A chegada dos serviços de streaming gerou uma expectativa sobre quais discos seriam disponibilizados. À medida do passar dos anos, uma galeria considerável de álbuns foi disponibilizada, mas sempre faltava um ou outro. No caso da minha geração, uma das reclamações era a ausência de muitos Acústicos feitos pela MTV Brasil, fundamental para descoberta ou redescoberta de vários artistas ao longo dos anos de existência. Uma falta enorme era o disco lançado por Marcelo D2 em 2004. Agora não falta mais.
Na época, foi uma grande febre, com trechos do DVD passando na programação da MTV o tempo inteiro. E foi um grande sucesso também. Ganhei de presente de Natal e ouvi até a caixinha do CD quebrar de tanto manuseá-lo. Foi a primeira vez que queria ouvir algo o dia inteiro e sem parar, colocando o rádio e o computador, um Gradiente preto com caixas de som, para funcionar a pleno vapor naquelas férias em que quase reprovei no antigo segundo ano do Ensino Médio.
Estou no Twitter e no Instagram. Compre livros na Amazon e fortaleça o trabalho do blog! Confira a agenda de lançamentos.
Ao colocar em “Vai Vendo”, dá para ouvir logo de cara porque Marcelo D2 se tornou um dos grandes compositores brasileiros das últimas três décadas por abraçar as referências de toda uma vida para desaguar em álbuns solo cheios de qualidade e empolgantes. E para quem tinha 16 anos e um mundo pela frente, esse acústico foi um ponto de virada importantíssimo no gosto musical.
Tive amigos e colegas que gostavam, e gostam, de vários gêneros musicais e acabei absorvendo um pouco de cada um. Acabei indo para o lado do rock, sempre com um pé em outras canoas. Com esse álbum de Marcelo D2, uma mistura de elementos musicais completamente fora do meu dia a dia, aprendi muito sobre a cultura do hip-hop e do samba — principalmente. Passando por “A Maldição do Samba” e “À Procura da Batida Perfeita”, essa mistura é ainda mais certeira.
No bloco mais pessoal, “Eu Tive Um Sonho” e “1967” são crônicas em forma de música, uma maneira de D2 se conectar ainda mais com o público. Na parte em homenagem ao Planet Hemp, “Contexto” surge com participação de BNegão, uma pequena mostra de como a fumaça que eles fizeram na música brasileira ainda é relevante atualmente. O samba entre de vez na jogada com “Samba De Primeira” e “Encontro Com Nogueira” que, quase duas décadas após o lançamento, ainda são duas boas lições sobre a cultura popular.
E a coisa só melhora na sequência formada por “Profissão MC”, “Pilotando O Bonde da Excursão”, “Batucada” (“Samba, eterno delírio do compositor/ Que nasce da alma, sem pele, sem cor/ Com simplicidade, não sendo fulgaz/ Fazendo da nossa alegria, seu habitat natural/ O samba floresce do fundo do nosso quintal”) e “Re:Batucada”, ponto alto na escolha do repertório e para quem teve a ideia de organizar assim. Ainda funciona.
Veja também:
Crítica: Smashing Pumpkins - Aghori Mhori Mei
Crítica: Jack White - No Name
Crítica: Cassandra Jenkins - My Light, My Destroyer
Crítica: Clairo - Charm
Cinco discos #1: Amaro Freitas, Dandy Warhols, Folk Implosion, Guided by Voices e Diego Xavier Trio
Crítica: Neil Young & Crazy Horse - Early Daze
Uma participação especial que reflete a época da gravação é do hoje produtor de sucesso Will I Am, do Black Eyed Peas, grupo de grande sucesso no início dos anos 2000, na simpática “C. B. Sangue Bom”. Outra que no quesito simpatia é “Loadeando…”, com participação de Stephan, então um adolescente cantando com o pai sobre as gerações diferentes e com uma boa lição de moral. E o encerramento fica por conta de “Qual É?”, hoje considerada um clássico por qualquer um com mais de 35 anos.
Mesmo com o CD em casa e com a possibilidade de ouvir quando quiser, a chegada do Acústico MTV do Marcelo D2 no streaming deu uma mexida no meu dia a dia. Simplesmente não consigo parar de ouvir. Tanto tempo depois, as músicas ainda ressoam de alguma forma, seja pela qualidade, pela mensagem ou pelas lembranças de uma época. Ainda é um dos melhores do tipo, uma prova que a música é boa em qualquer versão.
Ficha técnica
Trackllist:
1 - “Vai Vendo” (Marcelo D2/Mário Caldato)2 - “A Maldição do Samba” (Marcelo D2/Zé Gonzales)
3 - “À Procura da Batida Perfeita” (Marcelo D2/David Corcos)
4 - “Eu Tive Um Sonho” (Thaíde/Rodrigo Nuts/Vrs. Marcelo D2)
5 - “1967” (Rodrigo Nuts/Zé Gonçalves/Marcelo D2)
6 - “Contexto” (Marcelo D2/BNegão/Black Alien/Zé Gonzalez/Rafael Crespo) (Part.: BNegão)
7 - “Samba De Primeira” (Rodrigo Nuts/Marcelo D2)
8 - “Encontro Com Nogueira” (Rodrigo Nuts/Marcelo D2)
9 - “Profissão MC” (Marcelo D2)
10 - “Pilotando O Bonde da Excursão” (Marcelo D2/Mauro Berna/David Corcos)
11 - “Batucada” (Mário Caldato Jr.)
12 - “Re:Batucada” (Marcelo D2)
13 - “C. B. Sangue Bom” (Marcelo D2/will.i.am/David Corcos) (Part.: will.i.am)
14 - “Loadeando…” (Marcelo D2/Marechal) (Part.: Stephan)
15 - “Qual É?” (Marcelo D2/David Corcos)
Gravadora: Sony Music
Produção: David Corcos
Duração: 52min37
Avaliação: excelente
Comentários
Postar um comentário
Usem os comentários com parcimônia. Qualquer manifestação preconceituosa, ofensas e xingamentos são excluídos sem aviso prévio. Obrigado!