Crítica: The Pretenders - Relentless

Primeiro single de "Relentless", 12º álbum de estúdio do Pretenders, "Let the Sun Come In" destaca a imperfeição das coisas, que ninguém, necessariamente, precisa ser aquilo que a sociedade deseja que você seja ou simplesmente esperar a vida passar e chegar ao ponto do conformismo. "Abra as asas e voe como uma águia", canta a veterana Chrissie Hynde.

Aos 72 anos e ainda com muita coisa para fazer musicalmente, a cantora, guitarrista e líder assinou recentemente com a Parlophone para o lançamento desse novo trabalho, uma maneira de recomeçar na terra onde deu o pontapé inicial da banda, ainda em meados dos anos 1970, durante a curta e eterna onda punk. E a primeira música do álbum, a faixa inicial chamada "Losing My Sense of Taste", mostra um Pretenders mais melódico e mais lento, mas quase nada atrás dos grandes momentos.

Veja também:
Crítica: Explosions in the Sky - End
Crítica: The National - Laugh Track
Crítica: Chemical Brothers - For That Beautiful Feeling
Crítica: Olivia Rodrigo - Guts
Crítica: Courtney Barnett - End Of The Day
Duas críticas: Jeff Rosenstock e Alice Cooper

Estou no Twitter e no Instagram. Compre livros na Amazon e fortaleça o trabalho do blog!

"Relentless" segue assim, cheio de baladas sobre o amor perdido (A Love"), como não saber expressar os sentimentos ("Domestic Silence") ou ainda uma balada que narra uma história bem sentimental ("The Copa"). Hynde poderia fazer um disco com guitarras e canções estridentes sobre assuntos banais que, sinceramente, ninguém ligaria.

Mas ela preferiu escrever canções profundamente bonitas sobre o amor, ou a falta dele — caso de "Promise of Love" —, com arranjos suaves, baladas no piano e letras delicadas para falar desse assunto universal. Quando canta "I'm a divorcee, but I feel like a widow" na triste "Merry Widow", é quase possível tocar o sentimento de tristeza que paira no ar.

Então, o álbum chega em "Let the Sun Come In", a libertação disso tudo, o momento de explosão sentimental em uma narrativa cheia de tropeços e pouco calorosa consigo mesma. Sair disso e partir para libertação, como uma águia em um voo rasante, é algo bonito de se ver. E apesar das lembranças dolorosas ("Look Away") e do sentimento de derrota ("Your House Is on Fire"), deixar para lá o cultivado ("Just Let It Go") para celebrar ("Vainglorious") tudo que aconteceu e ficar apenas com as lembranças ("I Think About You Daily").

Cheio de boas baladas e letras carregadas de honestidade, "Relentless" coloca o Pretenders em um nível diferente: uma banda com uma vocalista reflexiva e com um incrível talento para colocar isso em palavras. Com ajuda de James Walbourne na composição e Jonny Greenwood no arranjo de cordas da última música, Chrissie Hynde fala do passado vislumbrando um novo futuro.

Tracklist:

1 - "Losing My Sense of Taste"
2 - "A Love"
3 - "Domestic Silence"
4 - "The Copa"
5 - "Promise of Love"
6 - "Merry Widow"
7 - "Let the Sun Come In"
8 - "Look Away"
9 - "Your House Is on Fire"
10 - "Just Let It Go"
11 - "Vainglorious"
12 - "I Think About You Daily"

Avaliação: ótimo

Comentários