Resenha: Boogarins - Manchaca Vol. 1


Há pouco mais de um ano, o Boogarins disponibilizava um novo trabalho de estúdio. "Sombrou Dúvida" (2019) é o reencontro de um caminho após um disco anterior um tanto irregular. Como toda banda, há muito material gravado e muita história em como as canções dos álbuns são trabalhadas até a versão final. Pois, como diz a nova frase do momento, "Manchaca Vol. 1" cumpre esse papel ao mostrar como funciona uma parte do processo criativo.

É a primeira de duas parte de demos e outtakes de sessões de gravações em Austin, no Texas, uma espécie de segunda casa do grupo goiano. Esse tipo de trabalho, quando liberado pelas bandas, é sempre muito curioso de ser ouvido por criar novas perspectivas sobre a discografia em si. Por exemplo, entre "Lá Vem a Morte" (2017) e "Manchaca Vol. 1", fico com o segundo.

Veja também:
Resenha: Angel Olsen - Whole New Mess
Dois discos: Guided by Voices e The Lemon Twigs
Resenha: The Killers - Imploding The Mirage
Resenha: Helvetia - This Devastating Map
Resenha: Alain Johannes - Hum
Resenha: King Buzzo with Trevor Dunn - Gift of Sacrifice


O novo trabalho, por incrível que possa parecer, soa bem mais acabado, mais inteiro, mais agradável de ouvir e muito menos arrastado do que "Lá Vem a Morte", que tem quase a metade da duração. Aqui há o equilíbrio dos dois primeiros álbuns. Não arrasta muito determinadas partes musicais, nem corta o barato de uma vez.

Os últimos 15 minutos do álbum soam como um presente aos fãs, já que é o tipo de parte final que pode ser tocada de uma vez nos shows sem nenhum tipo de pausa. E o início? "Aquele Som" é uma das melhores canções gravadas pelo Boogarins desde o álbum de estreia, o que não é pouca coisa.

"Manchaca Vol. 1" é dessas gratas surpresas desse segundo semestre de lançamentos. Mesmo sendo um trabalho com demos e faixas não lançadas, mostra como o Boogarins tem material e boas ideias para ir muito longe na carreira.

Tracklist:

1 - "Aquele Som"
2 - "Água"
3 - "Are You Crazy, Julian?"
4 - "Inocência"
5 - "João 3 Filhos"
6 - "Cães do Ódio"
7 - "Espera Fala de Novo"
8 - "Sai de Cima" (Live at Hotel Vegas)
9 - "Tanta Coragem"
10 - "Make Sure Your Head Is Above" (Voice Memo)
11 - "ASMR Manchaca" (sombrouduvida genesis)
12 - "Noite Bright"
13 - "LVCO 2"

Avaliação: muito bom




Continue no blog:


Siga o blog no Twitter e no Facebook e assine o canal no YouTube. Compre livros na Amazon e fortaleça o trabalho do blog!

Gostou do post? Compartilhe nas redes sociais e indique o blog aos amigos!