Resenha: Helvetia - This Devastating Map


Imaginem o seguinte cenário: não basta ser parte de duas bandas do cenário alternativo, Duster e Built to Spill, tem que fazer uma terceira banda com tons ainda mais experimentais do que as duas primeiras. Essa é a história musical de Jason Albertini, fundador e único membro fixo da Helvetia, grupo de Seattle com quase 20 anos de existência.

Tirado diretamente da tradução de Suíça para o latim, o nome da banda já dá esse quê de algo excepcional e diferente do normal. E é mesmo. A faixa-título tem uma introdução instrumental de quase 45 segundos até começar. A seguinte, "Inverted", é mais lenta e usa mais os efeitos no riff da guitarra para criar um efeito que ajuda a prender a atenção do ouvinte. É o tipo de banda que até pode ser chamada de psicodélica, mas está muito mais para algo experimental.

Veja também:
Resenha: Alain Johannes - Hum
Resenha: King Buzzo with Trevor Dunn - Gift of Sacrifice
Resenha: Fantastic Negrito - Have You Lost Your Mind Yet?
Resenha: Glass Animals - Dreamland
Resenha: Washed Out - Purple Noon
Resenha: Deep Purple - Whoosh!


Albertini também tem sua "tentativa pop". Sim, entre aspas, porque Reaktor" não soa em nada como o pop dessa ou de qualquer época. Só é menos experimental do que as anteriores, dando essa sensação de ser um pouco mais fácil. E só. O resto do trabalho soa muito uma aventura pensante de um homem só. Ele faz o tipo de música que vai gerar duas coisas: amor à primeira vista ou indiferença.

"This Devastating Map" é aquele tipo de álbum que vai passar despercebido por muita gente. E dessa vez é bem sério. É muito experimental e não é para qualquer um mesmo. Mas também é aquele tipo de disco que vai pegar muita gente de jeito por lembrar de um tipo de música que pouca gente se mete a fazer e muita gente não sabe fazer. Albertini deve ter algum tipo de parafuso a menos para se meter a fazer um trabalho assim. Ainda bem.

Tracklist:

1 - "Devastating Map"
2 - "Inverted"
3 - "Reaktor"
4 - "How Does It Feel?"
5 - "Echo Location"
6 - "Car Crash"
7 - "Love Me"
8 - "We Are Reels"
9 - "Castle Rock"
10 - "Those Eyes"
11 - "3 Boys"
12 - "Long Beach"

Avaliação: muito bom



Continue no blog:



Siga o blog no Twitter e no Facebook e assine o canal no YouTube. Compre livros na Amazon e fortaleça o trabalho do blog!

Gostou do post? Compartilhe nas redes sociais e indique o blog aos amigos!