Discos para história: Õ Blésq Blom, dos Titãs (1989)
A 93ª edição do Discos para história falará de Õ Blésq Blom, sucessor de Jesus não Tem Dentes no País dos Banguelas, que consolidou os Titãs no cenário nacional e serviu como encerramento da primeira de muitas fases do grupo.
Resenha: Omar Souleyman – Bahdeni Nami
É difícil saber quando e como Omar Souleyman conquistou tanta gente em tão pouco tempo. De cantor de festa, ele parou no renomado festival Glastonbury e sua carreira só subiu nos últimos anos, principalmente com o sucesso feito entre os hipsters ingleses. Nascido na Síria, o cantor tinha apenas um disco gravado até colocar no mercado Bahdeni Nami na última semana.
Resenha: Shaun Martin – 7 Summers
Por Gabriel Carvalho Follow @Gabo_Carvalho82
Shaun Martin, pianista/tecladista/organista nascido em Dallas, já trabalhou com artistas do naipe de Chaka Khan, Erykah Badu e um dos principais cantores da música gospel norte-americana, Kirk Franklin – com quem ganhou três Grammys.
Assista apresentação de Robert Plant no New Orleans Jazz & Heritage Festival de 2014
Setlist:
"Babe, I'm Gonna Leave You" (Joan Baez cover)
"Spoonful" (Howlin' Wolf cover)
"Black Dog" (Led Zeppelin song)
"Tin Pan Valley"
"Going to California" (Led Zeppelin song)
"Little Maggie"
"The Enchanter"
"Bron-Y-Aur Stomp" (Led Zeppelin song)
"What Is and What Should Never Be" (Led Zeppelin song)
"Fixin' to Die" (Bukka White cover)
"Seventh Son" / "Whole Lotta Love" (Led Zeppelin song)
"Rock and Roll" (Led Zeppelin song)
Mark Ronson junta Tame Impala e amigos em cover do Queens of the Stone Age
A rádio australiana Triple J faz um trabalho muito bom usando o YouTube para divulgar suas sessões especiais. Na última, a estação chamou o produtor Mark Ronson para uma canja. E ele convidou Andrew Wyatt, do Miike Snow, Kevin Parker, do Tame Impala, e Kirin J Callinan para participar.
Alex Lifeson fala sobre Rush e guitarras para Guitar World
Guitarrista do Rush, Alex Lifeson deu uma entrevista muito legal para Guitar World e falou sobre coisas de interesse dos fãs: suas guitarras e a atual turnê do grupo que celebra 40 anos na ativa.
Mais informações
Alex Lifeson,
Guitar World,
Rush,
Vídeo
Entre acertos e erros, Rock in Rio lucrará milhões e pouco fará pela música
Todas as atrações do Rock in Rio já foram confirmadas e até anunciaram os horários dos shows, previstos para começarem às 15h30 e ir até perto das 2h do dia seguinte. Há quase um ano, escrevi sobre as primeiras atrações do festival com o título ‘Rock in Rio começa mal’. E começou mesmo, porque apostar em Katy Perry e John Legend era muito para minha cabeça.
Mas a organização foi atrás e deu uma melhorada muito boa no line-up.
Veja show da dupla Jimmy Page e Robert Plant de 1995
Setlist:
"Immigrant Song"/"The Wanton Song"
"Bring It On Home"
"Ramble on"
"Thank You"
"No Quarter"
"That's The Way"
"Gallows Pole"
"Since I've Been Loving You"
"The Song Remains the Same"
"Going To California"
"Babe I'm Gonna Leave You"
"Friends"
"Four Sticks"
"Whole Lotta Love"
"What Is and What Should Never Be"
"Dazed And Confused"
"In The Evening"
"Kashmir"
Resenha: Anika Moa – Queen at the Table
Quando um fenômeno pop aparece, é natural o surgimento de bandas/cantores/cantores de estilo semelhante – aqui no blog, por exemplo, resenhei nesta semana duas bandas com estilo semelhante ao do Tame Impala, que teve seu novo álbum criticado na semana passada. Ao ouvir Queen at the Table, foi inevitável fazer uma associação da neozelandesa Anika Moa com Lorde e The Naked and Famous, liderado pela vocalista Alisa Xayalith, também do mesmo país.
