Resenha: a-ha - The Movie, de Thomas Robsahm e Aslaug Holm

Assistido na 14ª edição do In-Edit Brasil, festival de documentários musicais, realizado dos dias 15 a 26 de junho

Duração: 104 min. Elenco: Mortern Harket, Pål Waaktaar, Magne Furuholmen. País: Noruega e Alemanha.

Uma banda de sucesso que vendeu mais de 50 milhões de discos pelo mundo e adorados pelos hits do passado e do presente. E se odeiam profundamente ao ponto de cada um ter um camarim para si, um carro e um quarto de hotel. Esse é o a-ha, retratado no documentário "a-ha - The Movie", da dupla Thomas Robsahm e Aslaug Holm

A honestidade brutal de Morten Harket, Pål Waaktaar e Magne Furuholmen é o ponto mais importante de todo longa. Eles não enrolam o espectador com declarações protocolares e/ ou educadas. A primeira declaração de Furuholmen é falar que não vai gravar nenhum álbum com o a-ha porque "ali é um verdadeiro ninho de cobras".

Veja também:
Resenha: A Música Natureza de Léa Freire, de Lucas Weglinsk
Resenha: Getting It Back - The Story Of Cymande, de Tim Mackenzie-Smith
Resenha: Other, Like Me - The Oral History of COUM Transmissions and Throbbing Gristle, de Marcus Werner Hed e Dan Fox
Resenha: Manguebit, de Jura Capela
Resenha: No Ordinary Man, de Aisling Chin-Yee e Chase Joy
Resenha: Studio 17 - The Lost Reggae Tapes, de Mark James

Estou no Twitter e no Instagram. Ouça o podcast, compre livros na Amazon e fortaleça o trabalho do blog!

Criados na Noruega com muita música, o trio só se juntou no começo dos anos 1980, quando Waaktaar e Magne Furuholmen voltaram para casa após uma primeira experiência malsucedida na Inglaterra. Foi Harket quem insistiu para eles voltarem e tentarem mais uma vez. Após alguns anos de luta e miséria, eles conseguiram um contrato para gravar um single: "Take on Me". A partir disso, o resto é história — com a segunda versão da canção, no caso.

O documentário conta com depoimentos do trio e áudios das esposas, produtores e empresários para entendermos um pouco da personalidade de cada um. E é possível reparar que, ao mesmo tempo em que todos são injustiçados pelos respectivos papeis na banda, e cada um tem uma ou mais reclamações específicas sobre outros integrantes, todos têm o ego do tamanho do Oceano Atlântico. E um grupo com gente tão ególatra está fadado ao sucesso e ao fim na mesma proporção. O sucesso veio, mas, surpreendentemente, o fim não. Quer dizer, eles até fizeram uma turnê de despedida e logo retornaram.

Outra declaração surpreendente vem do vocalista Morten Harket, quando ele diz que "a força da banda vem de eles se admirarem musicalmente. Nós não somos amigos". É um choque, claro, mas também mostra como é muito mais fácil aguentar certas coisas e continuar fazendo shows lotados do que fazer trabalhos menores na música.

Entre momentos um tanto chocantes pela honestidade e engraçados, "a-ha - The Movie" traz a história de uma das bandas mais bem sucedidas dos últimos 40 anos. Após tanto tempo e tantas tentativas, eles seguem lotando estádios pelo mundo, mesmo se odiando profundamente. É uma pena que eles não possam aproveitar mais isso juntos, pois só eles sabem como foi difícil chegar onde chegaram. Bem, os fãs não têm nada a ver com isso e seguirão cantando "Take on Me" até a próxima despedida.

Avaliação: muito bom

Comentários

  1. Eu vi este documentário, mas talvez outra versão, sendo que no meu eles não se odiavam e nem lotavam estádios, que por sinal, eles não tocam em estádios.
    Pra eu não falar bobagem tocaram no estádio Brinco de Ouro da Princesa em Campinas no ano de 1991.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Usem os comentários com parcimônia. Qualquer manifestação preconceituosa, ofensas e xingamentos são excluídos sem aviso prévio. Obrigado!