Assim como outros grandes nomes da música, Jeff Tweedy, vocalista do Wilco, também escreveu uma autobiografia. Chamada "Let's Go (So We Can Get Back): A Memoir of Recording and Discording with Wilco, Etc." (edição importada, R$ 110 em média), ele abre o jogo sobre a vida pessoal, a banda e tudo mais. E, assim como Bruce Springsteen, Tweedy aproveitou a chance para lançar um disco. O diferencial dele sobre o “Boss” é que não é uma antologia com seus maiores sucessos, mas um trabalho de inéditas. “WARM” é o segundo disco solo, sucessor de "Together at Last" (2017).
Tirada de uma conversa com um companheiro de reabilitação, "Bombs Above" abre o disco com uma pegada melancólica mostrada tanto na maneira suave como Tweedy canta a letra, quanto na melodia – o arranjo é bem poético e simples. A abertura é diferente de "Some Birds", essa tanto mais agressiva. O tom é perfeito, já que o cantor aborda a raiva dentro dele há algum tempo e como administrar esse período sombrio da vida.
Tweedy mostra que é craque ao usar uma metáfora simples – a galáxia – para falar sobre vida, morte e tudo que ronda nossa passagem pela Terra, e isso é bem completado em "How Hard It Is For a Desert to Die". De poucas palavras, a quarta faixa aborda o famoso “aprender na dor ensina mais do que comer pudim caseiro”. Trazendo o country mais à tona com um tom religioso, "Let’s Go Rain" fala sobre a história de Arca de Noé e como a destruição foi um ato de amor, na visão dele.
A melancólica "From Far Away" tem um lado mais experimental em que a percussão não está no mesmo ritmo do resto, mas tudo ainda funciona bem, e "I Know What It’s Like" parece ter sido feita sob medida para quem está com algum tipo de problema e recebe o “sei como é” de outra, sem a outra realmente saber a gravidade do problema. É simpático, porém pode soar um pouco hipócrita. E "Having Been Is No Way to Be" é Tweedy falando dele mesmo ao melhor estilo Jeff Tweedy.
"The Red Brick" e "Warm (When the Sun Has Died)" são duas faces da mesma moeda, são os Cavaleiros de Gêmeos quando não estão com o Deus da Guerra dentro deles. Uma é raivosa e melancólica, outra tem um tanto de esperança sobre vida. Ambas mostram que Tweedy realmente abriu o coração nesse disco e no livro. O trabalho termina com uma reflexão sobre se existe vida após a morte e como procurar alguém que você ama nesse local. "How Will I Find You" também tem poucas palavras e dura pouco mais de seis minutos.
Se o primeiro disco solo de Jeff Tweedy era apenas bom, o segundo conseguiu superá-lo com folga. Uma vez que ele conseguiu abrir o coração com suas letras poéticas e arranjos suaves, ele é um músico imbatível. Feito para emocionar – eu mesmo estou em lágrimas –, “WARM” vai comover até o mais duro coração de pedra. Mas, fundamental, vai dar esperança a quem tinha perdido tudo.
Tracklist:
1 - "Bombs Above"
2 - "Some Birds"
3 - "Don’t Forget"
4 - "How Hard It Is For a Desert to Die"
5 - "Let’s Go Rain"
6 - "From Far Away"
7 - "I Know What It’s Like"
8 - "Having Been Is No Way to Be"
9 - "The Red Brick"
10 - "Warm (When the Sun Has Died)"
11 - "How Will I Find You"