Crítica: Sufjan Stevens - Javelin

Após o sucesso do disco "Carrie & Lowell", de 2015, e a indicação ao Oscar em Melhor Canção Original por "Mystery of Love", presente na trilha sonora original do filme "Me Chame Pelo Seu Nome", Sufjan Stevens partiu para trabalhos colaborativos e experimentais com artistas de diversos gêneros musicais desde então. Mas ele resolveu voltar às raízes. Ou quase isso.

Segundo o comunicado de lançamento, "Javelin", décimo álbum de estúdio do músico, é o primeiro trabalho dele de composições no violão em oito anos e o primeiro de inéditas sozinho em três. O retorno dele já seria algo a ser celebrado pelos fãs, mas o trabalho ganhou uma nota além quando revelou ser em homenagem ao ex-companheiro, Evans Richardson IV, morto em abril desse ano.

Veja também:
Crítica: Pitty - Admirável Chip Novo (Re)Ativado
Crítica: Cavalera Conspiracy - Morbid Visions
Crítica: Animal Collective - Isn't It Now?
Crítica: Wilco - Cousin
Crítica: Will Butler + Sister Squares - Will Butler + Sister Squares
Crítica: Teenage Fanclub - Nothing Lasts Forever

Estou no Twitter e no Instagram. Compre livros na Amazon e fortaleça o trabalho do blog!

A canção de abertura, chamada "Goodbye Evergreen", é uma homenagem muito delicada e melancólica ao amor que partiu sem mais, nem menos. O vocal de apoio dá muita força ao discurso de despedida e a explosão da declaração de amor é de cortar o coração. A partir de uma abertura impactante, Stevens segue por um caminho recheado de boas melodias e letras sobre primeiros amores e esperança.

É difícil não se emocionar em vários momentos, como nos bonitos versos de "Everything That Rises", "Genuflecting Ghost" e "So You Are Tired", quando ele usa elementos da música gospel e da música tradicional para criar um clima quase religioso ou ainda na curta e simples faixa-título e na longa e potente "Shit Talk".

Como uma espécie de bardo moderno, Stevens consegue aliar as letras honestas e reflexivas com arranjos de ótimo nível em melodias cativantes. Em um trabalho feito praticamente todo em casa, ele contou com ajuda de alguns amigos — Bryce Dessner, do The National, é um deles — para fazer de "Javelin" um dos melhores trabalhos da carreira.

Tracklist:

1 - "Goodbye Evergreen"
2 - "A Running Start"
3 - "Will Anybody Ever Love Me?"
4 - "Everything That Rises"
5 - "Genuflecting Ghost"
6 - "My Red Little Fox"
7 - "So You Are Tired"
8 - "Javelin (To Have and to Hold)"
9 - "Shit Talk"
10 - "There's a World"

Avaliação: ótimo

Comentários