O Robert Lang Studios recebeu o Calexico para show de quase uma hora
Setlist:
"When The Angels Played"
"Falling From The Sky"
"Miles From The Sea"
"Sunken Waltz"
"Bullets & Rocks"
"Cumbia De Dunde"
Help!, 50
Mais uma data importante na música que envolve os Beatles, agora comemorando dos 50 anos da estreia do filme Help!, então o segundo longa da banda. Não tão bom como o primeiro, a comédia envolve John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr fugindo de membros de um culto indiano que desejam ter um anel de Starr. O problema está em tirar o anel, que não sai do dedo do baterista.
Resenha: Tearjerker – Stay Wild
O trio Micah Bonte, Trevor Hawkins e Taylor Shute forma o grupo canadense Tearjerker e, de acordo com o site oficial da própria banda, segue uma chamada estética do “faça você mesmo”. Depois de lançar um EP ano passado e fazer certo barulho entre as bandas do underground americano, eles assinaram com o selo SQE Music para colocar no mercado Stay Wild, segundo trabalho em estúdio (o primeiro foi lançado em 2011).
Ringo Starr é homenageado por bateristas em vídeo
Ringo Starr é o cara mais boa praça da música mundial e, com seu humor e trocadilhos, o autentico representante de Liverpool nos Beatles. Homenageado no Hall da Fama do Rock recentemente, ele foi muito elogiado em um vídeo que circula no Facebook em que os principais bateristas de sucesso falam sobre a dificuldade em fazer do que Starr fazia. "Se você fizer, você é um puta de um baterista", diz Dave Grohl.
Grande retorno de 2015, Sleater-Kinney fez show incrível no Pitchfork Music Festival
Setlist:
"The Fox"
"Jumpers"
"Bury Our Friends"
"Oh!"
"Surface Envy"
"No Cities to Love"
"What's Mine Is Yours"
"Ironclad"
"One More Hour"
"Fangless"
"All Hands on the Bad One"
"Price Tag"
"A New Wave"
"Sympathy"
"Words and Guitar"
"Entertain"
"Dig Me Out"
"Modern Girl"
"You're No Rock n' Roll Fun"
"Little Babies"
Amoeba tem o programa mais legal do YouTube
Não adianta ter uma das lojas mais legais do mundo para se comprar discos, tem que ter um programa no YouTube só sobre isso. O What's In My Bag? seleciona músicos, bandas, cantores e/ou cantoras para um rolê, eles escolhem discos, colocam dentro de uma sacola e depois falam sobre os motivos das escolhas. Está na oitava temporada, e todos os programas estão no YouTube.
Festivais: Farm Aid 2015 - line-up
Saiu o line-up do Farm Aid, evento anual organizado por Neil Young e Willie Nelson, que comemora 30 anos da primeira edição. "Nós organizamos o primeiro Farm Aid, em Illinois [Chicago], em 1985, para responder às pessoas que sofrem durante a crise na agricultura", disse Willie Nelson. "Trinta anos depois, [novamente] em Chicago, vamos reunir muitas dessas pessoas - agricultores, pessoas que compram os alimentos, advogados e ativistas -, que fizeram o Good Food Movement possível. No Farm Aid 30, vamos comemorar o impacto que nós tivemos e reunir nossos apoiadores para seguirmos trabalhando."
Resenha: Wand – Golem
De Los Angeles, o Wand segue os ensinamentos da terra da psicodelia ao soltar Golem, seu segundo disco de estúdio. Apoiado em reverbs, efeitos e muita improvisação, a banda ainda está fora do circuito comercial comum dos festivais, mas esse novo trabalho tem tudo para mudar isso. E sabem o motivo? Porque o Wand não soa falso, não soa velho. Eles soam... Wand.
Ouça Momentary Masters, novo álbum de Albert Hammond Jr.
Membro dos Strokes que mais se mantém em atividade, o guitarrista Albert Hammond Jr. soltou disco novo na última sexta-feira. Momentary Masters é o terceiro trabalho solo dele.
