Resenha: Other, Like Me - The Oral History of COUM Transmissions and Throbbing Gristle, de Marcus Werner Hed e Dan Fox

Assistido na 14ª edição do In-Edit Brasil, festival de documentários musicais, realizado dos dias 15 a 26 de junho

Duração: 82 min. Elenco: Paul Buck, Chris Carter, Peter Christopherson, Cosey Fanni Tutti, Spydee Gasmantell, John Lacey, Les Maul e Genesis P-Orridge. País: Reino Unido.

Hull é uma cidade da Inglaterra que fica a pouco menos de 250 km de Londres. Se as pessoas acham a capital fria a chuvosa, talvez uma semana morando em Hull os façam achar qualquer lugar na Terra um verdadeiro paraíso. Foi nessa cidade que um grupo de amigos fundou o COUM Transmissions, um coletivo artístico que fez história entre 1969 e 1976.

Dirigido por Marcus Werner Hed e Dan Fox, o documentário "Other, Like Me — The Oral History of COUM Transmissions and Throbbing Gristle" apresenta a história desse grupo de maneira simples e objetiva, muito diferente das apresentações deles, que começaram mais artísticas e passaram por transformações até chegar na música experimental na encarnação final. Antes de qualquer coisa, conhecemos os integrantes iniciais e principais nomes do projeto, Cosey Fanni Tutti e Spydeee Gasmantell (futuramente Genesis P-Orridge).

Veja também:
Resenha: Manguebit, de Jura Capela
Resenha: No Ordinary Man, de Aisling Chin-Yee e Chase Joy
Resenha: Studio 17 - The Lost Reggae Tapes, de Mark James
Resenha: Delia Derbyshire - The Myths and the Legendary Tapes, de Caroline Catz
Resenha: Anonymous Club, de Danny Cohen
Resenha: Listening to Kenny G, de Penny Lane

Estou no Twitter e no Instagram. Ouça o podcast, compre livros na Amazon e fortaleça o trabalho do blog!

Moradores de um lugar bombardeado na Segunda Guerra Mundial, não havia nada para fazer a não ser trabalhar e viver uma vida bem ordinária. Mas eles queriam mais e partiram para as artes. Era final dos anos 1960 e existia toda uma efervescência artística acontecendo em diversas áreas. Eles foram ao extremo e começaram o COUM. E foi uma loucura.

Ao longo de sete anos de existência, além dos dois, Tim Poston, "Brook" Menzies, Haydn Robb, Les Maull (The Reverend Lelli), Ray Harvey, John Smith (Jonji Smith), Foxtrot Echo, Fizzy Paet, John Gunni Busck (John Lacey), Peter "Sleazy" Christopherson e Chris Carter passaram por esse coletivo em diferentes fases, experimentos e interversões feitas para chocar e, ao mesmo tempo, explorar os próprios limites. Claro que tudo isso veio com muita dificuldade e, em certo ponto, eles ficaram por um triz para morar na rua.

No fim, o projeto chegou ao fim e Cosey Fanni Tutti, Genesis P-Orridge, Sleazy e Chris Carter fundaram a Industrial Records e o Throbbing Gristle, grupo pioneiro na chamada música industrial — hoje com Nine Inch Nails, Ministry e Rammstein entre os nomes mais famosos. O projeto também durou pouco, mas foi outro que também está na história pelo impacto na música feita nos anos 1980.

Nascido para chocar, o COUM nasceu da vontade em fazer arte e acabou gerando o Throbbing Gristle, inspiração para muitos artistas. O documentário conta muito bem essa história de como um bando de malucos consegue viver da própria arte há mais de 50 anos.

P.S.: tem um ex-integrante do grupo que só aparece no documentário pela voz. Ele é representado por um ator.

Avaliação: muito bom

Comentários