Crítica: Will Butler + Sister Squares - Will Butler + Sister Squares

Ter uma carreira solo em meio ao sucesso de uma banda é algo que a música já viu muitas vezes ao longo dos anos. E abandonar uma banda de sucesso para dar continuidade a carreira solo também não é nada incomum. Para Will Butler, sair do Arcade Fire foi o cortar o cordão que o ligava ao irmão Win e a algo muito maior, que pouco pode ligar para qualquer nova ideia ou mudança brusca de rumo.

Com três discos lançados, "Policy" (2015), "Friday Night" (2016) e "Generations" (2020), ele partiu para algo diferente do feito antes: a união com as Sister Squares em um trabalho colaborativo simplesmente chamado "Will Butler + Sister Squares". Logo na introdução, nas faixas "Open" e "Stop Talking", é possível perceber o rumo musical que Will queria tomar para a própria carreira, algo mais próximo de "Reflektor" (2013) e "Everthing Now" (2017) do que de 'The Suburbs" (2010).

Veja também:
Crítica: Teenage Fanclub - Nothing Lasts Forever
Crítica: Mitski - The Land Is Inhospitable and So Are We
Crítica: The Pretenders - Relentless
Crítica: Explosions in the Sky - End
Crítica: The National - Laugh Track
Crítica: Chemical Brothers - For That Beautiful Feeling

Estou no Twitter e no Instagram. Compre livros na Amazon e fortaleça o trabalho do blog!

Em tempos de consumo rápido, lançar um álbum com 14 músicas é um passo um tanto ousado para um projeto iniciante e acaba sendo um dos problemas. Com três ou quatro músicas a menos, talvez funcionasse melhor. Mas existem boas músicas, é claro, como o caso da ótima "Willows".

O álbum vai do animado ("Saturday Night") ao sombrio ("Car Crash") muito rápido e, como nos melhores momentos da antiga banda, Will se presta a contar uma história ao longo dos pouco mais de 45 minutos de duração do trabalho. O grupo também se vale de momentos grandiosos e cheios de instrumentos e de momentos íntimos, com a melodia baixa e o vocal suave, além de experimentos mais eletrônicos ("Sunlight" e "Hee Loop").

Um pouco menor em duração e a estreia da parceria de Will com as Sister Squares poderia ser melhor e menos cansativo, mas há espaço para melhora a evolução. Afinal, mudar não é fácil; sair da sombra de algo maior dever ser ainda mais difícil.

Tracklist:

1 - "Open"
2 - "Stop Talking"    
3 - "Willows"
4 - "Long Grass"
5 - "Me & My Friends"
6 - "Saturday Night"
7 - "Car Crash"
8 - "Sunlight"
9 - "Arrow of Time"
10 - "I Am Standing in a Room"
11 - "Good Friday, 1613"
12 - "Old Year"
13 - "Hee Loop"
14 - "The Window"

Avaliação: bom

Comentários