Pitchfork, Arctic Monkeys e Brasil
Na última semana, o site da revista Pitchfork, a Bíblia indie para muitos, soltou um texto explicando o sucesso do Arctic Monkeys no Brasil. A parte umas bobagens que envolvem Elvis, James Dean e Mick Jagger e uma espécie de culto a uma figura rebelde, é um relato bem interessante sobre como os sul-americanos, em especial os brasileiros, costumam cultuar as coisas de fora, a adoração aos artistas estrangeiros e altos custos de turnês por aqui.
Discos para história: Parklife, do Blur (1994)
A 92ª edição do Discos para história marca mais um retorno de seção. Desta vez, falaremos sobre Parklife, terceiro álbum do Blur, quando começou o duelo contra o Oasis pela liderança nas paradas de sucesso na Inglaterra e pelo coração dos fãs.
Resenha: Wilco – Star Wars
Nos tempos atuais, em que músicos fundam serviços de streaming e cobram cada vez mais caro em turnês internacionais, não deixa de ser uma surpresa ver o Wilco disponibilizar um disco inteiramente de graça para download em seu site oficial. Não foi difícil ver as reações, principalmente pelo nome e pela capa – uma das franquias mais famosas do mundo, que lança filme novo neste ano, aliado com a imagem de um gato.
Resenha: Walt Weiskopf – Open Road
Por Gabriel Carvalho Follow @Gabo_Carvalho82
Walt Weiskopf, saxofonista nascido em Augusta, no estado norte-americano da Geórgia, começou a tocar aos 14 anos. Desde então, foram 16 discos lançados como artista principal e trabalhos com músicos do calibre de Frank Sinatra, Buddy Rich e com a banda Steely Dan, entre outros.
Byrds chegavam ao topo da parada inglesa com Mr. Tambourine Man há 50 anos
![]() |
| David Crosby, Gene Clark, Michael Clarke, Chris Hillman e Jim McGuinn formaram os Byrds (Foto: Wikipedia) |
"Mr. Tambourine Man" foi um marco no chamado folk rock e nas carreiras de Bob Dylan e Byrds. Alguns dias antes, a faixa havia chegado ao primeiro lugar das paradas americanas, dando ao jovem compositor um marco em sua então curta carreira: ter uma canção no topo nos Estados Unidos e na Inglaterra. Isso chamaria a atenção de vez de ambos os mercados para Dylan, que viria a ter uma ascensão incrível.
Mais um show, agora é o Pearl Jam no Pinkpop de 1992
Setlist:
"Even Flow"
"Why Go (Rain)"
"Jeremy"
"Deep"
"Alive"
"Black"
"Leash"
"Once"
"Porch"
"Pulled Up" (Talking Heads cover)
"Suggestion" (Fugazi cover)
"Rockin' in the Free World" (Neil Young cover)
Resenha: Terakaft – Alone
Assim que Diara e Kedhou ag Ossad deixaram o Tinariwen, logo se imaginou que a banda não perderia dois membros importantes, mas que o Mali ganharia mais uma banda importante no cenário internacional. E quem deu esse palpite foi na mosca. Ao lado dos sobrinhos Sanou e Abdallah Ag Ahmed, eles fundaram o Terakaft, uma banda que está ligada aos movimentos blues touareg – estilo musical desenvolvido principalmente no norte da África – e ao desert rock africano (rock do deserto, em tradução livre).
Neil Young transforma briga com Monsanto em minidocumentário
Nesta quinta-feira, Neil Young soltou o minidocumentário chamado Seeding Fear, contando a história de Michael Wayne, que viu seu pai processar a Monsanto. A empresa revidou e, mesmo depois de ter vencido, seguiu cobrando valores absurdos por ter perdido dinheiro.
O dia que David Bowie foi DJ da BBC Radio 1 por duas horas
No dia 20 de maio de 1979, David Bowie teve duas horas da programação da BBC Radio 1 para tocar músicas de sua escolha. Ao olhar as canções, claramente vemos um cantor tão pesquisador músical quanto qualquer um que gosta de música. Desde clássicos dos anos 1960 até coisas obscuras, como The Mekons e lados B de vários cantores famosos.
