Resenha: Ocean Child - Songs of Yoko Ono


Ao longo dos últimos anos, Yoko Ono vem sendo reconhecida como uma das grandes referências da música experimental e de vanguarda. E com o lançamento da minissérie documental "The Beatles: Get Back", ela também acabou sendo "perdoada", já que ela não foi responsável pelo final da maior banda de todos os tempos.

Para celebrar o legado da artista na música, Ben Gibbard, do Death Cab for Cutie, organizou uma coletânea com algumas das melhores canções da carreira solo de Yoko. Chamado "Songs of Yoko Ono", o projeto conta com gente como Sharon Van Etten, David Byrne, Yo La Tengo, Deerhoof, Flaming Lips e outros.

E é Van Etten que abre os trabalhos com "Toyboat" e, colocando em termos do futebol, é como o time já entrasse vencendo por 1 x 0. Ela é uma das melhores artistas dos últimos anos e só vem melhorando em diversos aspectos da carreira. Colocá-la para homenagear Ono é um baita reconhecimento disso.

Veja também:
Duas resenhas: Hurray for the Riff Raff e Beach House
Duas resenhas: Mitski e Cate Le Bon
Resenha: Eddie Vedder - Earthling
Resenha: Spoon - Lucifer on the Sofa
Resenha: Fernando Catatau - Fernando Catatau
Resenha: Animal Collective - Time Skiffs

Estou no Twitter e no Instagram. Ouça o podcast, compre livros na Amazon e fortaleça o trabalho do blog!

Um artista que não poderia ficar de fora é David Byrne, que surge com a experimental "Who Has Seen the Wind". O ex-Talking Heads é acompanhado pelo Yo La Tengo como banda de apoio e, sinceramente, aguardo essa turnê com bastante ansiedade. E a violinista e artista experimental Sudan Archives surge com uma versão matadora para "Dogtown".

Gibbard participa da festa não só como organizador, mas como músico também. Em "Waiting for the Sunrise", o Death Cab for Cutie transforma a música em algo tão pop e grudento que vou me surpreender muito se a banda não a "roubar" para sempre — combina de um jeito absurdo com eles. Já em "Yellow Girl (Stand for Life)", A Thao faz da canção algo muito próximo do que Ono fez no original.

O nível segue alto em "Born in a Prison", na linda "Growing Pain" e na interpretação poética de Stephin Merritt para "Listen, the Snow Is Falling". Mas, talvez, a maior homenagem a Yoko Ono esteja na versão de "No No No", do Deerhoof, tão experimental e maluca quanto a original, bem diferente da calmaria de "Don't Be Scared" e do Flaming Lips fazendo o que sabe em "Mrs. Lennon".

Os minutos finais trazem "No One Sees Me Like You Do", transformada em uma balada pela banda Japanese Breakfast, "There Is No Goodbye Between Us" em uma versão que o Yo La Tengo precisa tocar ao vivo para sempre e "Run Run Run", na versão de Amber Coffman, encerra do trabalho.

"Songs of Yoko Ono" é uma belíssima homenagem a uma artista menosprezada pelo mainstream, mas muito influente no underground. Gente como Kim Gordon, Kathleen Hanna, Peaches e outras se inspiraram nos discos e na arte de Ono para virarem as artistas de hoje. Então, essa coletânea é uma homenagem muito justa para quem completou 89 anos recentemente. É o merecido reconhecimento, ainda em vida, de uma grande artista.

Tracklist:

1 - "Toyboat" (Sharon Van Etten)
2 - "Who Has Seen the Wind" (David Byrne / Yo La Tengo)
3 - "Dogtown" (Sudan Archives)
4 - "Waiting for the Sunrise" (Death Cab for Cutie)
5 - "Yellow Girl (Stand for Life)" (A Thao)
6 - "Born in a Prison" (US Girls)
7 - "Growing Pain" (Jay Som)
8 - "Listen, the Snow Is Falling" (Stephin Merritt)
9 - "No No No" (Deerhoof)
10 - "Don't Be Scared" (We Are King)
11 - "Mrs. Lennon" (The Flaming Lips)
12 - "No One Sees Me Like You Do" (Japanese Breakfast)
13 - "There Is No Goodbye Between Us" (Yo La Tengo)
14 - "Run Run Run" (Amber Coffman)

Avaliação: ótimo

Continue no blog:

Comentários