Resenha: Gov’t Mule - Heavy Load Blues


Imagina só você fundar uma banda para ser o projeto paralelo de outro trabalho. Nada de anormal, certo? Só que Warren Haynes era guitarrista da Allman Brothers Band e resolveu fundar o Government Mule, abreviado Gov’t Mule e apenas Mule para fãs e pessoas íntimas. Isso aconteceu em 1994.

Quase 30 anos depois, a banda se consolidou no cenário do southern rock, uma mistura de blues, country e rock popularizado pelo Lynyrd Skynyrd nos anos 1970. Mas, para o final de 2021, uma novidade foi anunciada: o novo álbum de estúdio, chamado "Heavy Load Blues", duplo e somente com canções de blues. Um salto e tanto, mas a realização de um sonho por parte de Haynes.

Veja também:
Resenha: Nell Smith e Flaming Lips - Where the Viaduct Looms
Resenha: Willie Nelson - The Willie Nelson Family
Resenha: Jerry Cantrell - Brighten
Resenha: Mastodon - Hushed and Grim
Resenha: Fito Paez - Los años salvajes
Resenha: Juçara Marçal - Delta Estácio Blues

Estou no Twitter e no Instagram. Ouça o podcast, compre livros na Amazon e fortaleça o trabalho do blog!

O 13º trabalho de estúdio do grupo é uma verdadeira aula de blues, uma homenagem a todos os grandes mestres que fizeram a história gênero ser construída ao longo dos anos. É possível pescar influências desde o início do século XX até os músicos atuais, que modernizaram as canções sem perder a raízes. Ao longo de quase 80 minutos, o Gov’t Mule prova que o blues é eterno e atemporal.

Para ficar em exemplos distintos, "I Asked For Water (She Gave Me Gasoline)" e os mais de nove minutos provam que uma boa música instrumental sem afetação pode, sim, trazer benefícios ao repertório, enquanto, no início, "Blues Before Sunrise" apresenta uma canção mais clássica — aquela em que é possível sentir o cheiro de uísque e cigarro em alguma birosca nos anos 1930.

"Heavy Load Blues" é um presente do Gov’t Mule aos fãs e a qualquer um que goste de blues. É um álbum divertido e feito para divertir quem está ouvindo. Ou seja, é um disco que só traz vantagens para todo mundo.

Tracklist:

1 - "Blues Before Sunrise"
2 - "Hole In My Soul"
3 - "Wake Up Dead"
4 - "Love Is A Mean Old World"
5 - "Snatch It Back And Hold It / Hold It Back / Snatch It Back And Hold It (Medley)"
6 - "Ain't No Love In The Heart of the City"
7 - "(Brother Bill) Last Clean Shirt"
8 - "Make It Rain"
9 - "Heavy Load"
10 - "Feel Like Breaking Up Somebody's Home"
11 - "If Heartaches Were Nickels"
12 - "I Asked For Water (She Gave Me Gasoline)"
13 - "Black Horizon"

Avaliação: ótimo

Continue no blog: