Resenha: Fito Páez - Futurología Arlt


Fito Páez resolveu fazer o que é, talvez, o maior projeto musical da carreira: uma trilogia chamada "Los Años Salvajes". O primeiro álbum foi lançado nos últimos dias de 2021 e fala sobre os anos da pandemia e como isso afetou o compositor, as pessoas a seu redor e o mundo, um tema triste, mas conhecido por todos.

O segundo é ainda mais ousado: "Futurología Arlt" é inspirado no livro "Os Sete Loucos", de Roberto Arlt, um dos escritores mais admirados na argentina e ídolo de genios como Julio Cortázar, Roberto Bolaño e Ricardo Piglia. O trabalho é o resultado de uma ideia antiga, pensada pela primeira vez em 1995, que não deu certo por alguns motivos. Mas, agora, com apoio musical da Orquestra Sinfônica Nacional Checa e produção entre Los Angeles e Buenos Aires, finalmente saiu do papel.

Veja também:
Resenha: Alberto Iglesias - trilha sonora de Madres Paralelas
Resenha: Hans Zimmer - trilha sonora de Duna
Resenha: Big Thief - Dragon New Warm Mountain I Believe in You
Resenha: Tears for Fears - The Tipping Point
Resenha: Ocean Child - Songs of Yoko Ono
Duas resenhas: Hurray for the Riff Raff e Beach House

Estou no Twitter e no Instagram. Ouça o podcast, compre livros na Amazon e fortaleça o trabalho do blog!

A primeira canção, "Amor Es Dinero / Remo Erdosain", traz um ar dramático que dá o tom do que o ouvinte terá pela frente ao longo de 74 minutos. Sim, é um disco bem longo, mas que funciona como uma espécie de tradução musical do livro, sobre "personagens, cujas vidas se afundam na penúria econômica, na miséria moral e nos porões do delito, desfila por estas páginas, que, implacáveis, evitam a denúncia social, a compaixão e o didatismo moralizante".

No álbum de Páez, é possível quase tocar nessa realidade tão identificável para qualquer um abaixo da Linha do Equador. Por mais que no Brasil se fale português e tenha essa tendência a engolir tudo que vem dos Estados Unidos, estamos muitos mais próximos dos nossos vizinhos em vários aspectos, não apenas geograficamente falando. A penúria, os anos de crise, a esperança e falta dela, os crimes, as ditaduras e a utopia de uma melhora que nunca chega. Isso é, essencialmente, ser latino-americano.

"Futurología Arlt" é tudo isso e muito mais. Com poucas canções com letra, o resto do trabalho é inteiramente instrumental e traz a reflexão necessária para olharmos para o passado e compará-lo com o futuro, praticamente sem mudanças drásticas — apenas esperanças esparsas. Com influência de diversos gêneros musicais, do tango ao eletrônico, Páez faz do 26º álbum de estúdio uma mistura fundamental que o fez ser o artista que é a ponto de conseguir juntar ousadia e beleza em um álbum com potencial para muito mais.

Tracklist:

1 - "Amor Es Dinero / Remo Erdosain"
2 - "Buenos Aires 20/30"
3 - "Tema de Amor de Elsa y Remo"
4 - "El Plan del Astrológo de Temperley"
5 - "Haffner, el Rufián Melancólico"
6 - "Política y Locura"
7 - "Elsa y el Capitán / Sexo y Traición"
8 - "La Cachetada de Barsut"
9 - "Amor y Redención / Nostalgia Argentina"
10 - "Obsesión"
11 - "El Tren, el Abrazo de la Niña, el Revólver y el Árbol"
12 - "La Caja Negra"
13 - "La Logia"
14 - "La Rosa de Cobre"
15 - "Hipólita Baila en 'La Caverna'"
16 - "La Revelación"
17 - "La Farsa"
18 - "El Amante Asesino"
19 - "La Reina, la Sirvienta y la Prostituta"
20 - "El Ángel de la Avenida de Mayo"
21 - "La Toma del Mundo"
22 - "El Guiño"

Avaliação: ótimo

Continue no blog:

Comentários