Ouça 15 dos 17 discos recomendados pelo Wilco
Isso mesmo, 15 dos 17 álbuns que o Wilco recomendou estão disponíveis no Spotify para audição. Apenas Works for Tomorrow, do Eleventh Dream Day, e Fleur de Lis, do Richard Julian, não estão na plataforma ainda. Não tem nem a desculpa de procurar, é só dar play.
Dez álbuns brasileiros que o Papa Francisco precisa ter
Como todos estão sabendo, o Papa Francisco ganhou de presente o disco Sobrevivendo no Inferno, dos Racionais, do prefeito de São Paulo Fernando Haddad. Então, pensei: por que não uma lista com dez discos brasileiros que o Papa merece ter em sua coleção? Só usei um critério: não poderia ter Roberto Carlos na lista, além de tentar representar o maior número possível de estilos e cantores e/ou bandas importantes do Brasil nos últimos 60 anos.
Mais informações
Cartola,
Chico Science,
Erasmo Carlos,
Jorge Ben Jor,
Lista,
Lô Borges,
Milton Nascimento,
Mutantes,
Nação Zumbi,
Novos Baianos,
Secos & Molhados,
Tim Maia,
Titãs
Resenha: Tame Impala – Currents
O hype em cima do Tame Impala aumentou muito nos últimos anos, principalmente pelo tipo de som que a banda faz: um tipo de psicodelia dos anos 1960 e 1970 com toques modernos – os hipsters amam. Isso a parte, é interessante ver como Kevin Parker, principal nome do grupo, vem trabalhando as melodias e letras nos últimos singles. Currents é o terceiro disco, então está mais do que na hora de fincar o pé como um dos principais nomes da música atual.
Dez discos de metal lançados em maio que merecem sua atenção (com bônus)
Por Rodrigo Carvalho Follow @rroio
Musicalmente, maio foi um mês deveras confuso.
Não tem como explicar direito, mas talvez os álbuns lançados consigam exemplificar o que quero dizer.
Veja apresentação do Foo Fighters no Rock am Ring 2015
Setlist:
"Everlong"
"Monkey Wrench"
"Learn to Fly"
"Something From Nothing"
"The Pretender"
"Arlandria"
"Cold Day in the Sun"
"Congregation"
"Walk"
"My Hero"
"Times Like These"
"Stay With Me" (The Faces cover) (with Dave Catching)
"Let There Be Rock" (AC/DC cover)
"Under Pressure" (Queen & David Bowie cover)
"All My Life"
"These Days"
"Outside"
"Big Me"
"Breakout"
"Best of You"
Assista show do Lamb Of God no Rock Am Ring 2015
Setlist:
"Desolation"
"Ghost Walking"
"Walk With Me In Hell"
"Ruin"
"Still Echoes"
"Now You've Got Something To Die For"
"Laid To Rest"
"Redneck"
"Black Label"
Resenha: Neil Young – The Monsanto Years
Neil Young anda muito produtivo nesta segunda década do século 21. Com seis discos em cinco anos, sendo dois em um em 2010, dois em 2012, dois no ano passado e The Monsanto Years, colocado no mercado no fim de junho, o cantor mostra um ritmo de produção raramente visto nos tempos atuais. Se em A Letter Home, gravado e lançado pela Third Man Records, temos um Young mais cru, isso muda completamente em Storytone, disco em que está acompanhado por uma orquestra e peca pela irregularidade.
Ouça apresentação histórica de Gilberto Gil na Escola Politécnica da USP em 1973
Passando pelo blog o Flavio Gomes, por acaso achei esse show maneiro por lá. E dando uma procurada, achei um texto na Rolling Stone Brasil dando mais detalhes daquele 26 de maio de 1973. Espero que isso, um dia, vire um disco em vinil triplo. Vale a pena.
NPR Music soltou o novo disco do Titus Andronicus - por tempo limitado, claro
Novo disco do Titus Andronicus está disponível via NPR Music por tempo limitado. Sucessor de Local Business, de 2012, o trabalho tem mais de uma hora e meia de duração.
RIP Dieter Moebius (1944 - 2015)
Um dos grandes nomes das cenas alemã de Krautrock e eletrônica, Dieter Moebius morreu ontem, aos 71 anos. Entre seus trabalhos mais conhecidos está o Kluster, referência no eletrônico e na sonoridade alemã dos anos 1970. A causa da morte não foi divulgada.
