Crítica: Real Estate - Daniel

O Real Estate foi formado em 2008 e lançou o primeiro álbum de estúdio no ano seguinte, um caminho perfeitamente normal para qualquer banda de destaque dentre muitas. Mas a pandemia tratou de acabar com os planos de divulgação para “The Main Thing”, então último trabalho de inéditas. O vocalista e guitarrista Martin Courtney aproveitou para escrever e gravar as músicas de “Magic Sign”, segundo álbum da carreira solo, e acabou mudando o estilo de composição. De tentar superar a si o tempo inteiro nas letras e nos arranjos, ele optou por uma abordagem mais relaxada, com menos pressão e mais diversão.

Courtney levou esse novo estilo para o Real Estate, que disponibilizou recentemente nas plataformas digitais “Daniel”, sexto álbum de estúdio. Mais madura, a banda opta por explorar temas importantes para quem, assim como os integrantes, está chegando aos 40 anos. “Somebody New” abre falando da mudança e de como isso acontece para todo mundo, e “Haunted World” apela para simplicidade do início ao fim em uma faixa muito gostosa de ouvir.

Veja também:
Crítica: Idles - Tangk
Crítica: The Vaccines - Pick-Up Full of Pink Carnations
Crítica: The Smile - Wall of Eyes
Crítica: Sleater-Kinney - Little Rope
Crítica: Green Day - Saviors
Duas críticas: Bill Ryder-Jones e Sprints

Estou no Twitter e no Instagram. Compre livros na Amazon e fortaleça o trabalho do blog! Confira a agenda de lançamentos

O álbum caminha em águas tranquilas em melodias agradáveis (“Water Underground”) e em um country rock inspirado nos artistas dos anos 1980 (“Flowers”) até chegar em uma das melhores músicas do ano: “Interior”. Delicada do início ao fim, com uma melodia simples de guitarra e uma batida apenas acompanhando o resto, a canção é o melhor momento da banda no álbum por diversos motivos. Dentre eles, a tocante letra (“Riverside Drive/ November/ I have been reckless lately/ Passenger side/ We'll be gone 'til morning light”), um desses acertos difíceis de explicar.

A partir da segunda metade do álbum, o Real Estate manda só pedrada emocional. Começando com “Freeze Brain”, passando pela animada “Say No More”, o uso do mellotron em “Airdrop”, o country de “Victoria”, a bonita “Market Street” (“Things don't seem right/ Bathed in sunlight/ I feel uptight/ Bathed in sunlight”) e encerra com a psicodélica “You Are Here” e seus mais de cinco minutos de duração.

Ao conseguir mostrar essa abordagem de maneira simples, o Real Estate mostra como a mudança é inevitável em canções acima da média e cheias de boas melodias e refrões assobiáveis. No fim, eles sempre abordavam temáticas dentro da idade e da necessidade em falar sobre esses assuntos. “Daniel” é uma evolução disso, uma continuação de uma conversa iniciada lá em 2009, no álbum de estreia. Nem sempre uma banda consegue evoluir com o público, mas, nesse caso, eles conseguiram.

Tracklist:

1 - “Somebody New”
2 - “Haunted World”
3 - “Water Underground”
4 - “Flowers”
5 - “Interior”
6 - “Freeze Brain”
7 - “Say No More”
8 - “Airdrop”
9 - “Victoria”
10 - “Market Street”
11 - “You Are Here”

Avaliação: ótimo

Comentários