Melhores do ano 2023: Discos

Depeche Mode - "Memento Mori" 

"Pode ser a emoção do momento ou qualquer outra coisa, mas fiquei com a sensação de ter ouvido nos últimos dias um novo clássico da banda, um trabalho marcante ao ponto de compará-lo com os melhores momentos da carreira deles. Só o tempo dirá, claro, apesar de já ser um clássico no meu coração".

Boygenius - "The Record" 

"Com cada uma das integrantes com a carreira solo consolidada, "The Record" faz das Boygenius uma certeza como um trio pronto para não ser apenas um projeto paralelo. O repertório mira na melancolia, mas acerta na esperança, principalmente na mensagem de união das três em uma bonita amizade. Inspiradas, elas conseguiram apresentar o melhor de cada uma e se complementar, quase virando uma coisa só".

Snõõper - "Super Sn​õ​õ​per" 

"'Super Sn​õ​õ​per' é o álbum que dá esperança de dias melhores na música, de um punk com guitarras altas e canções empolgantes e, acima de tudo, feito por quem realmente gosta de música. Em pouco mais de 20 minutos, o trabalho do Snõõper pode levar o prêmio de Melhor Estreante do Ano. Eles merecem". 

Sparks - "The Girl Is Crying in Her Latte"

"Os Sparks não desapontam e, mais uma vez, entregam um trabalho de ótima qualidade em "The Girl Is Crying in Her Latte", um álbum que soa como se a vida fosse o País das Maravilhas contada a partir da perspectiva do Chapeleiro Louco. Com mais de 50 anos de carreira, a dupla continua afiada em contar boas histórias de um jeito nada usual". 

Dudu Tassa & Jonny Greenwood - "Jarak Qaribak" 

"A união dos dois mostra a força da música feita naquela região do mundo [Israel], pouco conhecida pelo mainstream, e ganha muito com Greenwood nos sintetizadores para ajudar no clima das faixas, enquanto Tassa faz o melhor com ajuda de vários convidados. Para quem deseja conhecer um pouco mais a música daquela parte do mundo, pode ser uma ótima porta de entrada". 

Tinariwen - "Amatssou"

"Com participações de Fats Kaplin e Daniel Lanois, 'Amatssou' faz do Tinariwen um grupo muito especial, principalmente por não se perder em meio ao sucesso e atenção dos últimos anos. Fiéis ao próprio trabalho e tradição, eles seguem melhores do que nunca".

Él Mató a un Policía Motorizado - "Súper Terror"

"'Súper Terror'" tem potencial para, em alguns anos, ser lembrado como um dos melhores discos lançados na Argentina nesse início de anos 2020. Com pelo menos seis potenciais hits em playlists e nas rádios, a banda consegue, mais uma vez, captar a alma e ouvidos dos fãs em canções maravilhosas e inesquecíveis.

Sufjan Stevens - "Javelin"

"Como uma espécie de bardo moderno, Stevens consegue aliar as letras honestas e reflexivas com arranjos de ótimo nível em melodias cativantes. Em um trabalho feito praticamente todo em casa, ele contou com ajuda de alguns amigos — Bryce Dessner, do The National, é um deles — para fazer de 'Javelin' um dos melhores trabalhos da carreira".

André 3000 - New Blue Sun" 

"Com ecos de Miles Davis da fase 'Bitches Brew', Alice Coltrane, John Coltrane, John Cage e até mesmo de Brian Eno, 'New Blue Sun' soa como uma espécie de renascimento musical de André 3000. Perto dos 50 anos, ele poderia fazer qualquer outra coisa, mas resolveu usar a flauta e um time de músicos de alto nível para encontrar novas formas de expressão. O resultado é um trabalho bonito, comovente e cheio de nuances, sendo impossível ouvir uma vez só".

Ana Frango Elétrico - "Me Chama de Gato que Eu Sou Sua"

 O trabalho mostra uma artista mais solta para mostrar a capacidade musical em fazer do segundo disco da carreira algo sólido, divertido e com uma qualidade absurda nos arranjos.

Estou no Twitter e no Instagram. Compre livros na Amazon e fortaleça o trabalho do blog!

Confira os outros 40:

Foo Fighters - "But Here We Are"
Kurt Vile - "Back to Moon Beach"
Peter Gabriel - "I/O"
Joanna Sternberg - "I've Got Me"
Deerhoof - "Miracle-Level"
Everything but the Girl - "Fuse"
Iggy Pop - "Every Loser"
Ryuichi Sakamoto - "12"
Yo La Tengo - "This Stupid World"
Wilco - "Cousin"
Gorillaz - "Cracker Island"
Jaimie Branch - "Fly or Die Fly or Die Fly or Die ((world war))"
Mitski - "The Land Is Inhospitable and So Are We"
Teenage Fanclub - "Nothing Lasts Forever"
The National - "Laugh Track"
Explosions in the Sky - "End"
Slowthai - "UGLY"
Noel Gallagher's High Flying Birds - "Council Skies"
Squid - "O Monolith"
Rival Sons - "Darkfighter"
Swans - "The Beggar"
Neil Young - "Chrome Dreams"
Slowdive - "Everything Is Alive"
Chemical Brothers - "For That Beautiful Feeling"
The Pretenders - "Relentless"
Cavalera Conspiracy - "Morbid Visions"
Danger Mouse & Jemini The Gift - "Born Again"
Rolling Stones - "Hackney Diamonds"
Caroline Polachek - "Desire, I Want to Turn Into You"
King Gizzard and the Lizard Wizard - "PetroDragonic Apocalypse..."
Olivia Rodrigo - "Guts"
Sara Não Tem Nome - "A Situação"
Blur - "The Ballad of Darren"
PJ Harvey - "I Inside the Old Year Dying"
Mahmundi - "Amor Fati"
Julie Byrne - "The Greater Wings"
The Hives - "The Death of Randy Fitzsimmons"
The Kills - "God Games"
Palehound - "Eye on the Bat"
Animal Collective - "Isn't It Now?"

Comentários