Resenha: Murder in The Front Row, de Adam Dubin


Assistido na 14ª edição do In-Edit Brasil, festival de documentários musicais, realizado dos dias 15 a 26 de junho

Duração: 91 min. Elenco: Tom Araya, Craig Behrhorst, Pam Behrhorst, Dave Mustaine, Kirk Hammett, Lars Ulrich, James Hetfield, Rob Trujillo, Julie Ebding, David Ellefson. País: Estados Unidos.

Um lugar na ensolarada Los Angeles serviu como base para uma comunidade de jovens que não se viam representados na TV e nas rádios pelo glam rock ou pela disco music. No começo dos anos 1980, você quase um alienígena se não gostasse de determinados artistas. Para escapar de tudo isso, alguns rapazes colocaram a mão na massa e acabaram criando (sem querer) um gênero para chamar de seu: o thrash metal.

"Murder in The Front Row" é um documentário bem completo sobre a criação do thrash, com entrevistas com músicos daquela geração, pessoas da cena — de uma empresária admirada por todos até o dono de uma casa de shows que abriu as portas para eles quando ninguém os queria por perto — e amigos para contar essa história.

Veja também:
Resenha: Rock Camp - The Movie, de Douglas Blush e Renee Barron
Resenha: a-ha - The Movie, de Thomas Robsahm e Aslaug Holm
Resenha: A Música Natureza de Léa Freire, de Lucas Weglinsk
Resenha: Getting It Back - The Story Of Cymande, de Tim Mackenzie-Smith
Resenha: Other, Like Me - The Oral History of COUM Transmissions and Throbbing Gristle, de Marcus Werner Hed e Dan Fox
Resenha: Manguebit, de Jura Capela

Estou no Twitter e no Instagram. Ouça o podcast, compre livros na Amazon e fortaleça o trabalho do blog!

Em ordem cronológica dos acontecimentos, praticamente todo mundo que formou um banda naquela época fala no longa, fundamental para o público saber como aqueles jovens conseguiram se unir pelo mesmo ideal. Sem dinheiro, eles fizeram da troca de fitas cassete algo importante para saber notícias de outros lugares do mundo. E, assim, nasceram bandas como Metallica, Exodus e Slayer, conhecidos por formarem a primeira onda do thrash metal.

Narrado por Brian Posehn, o documentário conta com imagens de arquivo da época e uma boa quantidade de memorabilia, de pôsteres a ingressos, para ilustrar o quão tudo foi feito na base do "faça você mesmo" por garotos de 18, 19, no máximo 20 anos. Olhando hoje, essa geração ser celebrada na história do metal é o mínimo.

Com histórias deliciosas sobre farras, brigas e personagens engraçados, "Murder in The Front Row" acerta o tom ao dedicar os minutos finais a homenagear Cliff Burton, baixista do Metallica morto em um acidente de ônibus em 1986. É o momento da perda da inocência da primeira geração, que ainda não havia lidado com a morte de uma maneira tão direta.

Para quem gosta do gênero e quer conhecer um pouco mais a fundo as principais bandas e onde tudo começou, "Murder in The Front Row" é um verdadeiro prato cheio.

Avaliação: muito bom

Comentários