Resenha: Tinariwen - Amatssou

Um dos grandes grupos africanos "descobertos" pelo ocidente nos últimos 20 anos foi o Tinariwen. Malineses de origem, a banda conseguiu fazer o blues do deserto ganhar fama mundial e atrair vários colaboradores e admiradores, gerando mais interesse em saber como eles gravam e, principalmente, como vivem - eles são tuaregs, um povo nômade do norte da África.

Em "Amatssou", novo trabalho de estúdio - o primeiro desde 2019 -, eles trazem mais uma vez o som característico logo na abertura. A percussão, a guitarra, tudo funciona em "Kek Algham", emendada com a seguinte, chamada "Tenere Den". A segunda faixa do álbum tem no violino um elemento a mais que acaba fazendo a diferença no arranjo da faixa.

Veja também:
Resenha: King Gizzard and the Lizard Wizard - PetroDragonic Apocalypse
Resenha: Queens of the Stone Age - In Times New Roman...
Resenha: Janelle Monáe - The Age of Pleasure
Resenha: Arlo Parks - My Soft Machine
Resenha: Noel Gallagher's High Flying Birds - Council Skies
Resenha: Foo Fighters - But Here We Are

Estou no Twitter e no Instagram. Ouça o podcast, compre livros na Amazon e fortaleça o trabalho do blog!

Uma das melhores músicas desse novo trabalho é "Arajghiyine" que tem no ritmo mais lento e um vocal mais falado os principais trunfos para ser ouvida com calma. E como em uma espécie de festa ou ritual, o momento para apreciar o som instrumental chega na curta e importante "Imzad (Interlude)".

"Tidjit" traz mais a sonoridade dos últimos anos, quase uma autorreferência, enquanto "Jayche Atarak" apresenta um de lamento quase religioso dos mais melancólicos. Outro potencial hit é a grudenta "Imidiwan Mahitinam", uma das melhores da discografia recente. E se "Ezlan" usa e abusa do arranjo de cordas, "Anemouhagh" agita um pouco mais as coisas apresentando o lado mais dançante do grupo. A também agitada "Iket Adjen", a suave "Nak Idnizdjam" e "Tinde (Interlude)", outra com tom de ritual, encerram o trabalho.

Com participações de Fats Kaplin e Daniel Lanois, "Amatssou" faz do Tinariwen um grupo muito especial, principalmente por não se perder em meio ao sucesso e atenção dos últimos anos. Fiéis ao próprio trabalho e tradição, eles seguem melhores do que nunca.

Tracklist:

1 - "Kek Algham"
2 - "Tenere Den"
3 - "Arajghiyine"
4 - "Imzad (Interlude)"
5 - "Tidjit"
6 - "Jayche Atarak"
7 - "Imidiwan Mahitinam"
8 - "Ezlan"
9 - "Anemouhagh"
10 - "Iket Adjen"
11 - "Nak Idnizdjam"
12 - "Tinde (Interlude)"

Avaliação: ótimo

Comentários