Resenha: Hans Zimmer - trilha sonora de Duna


O texto saiu com exclusividade na newsletter do blog, publicada toda sexta-feira. Assine para não perder nada.

Hans Zimmer é um dos melhores e mais famosos compositores de trilhas sonoras dos últimos 40 anos. Vencedor do Oscar por "O Rei Leão" (1994), ele está quase sempre participando de projetos grandiosos e, muitas vezes, em mais de um ao mesmo tempo. Em 2021, não foi diferente ao lançar as trilhas de "Duna" e de "007 - Sem Tempo para Morrer".

Indicado ao Oscar por "Duna" e sempre liderando as apostas para levar o prêmio. Zimmer revelou, em entrevistas recentes, que ele e o diretor Denis Villeneuve já tinham na cabeça a ideia de adaptar o livro de Frank Herbert para o cinema quando tiveram o primeiro contato com a obra há alguns anos. Pois eles, que trabalharam juntos em "Blade Runner 2049", juntaram forças mais uma vez nesse imenso projeto de adaptar a história de Paul Atreides.

Veja também:
Resenha: Big Thief - Dragon New Warm Mountain I Believe in You
Resenha: Tears for Fears - The Tipping Point
Resenha: Ocean Child - Songs of Yoko Ono
Duas resenhas: Hurray for the Riff Raff e Beach House
Duas resenhas: Mitski e Cate Le Bon
Resenha: Eddie Vedder - Earthling

Estou no Twitter e no Instagram. Ouça o podcast, compre livros na Amazon e fortaleça o trabalho do blog!

E Zimmer parece ter, enfim, seguido os próprios instintos na hora de compor os temas e gravá-los em plena pandemia. Fazendo o trabalho remoto e contando com a equipe espalhada em diversos locais do globo, ele fez de "Duna" o projeto mais ousado da carreira. Com a confiança do diretor, ele pôde trabalhar a vontade em todos os temas instrumentais.

Diferentemente de outros projetos, o compositor criou uma espécie de música pós-futurista em que o sintetizador é um elemento muito importante em todo contexto musical para dar a textura necessária para cada uma das 22 canções escolhidas. Além disso, ele contou com diversos instrumentos, dos mais comuns até alguns projetados exclusivamente para esse trabalho, e coisas que nunca havia experimentado antes — seja por falta de tempo ou apoio das pessoas envolvidas. E tudo foi passado no sintetizador para criar o clima do filme.

Com tudo isso somado, Zimmer trabalhou de forma surpreendente até mesmo para os fãs, e é difícil não ficar encantado com a trilha sonora de "Duna", uma mistura de épico com música de vanguarda, experimental, futurista e tudo mais que ele tinha direito. Pela primeira vez em quatro décadas de carreira, foi livre para criar e assim fez, colocando "Duna" em na prateleira dos melhores trabalhos da carreira — algo até então impossível.

Aos 64 anos, o compositor atingiu um nível de excelência que poucos conseguem na profissão ao ser tão exato e preciso como foi na trilha sonora de "Duna". Quase 30 anos após a primeira vitória no Oscar, Zimmer está pronto para entrar no panteão das pessoas com mais de uma estatueta da premiação.

Tracklist:

1 - "Dream of Arrakis"
2 - "Herald of the Change"
3 - "Bene Gesserit"
4 - "Gom Jabbar"
5 - "The One"
6 - "Leaving Caladan"
7 - "Arrakeen"
8 - "Ripples in the Sand"
9 - "Visions of Chani"
10 - "Night on Arrakis"
11 - "Armada"
12 - "Burning Palms"
13 - "Stranded"
14 - "Blood for Blood"
15 - "The Fall"
16 - "Holy War"
17 - "Sanctuary"
18 - "Premonition"
19 - "Ornithopter"
20 - "Sandstorm"
21 - "Stillsuits"
22 - "My Road Leads into the Desert"

Avaliação: ótimo

Continue no blog:

Comentários