Resenha: Rufus Wainwright - Unfollow the Rules


Provavelmente, Rufus Wainwright é um dos compositores que muita gente ouviu sem saber o nome. Ele tem músicas gravadas para as trilhas de "O Segredo de Brokeback Mountain" (2005), "Shrek" (2001), "Zoolander" (2001), entre outros. E, além de tudo isso, ainda tem uma sólida carreira fora do cinema com dez álbuns lançados, isso já incluindo "Unfollow the Rules", disponibilizado recentemente nas plataformas digitais.

Ano passado, Robert Ellis soltou na praça um dos melhores álbuns que quase ninguém ouviu (clique aqui e leia a resenha) totalmente baseado no piano, como se fosse um tipo de Elton John do Texas. Nessa mesma linha, Wainwright abre o trabalho com a excelente "Trouble in Paradise", certamente uma das melhores canções deste 2020 tão caótico.

Veja também:
Resenha: Holy Wave - Interloper
Resenha: Willie Nelson - First Rose of Spring
Resenha: Paul Weller - On Sunset
Dois discos: Gum Country e Rose City Band
Dois discos: Hinds e Phantom Planet
Dois discos: Khruangbin e Arca


É incrível como o nível continua muito alto na sequência do álbum. "Damsel in Distress", "Unfollow the Rules", "You Ain't Big"... É muito difícil parar de ouvir de tão gostoso que é. Wainwright encontra o exato equilíbrio entre o pop das letras fáceis de cantar e o sofisticado arranjo em que usa piano, arranjo de cordas e tudo a que tem direito para fazer de suas músicas não apenas simples canções, mas histórias bem contadas cheias de ritmo -- como se fossem feitas para a trilha sonora de um filme.

À medida do avanço das músicas, o tom vai ficando um tanto mais sombrio em vários aspectos. Mas a parte final ganha um tom meio estranho, como se o Muse se apossasse do trabalho e obrigasse o cantor a gravar as músicas em um tom épico forçado sem a menor necessidade. É estranho, parece outro trabalho nas três últimas canções.

Mas o final aquém não compromete o resultado do disco, no fim das contas. Rufus Wainwright é um dos bons compositores surgidos nos últimos 20 anos e esse trabalho mostra muito bem isso.

Tracklist:

1 - "Trouble in Paradise"
2 - "Damsel in Distress"
3 - "Unfollow the Rules"
4 - "You Ain't Big"
5 - "Romantical Man"
6 - "Peaceful Afternoon"
7 - "Only the People That Love"
8 - "This One's for the Ladies (That Lunge!)"
9 - "My Little You"
10 - "Early Morning Madness"
11 - "Hatred"
12 - "Alone Time"

Avaliação: muito bom



Continue no blog:



Siga o blog no Twitter e no Facebook e assine o canal no YouTube. Compre livros na Amazon e fortaleça o trabalho do blog!

Gostou do post? Compartilhe nas redes sociais e indique o blog aos amigos!