Resenha: Alain Johannes - Hum


Imagine só alguém que colaborou com Queens of the Stone Age, Them Crooked Vultures, PJ Harvey, Chris Cornell, Arctic Monkeys e Mark Lanegan ao longo dos últimos 20 anos, fora os próprios projetos de álbuns e trilhas sonoras. Esse é Alain Johannes, provavelmente um dos músicos e multi-instrumentistas mais importantes e influentes que quase ninguém conhece. E detalhe: ele nasceu no Chile.

Se Johannes está nos créditos de algum trabalho, pode ter certeza que não será difícil encontrá-lo por conta de seu estilo muito próprio em usar os instrumentos. A colaboração mais famosa dele é com Josh Homme no Queens of the Stone Age, em uma espécie de casamento musical perfeito entre os dois -- estou quase colocando dinheiro que, no futuro, eles lançam um projeto só deles.

Veja também:
Resenha: King Buzzo with Trevor Dunn - Gift of Sacrifice
Resenha: Fantastic Negrito - Have You Lost Your Mind Yet?
Resenha: Glass Animals - Dreamland
Resenha: Washed Out - Purple Noon
Resenha: Deep Purple - Whoosh!
Resenha: Alanis Morissette - Such Pretty Forks in the Road


"Hum" é exatamente o esperado de um trabalho do também produtor, que sabe utilizar muito bem os instrumentos de corda e, a partir deles, criar uma atmosfera muito própria. É uma mistura de sons do Oriente Médio com arranjos belíssimos. As duas primeiras faixas, "Mermaids' Scream" e "Hum", são uma verdadeira aula de como usar a experiência em músicas emocionantes.

Aliás, o disco inteiro é muito bom do início ao fim. É bonito não apenas o jeito como ele usa os instrumentos, mas como Johannes usa a voz para ser uma espécie de trovador solitário cantando sobre a melancolia da vida. E, sim, isso é muito bonito.

Hoje em dia, momento em que os algoritmos mandam na vida das pessoas de forma avassaladora, é quase impossível ver a assinatura de um artista nas canções graças aos 12 produtores que participam do processo de composição. Em "Hum", Alain Johannes mostra que esse tipo de músico está rareando, mas ainda existe e lança discos.

Tracklist:

1 - "Mermaids' Scream"
2 - "Hum"
3 - "Hallowed Bones"
4 - "Someone"
5 - "If Morning Comes"
6 - "Free"
7 - "Sealed"
8 - "Here in the Silence"
9 - "Nine"
10 - "Finis"

Avaliação: muito bom



Continue no blog:



Siga o blog no Twitter e no Facebook e assine o canal no YouTube. Compre livros na Amazon e fortaleça o trabalho do blog!

Gostou do post? Compartilhe nas redes sociais e indique o blog aos amigos!