Resenha: Manguebit, de Jura Capela

Assistido na 14ª edição do In-Edit Brasil, festival de documentários musicais, realizado dos dias 15 a 26 de junho

Duração: 102 min. Elenco: Canibal Santos, Carlos Eduardo Miranda, Chico Science, Charles Gavin, Fábio Massari, Fred 04, Karina Buhr, Lúcio Maia, Otto, Siba, Xico Sá. País: Brasil.

O manguebit ultrapassou os limites da música ao virar um movimento cultural muito importante no Brasil em meados dos anos 1990. Com o rock brasileiro em baixa, as bandas vindas do Recife ocuparam, ainda que por pouco tempo, essa brecha para ocupar o coração e as mentes de uma nova geração de fãs.

"Manguebit" conta a história daqueles dias em várias pontas diferentes que, unidas, criaram essa comunidade musical e cheia de histórias. De pessoas presentes e importantes nesse processo, como Chico Science e Fred 04, até bandas que não abraçaram o movimento, passando por jornalistas, artistas e outras pessoas, o documentário aborda todo processo de efervescência cultural criada aos trancos e barrancos até chegar nas grandes gravadoras e no sucesso pelo Brasil e pelo mundo.

Veja também:
Resenha: No Ordinary Man, de Aisling Chin-Yee e Chase Joy
Resenha: Studio 17 - The Lost Reggae Tapes, de Mark James
Resenha: Delia Derbyshire - The Myths and the Legendary Tapes, de Caroline Catz
Resenha: Anonymous Club, de Danny Cohen
Resenha: Listening to Kenny G, de Penny Lane
Resenha: Dolly Parton - Here I Am, de Francis Whately

Estou no Twitter e no Instagram. Ouça o podcast, compre livros na Amazon e fortaleça o trabalho do blog!

É importante perceber como aquilo realmente foi diferente e especial, ainda que nem todo mundo tenha conseguido o sucesso. É fácil perceber que Chico Science & Nação Zumbi e Mundo Livre S/A são as exceções quando o assunto é esse. Mesmo impulsionados por eles, várias bandas de ótimo nível nunca conseguiram a mesma repercussão e sucesso, assim como artistas mulheres, representadas no longa por Karina Buhr.

O documentário usa e abusa de imagens de arquivo para ilustrar como aqueles jovens usaram o melhor do "faça você mesmo" para construir uma identidade cultura própria, uma mistura de antigo e novo, presente e passado, visando o futuro. Além da música, as artes plásticas e o cinema também fizeram parte disso, cada um dando a própria contribuição artística.

"Manguebit" relembra os bons momentos daqueles dias movidos por sonhos e objetivos: viver de arte, desafiar o status quo, entrar nas gravadoras e fazer exatamente o que eles queriam, criar festivais e espaços públicos e muito mais coisas.

No final, a morte de Chico Science é o ponto final como movimento e também ajuda a mostrar como a vida é finita, mas a obra já estava criada. Hoje, o manguebit é o último grande momento musical brasileiro da história. Depois disso, não houve outro.

Avaliação: muito bom

Comentários