Resenha: Fantastic Negrito - Have You Lost Your Mind Yet?


Xavier Amin Dphrepaulezz, o Fantastic Negrito, tem uma dessas histórias de vidas malucas e, ao mesmo tempo, fascinantes. Criado sob a rigidez do islamismo, ele se envolveu com o tráfico de drogas em Oakland, na Califórnia, no auge da epidemia do vício em crack na região. Se apaixonou pela música na mesma época e logo colocou na cabeça que queria ser músico. E conseguiu.

O primeiro álbum, chamado "The X Factor" (1996) quando ainda se chamava Xavier, foi lançado como uma prova de seu esforço. Mas, três anos depois, ele sofreu um grave acidente de carro e ficou em coma por três semanas. O contrato com a gravadora Interscope foi rescindido e ele precisou ter mais de um emprego para conseguir se manter, o que não aconteceu. Em 2007, ele abandonou a música de vez para abrir o próprio negócio e só voltou anos depois, repaginado e apostando na mistura de elementos de toda história da música negra dos Estados Unidos.

Veja também:
Resenha: Glass Animals - Dreamland
Resenha: Washed Out - Purple Noon
Resenha: Deep Purple - Whoosh!
Resenha: Alanis Morissette - Such Pretty Forks in the Road
Resenha: The Psychedelic Furs - Made of Rain
Resenha: Fontaines D.C. - A Hero's Death


Vindo em uma toada espetacular desde "Fantastic Negrito" (2014), ele assinou com uma gravadora maior pela segunda vez na carreira. Pela Cooking Vinyl, Negrito acaba de disponibilizar "Have You Lost Your Mind Yet?", quinto disco de estúdio da carreira. Talvez o grande resumo do disco é que ele consegue ser rock, funk, soul, gospel, R&B, hip-hop e muito mais. Tudo junto e misturado. É como se, em um time de futebol, ele fosse do 1 ao 11. É como ser Neymar e Pogba ao mesmo tempo.

E, sim, muita gente já fez esse tipo de mistura antes. Novidade não é, mas Fantastic Negrito faz de um jeito que é quase impossível não gostar. Esse novo trabalho é difícil não gostar, como também é difícil não ouvir do início até o final. A abertura, com "Chocolate Samurai", é dessas que puxa o ouvinte logo de cara e querer continuar para descobrir se vai gostar do resto.

"Have You Lost Your Mind Yet?" mostra como alguém pode retomar uma carreira praticamente dada por perdida. Aos 56 anos, Fantastic Negrito vive seu seu melhor momento. E parece não parar nunca.

Tracklist:

1 - "Chocolate Samurai"
2 - "I'm so Happy I Cry"
3 - "How Long?"
4 - "Shigamabu Blues"
5 - "Searching for Captain Save a Hoe"
6 - "Your Sex is Overrated"
7 - "These Are My Friends"
8 - "All up in My Space"
9 - "Justice in America"
10 - "King Frustration"
11 - "Platypus Dip"

Avaliação: ótimo



Continue no blog:



Siga o blog no Twitter e no Facebook e assine o canal no YouTube. Compre livros na Amazon e fortaleça o trabalho do blog!

Gostou do post? Compartilhe nas redes sociais e indique o blog aos amigos!