Resenha: Getting It Back - The Story Of Cymande, de Tim Mackenzie-Smith

Assistido na 14ª edição do In-Edit Brasil, festival de documentários musicais, realizado dos dias 15 a 26 de junho

Duração: 90 min. Elenco: Masta Ace, Jazzie B, Cut Chemist, Cymande, Jim James, Khruangbin, Dj Maseo, Kool DJ Red Alert, Mark Ronson, Louie Vega. País: Reino Unido.

Uma banda no Reino Unido formada por filhos de imigrantes do Caribe que chegou a fazer certo sucesso nos anos 1970, mas simplesmente desapareceu. Alguns anos depois, os DJs dos primórdios do hip-hop começaram a samplear algumas faixas e não pararam mais.

Esse grupo é o Cymande, personagem principal de "Getting It Back - The Story Of Cymande", vida e obra desses músicos conhecidos por uma comunidade muito pequena de DJs, rappers, músicos e colecionadores de vinil. A falta de sucesso dessa banda é algo inexplicável. Eles são simplesmente espetaculares. 

Veja também:
Resenha: Other, Like Me - The Oral History of COUM Transmissions and Throbbing Gristle, de Marcus Werner Hed e Dan Fox
Resenha: Manguebit, de Jura Capela
Resenha: No Ordinary Man, de Aisling Chin-Yee e Chase Joy
Resenha: Studio 17 - The Lost Reggae Tapes, de Mark James
Resenha: Delia Derbyshire - The Myths and the Legendary Tapes, de Caroline Catz
Resenha: Anonymous Club, de Danny Cohen

Estou no Twitter e no Instagram. Ouça o podcast, compre livros na Amazon e fortaleça o trabalho do blog!

A história deles se mistura com a chegada de imigrantes do Caribe em meados dos anos 1950 e 1960 no Reino Unido. Vitimas de racismo nada velado por uma parte considerável da população britânica, eles, alguns amigos de infância, formaram esse grupo cheio de influências. O mais fantástico de tudo: nenhum deles participou de uma aula de música. É uma mistura de talento com sensibilidade musical incríveis.

Eles conseguiram entrar no mercado americano e chegaram a fazer sucesso ao abrir apresentações para Al Green, por exemplo. Mas no Reino Unido, eles eram desprezados e não conseguiam shows, nem apresentações na TV. No fim, o grupo acabou e cada um foi para um canto — uns continuaram na música, outros não.

Anos depois, a comunidade do hip-hop passou a usar samplers de algumas músicas do Cymande e, gradualmente, o grupo passou a ficar mais e mais conhecido nessa comunidade, o que levou outro grupo, o de colecionadores de LPs, a procurarem os álbuns originais. Em alguns anos, de desconhecidos, o grupo passou a ser um dos mais aclamados e reconhecidos — era a banda mais ouvida do mundo, basicamente, por samplers. Um retorno era inevitável.

Ao longo dos anos, eles enfrentaram o racismo e as dificuldades em fazer música em um país que não os valorizou na época dos lançamentos dos discos. Cinquenta anos depois, eles retornaram com toda pompa e merecimento, um pedido de desculpas mais do que merecido. Simples, objetivo, bem editado e com uma boa história, "Getting It Back - The Story Of Cymande" é para ser assistido por qualquer amante da música.

Avaliação: ótimo

Comentários