 - “What Do We Do Now”
3 - “Right Behind You”
4 - “You Don't Understand Me”
5 - “I Can't Find You”
6 - “Old Friends”
7 - “It's True”
8 - “Set Me Down”
9 - “Hangin Out”
10 - “End Is Gettin Shaky”

Avaliação: muito bom

Comentários