Crítica: Brittany Howard - What Now

O Alabama Shakes é uma das melhores bandas da atualidade e tem na vocalista Britany Howard uma dessas forças da natureza que só vendo para crer — vi ao vivo e confirmo isso. Quando ela resolveu lançar “Jaime”, primeiro disco da carreira solo em 2019, conseguiu mostrar ao mundo que qualquer restrição musical do grupo seria rapidamente colocada de lado nessa estreia. E ela gostou ao ponto de disponibilizar recentemente “What Now”.

Diferentemente do álbum anterior, aqui ela tem mais liberdade para brincar com elementos sonoros e experimentar mais logo na abertura, chamada “Earth Sign”. Mas em “I Don't”, a aposta está em um arranjo mais cara de Motown, mostrando as influências da infância e adolescência, enquanto “What Now” traz a força do funk com um ar psicodélico e cheio de solos, improvisos e um andamento feito para dançar em qualquer lugar.

Veja também:
Crítica: J Mascis - What Do We Do Now
Crítica: Laetitia Sadier - Rooting for Love
Crítica: Liam Gallagher & John Squire - Liam Gallagher & John Squire
Crítica: Norah Jones - Visions
Crítica: Kim Gordon - The Collective
Crítica: Real Estate - Daniel

Estou no Twitter e no Instagram. Compre livros na Amazon e fortaleça o trabalho do blog! Confira a agenda de lançamentos

“Red Flags” soa um forte desabafo sobre relacionamentos e, mais uma vez, há espaço para não ser apenas mais uma baldas sobre o assunto, mas algo mais. E se a balada delicada “To Be Still” funciona para refletir (“I daydream to be a flower in your garden/ I'd drink your hose-pipe water/ I wonder how delicate is your touch/ For something you love so much?/ I wonder if I didn't have to wonder?”), “Interlude” chega para o ouvinte dar uma respirada e seguir pensando.

“Another Day” traz a inspiração do R&B dos anos 1970 com um toque de eletrônico que deixaria Giorgio Moroder orgulhoso. Então ela abre de vez a pista de dança com a ótima “Prove It to You” (“I've never been good at saying what I mean/ Every time I try, it comes out incomplete/ Believe me, baby/ I will show you how I feel for you right now”), essa neta legítima da disco music e merecedora de atenção por parte das pessoas.

O ritmo diminui bruscamente na lenta “Samson”, com claras inspirações no jazz experimental, já “Patience” e “Power to Undo” são mais próximas do repertório do álbum anterior — ainda que façam sentido por aqui. E o encerramento traz a forte “Every Color in Blue”, como saxofone dando o tom da faixa o início ao fim em uma música cheia de camadas e complexidade.

A construção de carreira solo de Brittany Howard tem sido sólida. Com um começo mais comedido, agora a cantora optou por ousar em todas as músicas do início ao fim de “What Now”, algo incomum para quem visa impressionar. Mas ela não liga. E o resultado é um disco acima da média e uma grata surpresa.

Tracklist:

1 - “Earth Sign”
2 - “I Don't”
3 - “What Now” (Howard, Taylor Ann Avis Bogner)
4 - “Red Flags”
5 - “To Be Still” (Howard, Brad Allen Williams)
6 - “Interlude”
7 - “Another Day”
8 - “Prove It to You”
9 - “Samson”
10 - “Patience”
11 - “Power to Undo”
12 - “Every Color in Blue”

Avaliação: ótimo

Comentários

  1. O Alabama shakes acabou

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não achei nenhum comunicado oficial sobre isso, e tudo sobre o assunto é que a banda está parada e só. Por isso usei "é" ao invés de "foi".

      Excluir

Postar um comentário

Usem os comentários com parcimônia. Qualquer manifestação preconceituosa, ofensas e xingamentos são excluídos sem aviso prévio. Obrigado!