Crítica: This is a Film About The Black Keys, de Jeff Dupre

Documentário assistido no In-Edit Brasil 2024, marcado para acontecer de 12 a 23/06

O Black Keys é uma dupla muito peculiar em vários aspectos. O guitarrista Dan Auerbach e pelo baterista Patrick Carney lutaram para conseguir o reconhecimento e, muito tempo depois, o sucesso mundial com o álbum “El Camino”, de 2011. Os altos e baixos desse processo, cheio de idas e vindas, são mostrados pelo diretor Jeff Dupre no documentário de título engraçadinho chamado “This is a Film About The Black Keys”.

Em muitas histórias de bandas ao longo dos anos, a relação de irmandade entre os integrantes ou parte deles é sempre relacionada ao sucesso e também ao fracasso. Não funciona assim no Black Keys. Mesclando imagens da produção de “Ohio Players”, lançado recentemente, com arquivos dos bastidores e entrevistas recentes, descobrimos que os dois não têm esse vínculo amoroso de anos de convivência. Basicamente, eles se juntaram por conveniência e estão aí até hoje. E, talvez, essa falta de intimidade seja fundamental para sobrevivência deles como banda de sucesso — menos quando tentam cobrar US$ 100 por um ingresso.

Estou no Twitter e no Instagram. Compre livros na Amazon e fortaleça o trabalho do blog! Confira a agenda de lançamentos

Esse casamento arranjado, como toda relação, enfrentou momentos de pobreza, a ascensão na cena independente e fortes crises, principalmente pelo fato de um ser o oposto do outro. Auerbach é fechado e só consegue se expressar através da música, enquanto Carney é um controlador, de ótimas tiradas e um trabalhador nato da indústria da música. Quando o sucesso chegou, essa carga emocional gerou divórcios em casa e no trabalho e problemas de saúde mental, os separando por um longo período. Um ponto espantoso da relação é descobrir que eles não conversam sobre isso. Eles simplesmente seguem em frente, com a música sendo colocada nos momentos certos para levantar ainda mais as imagens mostradas em tela.

Veja também:
Crítica: Zef – The Story Of Die Antwoord, de Jon Day
Crítica: Let's Get Lost, de Bruce Weber (1988)
Crítica: Karen Carpenter - Starving for Perfection, de Randy Martin
Crítica: Mutiny in Heaven - The Birthday Party, de Ian White
Crítica: DEVO, de Chris Smith
Crítica: The Beach Boys, de Frank Marshall

Mas, como diria o outro, “o que não mata, fortalece”. E, contrariando todas as expectativas das pessoas envolvidas com eles, nos níveis pessoal e profissional, eles continuam em atividade e mais maduros a ponto de gravar dois discos seguidos recheados de convidados, algo impensável mesmo no auge e tocando para 90 mil pessoas no Lollapalooza Chicago. Demorou 20 anos, mas eles finalmente entenderam um ao outro.

Convencional do início ao fim, inclusive contando a história de maneira cronológica, “This is a Film About The Black Keys” apresenta a biografia de uma dupla nascida em Akron, Ohio, que conseguiu ganhar o mundo. Apesar dos pesares, seguir é o que eles fazem — por eles mesmos e pelos outros.

Avaliação: muito bom

Comentários