Mais do blog:

segunda-feira, 9 de março de 2020

Resenha: Stephen Malkmus - Traditional Techniques


Stephen Malkmus é um trabalhador da música. São 19 álbuns lançados desde 1992, tudo isso entre carreira solo, Pavement, Silver Jews, Crust Brothers e The Jicks. Ou seja, o guitarrista, cantor e compositor nunca parou a carreira em momento algum de sua vida e seguiu evoluindo musicalmente dentro das mudanças profissionais e pessoais que passou ao longo dos anos. "Traditional Techniques" é o segundo disco solo, sucessor de "Groove Denied".

Esse novo álbum de Malkmus está mais cheio de elementos de música indiana, percebidos logo de cara em "ACC Kirtan". Tanto nos andamentos, quanto no uso de instrumentos, é uma música mais calma e tranquila. Também lembra muito o estilo musical adotado por George Harrison nos anos finais dos Beatles e em toda carreira solo.

Veja também:
Resenha: Nada Surf - Never Not Together
Resenha: Lee Ranaldo and Raül Refree - Names of North End Women
Resenha: Real Estate - The Main Thing
Resenha: Greg Dulli - Random Desire
Resenha: Ozzy Osbourne - Ordinary Man
Resenha: Bombay Bicycle Club - Everything Else Has Gone Wrong


Uma das imensas qualidades de Malkmus é nos arranjos, sempre uma construção sonora de vários elementos que separados não fazem muito sentido, mas juntos ganham uma qualidade e uma intensidade das mais ferozes. E isso tudo acaba ajudando a não definir o tipo de som que ele faz ou qual categoria colocá-lo caso alguém (ainda) queira rotulá-lo. Funciona bem para ele, já que ele acaba conseguindo transitar em várias águas musicais sem se afogar.

O caso de "Shadowbanned", por exemplo, como categorizar uma música que mistura elementos indianos com música experimental? Ou ainda "What Kind Of Person", uma bonita balada que tem uma flauta entre os elementos musicais usados para construir a faixa? Ou "Flowin' Robes", que soa muito parecido com que ele fez anteriormente?

Stephen Malkmus entrega mais um bom disco outra vez. Uma rotina de regularidade que faz da carreira dele, se ainda não celebrada como deveria por público e crítica, algo muito bom de acompanhar por justamente entregar aquele trabalho gostoso de ouvir em qualquer dia e hora. Isso não é para muitos.

Tracklist:

1 - "ACC Kirtan"
2 - "Xian Man"
3 - "The Greatest Own In Legal History"
4 - "Cash Up"
5 - "Shadowbanned"
6 - "What Kind Of Person"
7 - "Flowin' Robes"
8 - "Brainwashed"
9 - "Signal Western"
10 - "Amberjack"

Avaliação: muito bom



Continue no blog:



Siga o blog no Twitter e no Facebook e assine o canal no YouTube. Compre livros na Amazon e fortaleça o trabalho do blog!

Gostou do post? Compartilhe nas redes sociais e indique o blog aos amigos!