Crítica: Liam Gallagher & John Squire - Liam Gallagher & John Squire

Liam Gallagher e John Squire são duas lendas da história recente do rock inglês. O primeiro, vocalista do Oasis por quase duas décadas e irmão mais novo de Noel, dispensa apresentações, mas talvez Squire não seja tão conhecido assim do grande público brasileiro. Ele foi guitarrista do Stone Roses, uma das melhores bandas pré-sucesso do britpop de meados dos anos 1990 ao lado de Suede e Pulp.

Os dois uniram forças no álbum chamado simplesmente de “Liam Gallagher & John Squire”, lançado no início do mês. A parceria é a prova que fazer um disco de rock é simples e sem mistério, com “Raise Your Hands”, faixa de abertura, sendo algo favorável em qualquer possível julgamento sobre o assunto. Logo de cara, a dupla soa em forma para fazer o necessário para fazer a canção soar bem.

Veja também:
Crítica: Norah Jones - Visions
Crítica: Kim Gordon - The Collective
Crítica: Real Estate - Daniel
Crítica: Idles - Tangk
Crítica: The Vaccines - Pick-Up Full of Pink Carnations
Crítica: The Smile - Wall of Eyes

Estou no Twitter e no Instagram. Compre livros na Amazon e fortaleça o trabalho do blog! Confira a agenda de lançamentos

A grudenta “Mars to Liverpool” é uma prova da capacidade de Squire em escrever ótimas canções pop, de andamento simples e deliciosas para colocar no carro e cantar junto, assim como a balada “One Day at a Time” (“Lord have mercy/ It's gonna be alright/ Lay down and dream with me/ It's gonna be alright/ Can you hear the music?/ Can you hear the rhyme?/ Just take it one day at a time/ Just take it one day at a time”).

O blues ganha espaço em “I'm a Wheel”, quando o guitarrista mostra todo talento com o instrumento, e o momento psicodélico surge na ótima “Just Another Rainbow” — Liam está com a voz melhor do que jamais esteve recentemente. E o amor aparece em “Love You Forever”, essa um tanto mais genérica do que as anteriores, mas ainda boa para segurar o ouvinte.

Quase ninguém vai entender “Make It Up as You Go Along”. Apesar disso, é tão gostosa de ouvir e traz a comprovação: Squire é um dos melhores compositores quando o assunto é refrão (“Make it up as you go along/ Nobody knows any better than you/ Make it up as you go along/ Thank you for your thoughts and prayers/ And fuck you too”). Logo na sequência, vem a matadora “You're Not the Only One”, outra para colocar na playlist e se divertir ao ouvir mais de uma vez por dia — acredite, é boa nesse nível. “I'm So Bored” tem na combinação guitarra e refrão fácil de cantar o trunfo para pegar o ouvinte pela mão e diverti-lo ao longo de quase cinco minutos. O álbum encerra com a balada poética e melódica “Mother Nature's Song”.

Com um dos vocalistas mais famosos dos últimos anos e um repertório de ótimo nível, a parceria entre Liam Gallagher & John Squire é desses projetos musicais merecedores de um segundo volume graças aos refrões inspirados e ao empenho da dupla. É desses álbuns para ouvir muitas vezes ao longo dos próximos meses.

Tracklist:

1 - “Raise Your Hands”
2 - “Mars to Liverpool”
3 - “One Day at a Time”
4 - “I'm a Wheel”
5 - “Just Another Rainbow”
6 - “Love You Forever”
7 - “Make It Up as You Go Along”
8 - “You're Not the Only One”
9 - “I'm So Bored”
10 - “Mother Nature's Song”

Avaliação: muito bom

Comentários