Resenha: Protomartyr - Ultimate Success Today


Não tinha a menor ideia que existia uma banda chamada Protomartyr no mundo. E também não tinha a menor ideia dos mais de dez anos de existência. Por isso, quando vi esse nome na lista de lançamentos recentemente, separei para ouvir -- afinal, é minha obrigação, certo? Disso, fui pesquisar e descobri que "Ultimate Success Today" é o quinto trabalho de estúdio e sucessor de "Relatives in Descent" (2017).

Esse novo disco nasceu, entre outros motivos, pela crise existencial do vocalista Joe Cassey ao perceber, graças ao relançamento do primeiro álbum, que a banda passara a primeira década junta. Então, as dez faixas, segundo ele, foram como superar uma importante marca juntos.

Veja também:
Resenha: The Pretenders - Hate for Sale
Resenha: JARV IS... - Beyond the Pale
Resenha: Lianne La Havas - Lianne La Havas
Resenha: Dalai Lama - Inner World
Resenha: Fernanda Takai - Será que Você Vai Acreditar?
Resenha: Rufus Wainwright - Unfollow the Rules


Sabe o Public Image Ltd.? Banda de pós-punk liderada por Johnny Rotten, ex-Sex Pistols? Pois ao ouvir o disco, é certo que o grupo é uma das influências do Protomartyr. A outra é a música psicodélica, em que basicamente não há a menor vergonha de misturar elementos para criar todo um clima para o ouvinte ao longo de pouco mais de 40 minutos, e ainda há um toque de jazz. É o tipo de álbum feito para ser curtido devagar e sem pressa. E também é o tipo de álbum que fica melhor a cada nova audição.

"I Am You Now" impressiona pelas escolhas e pelo peso, entrando no grupo do pós-punk tanto pelo formato quanto pela execução -- diferente das duas primeiras, mais como se o Tame Impala tivesse tomado posse do álbum. As dez músicas escolhidas para o repertório encaixaram muito bem e soam como se contassem uma história.

"Ultimate Success Today" tem muita chance de ser aquele álbum que pouquíssima gente vai ouvir por vários motivos. Mas se você clicou por curiosidade, então recomendo ouvir o álbum, um dos mais legais e inventivos desse ano.

Tracklist:

1 - "Day Without End"
2 - "Processed By The Boys"
3 - "I Am You Now"
4 - "The Aphorist"
5 - "June 21"
6 - "Michigan Hammers"
7 - "Tranquilizer"
8 - "Modern Business Hymns"
9 - "Bridge & Crown"
10 - "Worm In Heaven"

Avaliação: ótimo



Continue no blog:



Siga o blog no Twitter e no Facebook e assine o canal no YouTube. Compre livros na Amazon e fortaleça o trabalho do blog!

Gostou do post? Compartilhe nas redes sociais e indique o blog aos amigos!