Há 25 anos, Roger Waters tocava na Alemanha pós-Muro de Berlim
“Se eles derrubarem o Muro, tocarei lá em um ato de celebração, ainda que só um pouco, do espírito humano.”
4 músicas: Foals, Queensrÿche, Myrkur e Vespas Mandarinas
As novas canções do Foals, Queensrÿche, Myrkur e Vespas Mandarinas estão no 4 músicas desta segunda-feira.
Resenha: Buffy Sainte-Marie – Power In The Blood
Buffy Sainte-Marie não pode ser considerada uma cantora qualquer por dois motivos: primeiro, sua voz doce consegue chamar atenção ao longo de Power In The Blood, 17º disco de estúdio; segundo, ela é descendente dos Cree, índios nativos canadenses com população atual ultrapassando os 200 mil habitantes no Canadá, sendo pouco mais de 38 mil em Toronto, principal cidade do país. E além de cantora, ela também é uma das referências no ativismo pelo direitos dos índios em ficar em suas terras.
Like a Rolling Stone, 50
Como bem lembrou Raul Ramone, hoje "Like a Rolling Stone", de Bob Dylan, completa 50 anos de seu lançamento. Em comparação com qualquer outra faixa gravada pelo cantor, essa era a mais pesada, o que desagradou os diretores da gravadora Columbia. Mas como estava insatisfeito com os rumos de sua carreira, Dylan resolveu que mudaria ainda em Bringing It All Back Home, quando fez metade do disco acústico e metade elétrico. E Highway 61 Revisited consolidaria essa mudança, colocando o então cantor folk em outro patamar.
Assista apresentação do Muse no Roskilde Festival 2015
Setlist:
"Drill Sergeant"
"Psycho"
"Supermasive Black Hole"
"The Handler"
"Plug In Baby"
"Dead Inside"
"Hysteria"
"Madness"
"Apocalypse Please"
"Supremacy"
"Mercy"
"Time Is Running Out"
"Reapers"
"Starlight"
"Stockholm Syndrome"
"JFK"
"Uprising"
"Knights Of Cydonia"
Trilha sonora: Homem-Formiga, por Christophe Beck
Lançada dia 17 de julho, um dia depois de o filme chegar aos cinemas, a trilha sonora de Homem-Formiga está disponível apenas nas plataformas digitais até dia 7 de agosto, quando as versões físicas serão colocadas no mercado.
Parada da Billboard, 75
A parada da Billboard completa 75 anos nesta segunda-feira. Antes de haver uma mensuração das músicas tocadas, havia uma espécie de compilado das gravadoras em que as canções mais tocadas eram apresentadas, mas não havia um lugar para juntar todos os dados e dar algum tipo de precisão, ainda que mínima. Apesar de ter ganhado um nome apenas em 1958, o atual Billboard Hot 100, a parada da revista foi muito importante para firmar nomes, ditar tendências e revelar ao mercado a nova moda do momento, direcionando investimentos e revelando novos talentos – uma máquina que funciona muito bem até os dias atuais, apesar da internet.
Comece sua segunda com especial do Faith No More para BBC Radio 1
O blog retornou com tudo nesta segunda-feira. Para celebrar esse momento, nada melhor do que com Faith No More, que passou pela BBC Radio 1 recentemente. O cover de "This Guy's In Love With You" só mostra como Mike Patton é, de longe, o melhor cantor da geração surgida entre o final dos anos 1980 e início dos anos 1990.
Festivais: In-Edit Brasil 2015
Documentário: Sem Dentes - Banguela Records e a Turma de 1994, de Ricardo Alexandre
1994 foi um ano e tanto para o Brasil em vários aspectos. De janeiro até dezembro, Ayrton Senna morreu, o Brasil quebrou um jejum de 24 anos sem ganhar a Copa do Mundo e um selo foi criado para abrigar algumas das revelações da música brasileira naquela época. O Banguela Records durou pouco, mas acabou sendo fundamental para mostrar ao Brasil o quão grande musicalmente ele era – sempre foi, e sempre será.
Assinar:
Comentários (Atom)















































