Resenha: TV On The Radio – Seeds


O TV On The Radio estava sem lançar disco de inéditas desde 2011, ano em que perdeu o baixista Gerard Smith, morto em decorrência de um câncer. O tempo sempre, longo ou curto, sempre serve para cicatrizar feridas. Seeds é o primeiro disco do grupo sem Smith. Quando um grupo perde alguém, o álbum em sequência quase sempre é cheio de desabafos.

Dizem por aí que o show precisa continuar, e é isso que o TVOTR faz em "Quartz", primeira faixa. Por ser mais densa e até sombria, essa canção pode mostrar uma nova direção. "Careful You" parece ser mesmo uma homenagem ao antigo membro, sendo uma balada bem ao estilo do grupo. A letra é muito bonita. Indo no caminho da mudança, "Could You" funciona muito bem pelo ótimo uso dos instrumentos.

O titulo não passa essa impressão, mas "Happy Idiot" é a primeira dançante do disco em 17, 18 minutos. Mesmo ela mostra uma mudança de sonoridade interessante, assim como a serena "Test Pilot". Ela traz uma melancolia bonita, mostrando que, por vezes, a tristeza acaba rendendo boas canções. Outra que entra no bolo é "Love Stained", ótima para dançar.

Agora, comovente mesmo é "Ride". Começando no piano, depois aparece um violino, mantendo o clima etéreo – tudo isso apenas com a melodia. Depois acontece uma virada e a canção, de fato, começa. E é uma belíssima canção, a melhor de todo álbum. Parece uma catarse, um momento único na história do TV On The Radio. Se "Right Now" retorna com o clima dançante, "Winter" abusa das guitarras.

Com ar punk, "Lazerray" é rápida, rasteira e não deixa rastros, enquanto "Trouble" é lenta e tranquila. "Seeds" dá nome ao disco e encerra muito bem o álbum, mostrando que o TVOTR soube transformar a dor em um de seus melhores álbuns. Claro que é muito difícil perder alguém querido, mais difícil ainda é seguir com o grupo. Mas continuando e fazendo boas músicas é a melhor coisa que eles podem fazer. E bem.

Tracklist:

1 - "Quartz"
2 - "Careful You"
3 - "Could You"
4 - "Happy Idiot"
5 - "Test Pilot"
6 - "Love Stained"
7 - "Ride"
8 - "Right Now"
9 - "Winter"
10 - "Lazerray"
11 - "Trouble"
12 - "Seeds"

Nota: 4/5



Veja também:
4 em 1: ruido/mm, Alice Caymmi, Criolo e Tom Zé
Resenha: Racionais MC's - Cores & Valores
Resenha: AC/DC – Rock or Bust
Resenha: Machine Head - Bloodstone & Diamonds
Resenha: Playing For Change Band – Playing For Change 3: Songs Around The World
Resenha: 2:54 – The Other I




Siga o blog no Twitter, Facebook, Instagram, no G+, no no Tumblr e no YouTube

Gostou do conteúdo? Compartilhe nas redes sociais!