Mais no blog:

quarta-feira, 15 de julho de 2020

Resenha: Fernanda Takai - Será que Você Vai Acreditar?


A carreira solo de Fernanda Takai é algo para se olhar e ouvir com atenção. Desde o lindo "Onde Brilhem os Olhos Seus" (2008), ela investiu em um repertório de alto nível que combina com o tom de voz. É quase como se ela se apossasse das canções para si sem fazer o menor esforço para isso. Desde então, Takai tem disponibilizado trabalhos muito consistentes sem sair de uma linha bem constante. Não é diferente de "Será que Você Vai Acreditar?", novo trabalho de estúdio, feito com ajuda do marido, músico e produtor John Ulhoa.

O álbum foi composto e gravado durante a pandemia, então acaba sendo o resultado de dias de reclusão e focado apenas no trabalho. Abrir com "Terra Plana" é um desses resultados, de tentar captar o sentimento de ler as notícias e ficar o dia quase todo ligado no que anda acontecendo pelo mundo. O tom de Takai é quase de um diário de bordo com um arranjo no fundo. A linha é mantida em "Não Esqueça", composição de Nico Nicolaiewsky (1957-2014), que conta com uma bonita interpretação.

Veja também:
Resenha: Rufus Wainwright - Unfollow the Rules
Resenha: Holy Wave - Interloper
Resenha: Willie Nelson - First Rose of Spring
Resenha: Paul Weller - On Sunset
Dois discos: Gum Country e Rose City Band
Dois discos: Hinds e Phantom Planet


O disco cai em momentos eletrônicos e não agrada completamente. "Não Creio em Mais Nada" poderia ter se saído um pouco melhor, de maneira geral. Outro ponto são as músicas em inglês "One Day In Your Life" e "Love Is A Losing Game" funcionam bem, cada uma à sua maneira, em bonitas interpretações melancólicas. Já o encerramento, "Who Are You", é excessivamente longo e pouco acrescenta ao álbum.

"Será que Você Vai Acreditar?" tem seu grande momento em "O Amor Em Tempos de Cólera", quando Takai e Virginie Boutaud, vocalista da banda Metrô, conseguem entregar tudo de si em uma das melhores canções do repertório solo da cantora. E "Corações Vazios" poderia tranquilamente ser o hino da quarentena por acertar e tocar em vários pontos e necessidade das pessoas.

No fim, o novo álbum solo de Fernanda Takai tem um bom repertório e ajuda a consolidar ainda mais o investimento feito na carreira de intérprete em mais de uma década. Se nem uma pandemia pôde pará-la, então dificilmente alguém vai.

Tracklist:

1 - "Terra Plana"
2 - "Não Esqueça"
3 - "Não Creio em Mais Nada"
4 - "One Day In Your Life"
5 - "O Amor Em Tempos de Cólera"
6 - "Love Is A Losing Game"
7 - "Corações Vazios"
8 - "O Que Ninguém Diz"
9 - "Love Song"
10 - "Who Are You"

Avaliação: bom



Continue no blog:



Siga o blog no Twitter e no Facebook e assine o canal no YouTube. Compre livros na Amazon e fortaleça o trabalho do blog!

Gostou do post? Compartilhe nas redes sociais e indique o blog aos amigos!