Resenha: Big Thief - Dragon New Warm Mountain I Believe in You


O Big Thief parece ter uma mania de grandeza raramente vista em bandas iniciantes. Após lançar dois trabalhos em dois anos seguidos e lançar dois discos em 2019, agora eles foram mais além e colocaram na praça o álbum duplo "Dragon New Warm Mountain I Believe in You", gravado em quatro lugares diferentes nos Estados Unidos ao longo de cinco meses.

Um disco duplo é sempre complicado porque, a depender do planejamento, a irregularidade faz parte. Claro que existem trabalhos históricos do tipo, mas, geralmente, essa é a marca. Milagrosamente isso não acontece aqui. O Big Thief fez do quinto trabalho em estúdio o melhor da carreira.

Veja também:
Resenha: Tears for Fears - The Tipping Point
Resenha: Ocean Child - Songs of Yoko Ono
Duas resenhas: Hurray for the Riff Raff e Beach House
Duas resenhas: Mitski e Cate Le Bon
Resenha: Eddie Vedder - Earthling
Resenha: Spoon - Lucifer on the Sofa

Estou no Twitter e no Instagram. Ouça o podcast, compre livros na Amazon e fortaleça o trabalho do blog!

São 20 músicas em que, ao final de 1h20 de trabalho, você com a sensação de ter ouvido uma história muito parecida com qualquer uma — seja uma vivida por quem ouve, seja vivida por alguém que você conhece. O início com "Change" é simplesmente de chorar de tão bonito, uma pequena mostra de toda beleza musical do trabalho.

É difícil qualquer um sair imune ao novo disco do Big Thief. Desde as letras, bem construídas, até os arranjos, alguns mais ousados e outros mais simples, fazem do grupo um dos melhores e mais interessantes para acompanhar pelos próximos anos. À medida que o trabalho avança, eles vão melhorando cada vez mais e mais, sem perder o ritmo ou a inspiração.

A banda chama o álbum de "o testemunho mais forte de sua existência", uma frase muito forte, mas para quem passou a pandemia inteira separada e teve dificuldade em retomar, soa um relato verdadeiro e honesto. E é o principal trunfo de "Dragon New Warm Mountain I Believe in You", ser honesto e verdadeiro do início ao fim, em um álbum duplo como poucas bandas fizeram recentemente ao fazer das várias referências musicais um porto seguro para lançar um trabalho sensacional.

Tracklist:

1 - "Change"
2 - "Time Escaping"
3 - "Spud Infinity"
4 - "Certainty" (Lenker, Buck Meek)
5 - "Dragon New Warm Mountain I Believe in You"
6 - "Sparrow"
7 - "Little Things"
8 - "Heavy Bend"
9 - "Flower of Blood"
10 - "Blurred View"
11 - "Red Moon"
12 - "Dried Roses"
13 - "No Reason"
14 - "Wake Me Up to Drive"
15 - "Promise Is a Pendulum"
16 - "12,000 Lines"
17 - "Simulation Swarm"
18 - "Love Love Love"
19 - "The Only Place"
20 - "Blue Lightning"

Avaliação: ótimo

Continue no blog:

Comentários