Resenha: Nile Rodgers & Chic – It’s About Time


Trabalho é o primeiro do grupo em 16 anos

Em meados dos anos 1970, o Chic inundou as pistas de dança com os dois primeiros discos de estúdio. Ao conseguir misturar o R&B com a disco music, a banda liderada pelo o guitarrista Nile Rodgers e o baixista Bernard Edwards (1952-1996) fez história e fama ao longo dos anos e impulsionou a carreira de Rodgers, também conhecido por seu notável trabalho como produtor de alguns clássicos dos anos 1980 – “diana” (1980), de Diana Ross, “Let’s Dance” (1983), de David Bowie, e “Like a Virgin” (1984), de Madonna, estão entre os trabalhos mais famosos.

Fazendo turnês pelo mundo com o nome de Nile Rodgers & Chic, o grupo apoia as apresentações no antigo repertório da banda mais alguns sucessos com participação de Rodgers. Talvez a motivação para gravar algo novo tenha chegado, porque, 16 anos depois do lançamento de "Chic-ism" (1992), finalmente saiu o nono disco de estúdio – chamado “It’s About Time”.

Veja também:
Resenha: Baco Exú do Blues – Bluesman
Resenha: Autoramas – Libido
Resenha: Esperanza Spalding - 12 Little Spells
Resenha: Kurt Vile – Bottle It In
Resenha: David Crosby – Here If You Listen
Resenha: Charles Bradley – Black Velvet
Resenha: Eric Clapton – Happy Xmas


O novo registro começa com a agitada "Till the World Falls" em que a banda mostra o claro desejo em agitar as pistas de dança como antigamente – sim, eu sei, é linguagem de velho – com uma abordagem mais jovem e moderna para quem gosta. "Boogie All Night" surge como a segunda faixa e aposta na mesma coisa, mas com um refrão um pouco mais grudento.

Se "Sober" tem mistura uma pegada um pouco mais pop com algo mais dançante, "Do You Wanna Party" funciona melhor do que as anteriores no quesito contagiar o ouvinte. Claro que isso é um problema, já que um disco dançante só começar a empolgar na quarta faixa não parece ser algo bom, e o tédio retorna com tudo em "Dance with Me".

Por incrível que pareça, a única faixa gravada inteiramente por Nile Rodgers & Chic é o mais próximo do trabalho feito pela banda quarentona. "I Dance My Dance" tem a fórmula do sucesso do grupo nos anos 1970: contagiante, o baixo é bem gravado e tem um refrão impossível de não ser cantado junto depois de duas ou três audições. Outra boa é a instrumental "State of Mine (It's About Time)", feita em parceria com o pianista francês Philippe Saisse – aliás, recomendo o trabalho dele.

Mantendo o bom ritmo da segunda parte, "Queen" é uma boa balada melancólica com participação de Elton John e Emeli Sandé – eles abrilhantam a música em 200%. Logo depois vem a releitura do clássico "I Want Your Love" com a participação de Lady Gaga, que não atrapalha e ainda ajuda a modernizar a faixa – a original, porém, segue imbatível. Uma pena que o disco acaba com "New Jack' Sober", uma música que não faz jus ao trabalho de Rodgers.

Esse novo disco do Chic começa morno e demora para esquentar, que só acontece mesmo na segunda metade. A sequência entre a sexta e a nona faixa funciona muito bem e, caso fosse um EP só com elas, seria um ótimo trabalho. Esticado além de conta e feito para a nova geração, “It’s About Time”, com muito boa vontade, é apenas regular.

Tracklist:

1 - "Till the World Falls" (featuring Mura Masa, Cosha and Vic Mensa)
2 - "Boogie All Night" (featuring Nao)
3 - "Sober" (featuring Craig David and Stefflon Don)
4 - "Do You Wanna Party" (featuring LunchMoney Lewis)
5 - "Dance with Me" (featuring Hailee Steinfeld)
6 - "I Dance My Dance"
7 - "State of Mine (It's About Time)" (featuring Philippe Saisse)
8 - "Queen" (featuring Elton John and Emeli Sandé)
9 - "I Want Your Love" (featuring Lady Gaga)
10 - "New Jack' Sober" (Teddy Riley version) (featuring Craig David and Stefflon Don)

Avaliação: regular




Siga o blog no Twitter Twitter e no Facebook e assine o canal no YouTube. Compre livros na Amazon e fortaleça o trabalho do blog!

Saiba como ajudar o blog a continuar existindo

Gostou do post? Compartilhe nas redes sociais e indique o blog aos amigos!

Continue no blog: