Resenha: Alberto Iglesias - trilha sonora de Madres Paralelas


Alberto Iglesias e Pedro Almodóvar têm uma parceria de longa data e já rendeu diversos prêmios para ambos. Eles retornam para mais uma parceria, agora em "Madres Paralelas", novo filme do diretor espanhol estrelado mais uma vez por Penélope Cruz. O que espanta é que, mesmo em um dos trabalhos mais duradouros do cinema, é a primeira vez que Iglesias é indicado ao Oscar por uma trilha feita para um filme de Almodóvar.

A história do encontro de duas mães na maternidade e como esse momento cria um vínculo importante e fundamental na vida de cada uma, se mistura com Janis, papel de Cruz, querendo resolver um dos muitos casos de pessoas mortas pela ditadura militar liderada por Francisco Franco (1892-1975) na Espanha. É nesse clima que a trilha de Iglesias brilha ao longo de pouco mais de uma hora.

Veja também:
Resenha: Hans Zimmer - trilha sonora de Duna
Resenha: Big Thief - Dragon New Warm Mountain I Believe in You
Resenha: Tears for Fears - The Tipping Point
Resenha: Ocean Child - Songs of Yoko Ono
Duas resenhas: Hurray for the Riff Raff e Beach House
Duas resenhas: Mitski e Cate Le Bon

Estou no Twitter e no Instagram. Ouça o podcast, compre livros na Amazon e fortaleça o trabalho do blog!

O compositor honra a tradição mais antiga das trilhas ao usar e abusar do conjunto de cordas, elemento fundamental para colocar ainda mais dramaticidade no filme. À medida que a trama avança com as mais diversas reviravoltas, uma delas bem chocante, ele coloca ainda mais peso nos arranjos e na música, principalmente nesses momentos — e detalhe: ele começou o trabalho vendo o filme antes do corte final.

Há momentos em que o piano aparece, como caso de "Tortilla española", para dar jogar na cara do ouvinte e/ou espectador a melancolia de uma notícia ruim e do desmoronamento de tudo aquilo que a personagem principal sempre sonhou. É nessa canção, de menos de um minuto, em que podemos constatar a potência de uma boa composição.

Diferentemente de outros trabalhos indicados, Iglesias não usa muitos instrumentos ou elementos para construir uma teia sonora. Ele faz o mais simples possível com uma competência absurda. E, querendo ou não, acaba homenageando os grandes dramas do início da Era do Cinema Falado, quando a trilha sonora tinha papel fundamental no desenrolar da trama.

Alberto Iglesias faz um trabalho acima da média em "Madres Paralelas" e mostra que nem toda trilha precisa ter momentos grandiosos ou ser cheia de instrumentos modernos para mostrar algo. Aqui, a simplicidade dá conta de tudo.

Tracklist:

1 - "Sesión de fotos"
2 - "El visillo volante"
3 - "Las visitas"
4 - "Fotos a la niña"
5 - "Prueba de maternidad"
6 - "El cuestionario del laboratorio"
7 - "Terrible certeza"
8 - "Madre de día"
9 - "La pesadilla"
10 - "Tortilla española"
11 - "Anita ha muerto"
12 - "No te despiertes"
13 - "La revelación del secreto"
14 - "Campo de cultivo"
15 - "La vieja cama"
16 - "Relato del bisabuelo asesinado"
17 - "En procesión / La fosa"

Avaliação: ótimo

Continue no blog:

Comentários