Resenha: Robert Plant e Alison Krauss - Raise the Roof


Após o fim do Led Zeppelin no início dos anos 1980, Robert Plant estava disposto a aumentar o repertório com diversas influências de diferentes partes do mundo. Na mesma época, Alison Krauss dava os primeiros passos na música e, ainda naquela década, assinaria o primeiro contrato e daria início a uma das mais celebradas carreiras nos Estados Unidos ao ganhar diversos prêmios e reconhecimento.

Em 2007, a dupla lançou o primeiro trabalho da parceria. Chamado "Raising Sand", o disco é celebrado até hoje como o encontro de dois cantores completamente diferentes, mas, ao encontrar um caminho em comum, fizeram um sucesso acima do esperado. Os pedidos para um segundo álbum foram grandes ao longo dos anos e eles, finalmente, atenderam no final de 2021 com "Raise the Roof".

Veja também:
Resenha: Neil Young with Crazy Horse - Barn
Resenha: Gov’t Mule - Heavy Load Blues
Resenha: Nell Smith e Flaming Lips - Where the Viaduct Looms
Resenha: Willie Nelson - The Willie Nelson Family
Resenha: Jerry Cantrell - Brighten
Resenha: Mastodon - Hushed and Grim

Estou no Twitter e no Instagram. Ouça o podcast, compre livros na Amazon e fortaleça o trabalho do blog!

O bom da carreira solo de Plant é a fuga de qualquer coisa que lembre a antiga banda, então ele mergulha de cabeça na busca de novos arranjos e instrumentos. Nesse álbum com apenas uma canção inédita, a ótima "High and Moneso", o resto traz novas interpretações de antigas canções. E fazer isso em companhia de Krauss é um luxo, já que ela também está bem longe daquilo que a fez famosa nos últimos 30 anos.

Os 11 músicos convidados para a gravação emprestam delicadeza em arranjos muito bonitos, caso da reinterpretação de "The Price of Love", um dos grandes sucessos da carreira dos Everly Brothers e da bonita balada "Go Your Way", de Anne Briggs. Aliás, ao conseguir contar uma história ao longo de quase uma hora de duração, a escolha do repertório é um golaço por parte da dupla.

Entre os outros destaques estão "Searching for My Love", "Last Kind Words Blues" e "Somebody Was Watching Over Me", faixa que encerra o trabalho. O retorno da parceria entre Plant e Krauss faz de "Raise the Roof" um dos melhores discos em 2021 em um álbum cheio de ótimas versões de canções sensacionais. Agora é torcer para o terceiro disco da dupla não levar 14 anos para ser lançado.

Tracklist:

1 - "Quattro (World Drifts In)" (Joey Burns/John Convertino)
2 - "The Price of Love" (Don Everly/Phil Everly)
3 - "Go Your Way" (Anne Briggs)
4 - "Trouble with My Lover" (Allen Toussaint)
5 - "Searching for My Love" (Bobby Moore)
6 - "Can't Let Go" (Randy Weeks)
7 - "It Don't Bother Me" (Bert Jansch)
8 - "You Led Me to the Wrong" (Ola Belle Reed)
9 - "Last Kind Words Blues" (Geeshie Wiley)
10 - "High and Lonesome" (Robert Plant/T Bone Burnett)
11 - "Going Where the Lonely Go" (Merle Haggard/Dean Holloway)
12 - "Somebody Was Watching Over Me" (Brenda Burns)

Avaliação: ótimo

Continue no blog: