Crítica: Mitski - The Land Is Inhospitable and So Are We

Trabalhar com música pode ser maravilhoso e exaustivo ao mesmo tempo. A demanda semanal de lançamentos é insana e é impossível cobrir tudo — a não ser um site gigante com uma equipe enorme. No caso dos artistas, as atuais pressões por viralizar nas redes sociais, com a necessidade da criação de planos específicos para isso, pode gerar conflitos e a arte pode ser deixada de lado, tamanha a pressão por resultados imediatos.

Para a cantora Mitski, essa pressão foi tamanha que ela quase colocou a carreira de lado por período indeterminado, sem saber se renovaria com a gravadora ou não. Com os ponteiros acertados de ambos lados, havia material suficiente para o lançamento de um novo álbum de estúdio. E assim, quase dois anos depois do lançamento de "Laurel Hell", ela disponibiliza "The Land Is Inhospitable and So Are We".

Veja também:
Crítica: The Pretenders - Relentless
Crítica: Explosions in the Sky - End
Crítica: The National - Laugh Track
Crítica: Chemical Brothers - For That Beautiful Feeling
Crítica: Olivia Rodrigo - Guts
Crítica: Courtney Barnett - End Of The Day

Estou no Twitter e no Instagram. Compre livros na Amazon e fortaleça o trabalho do blog!

Ela abre o disco com a doce e melancólica "Bug Like an Angel", um desabafo sobre problemas pessoais em uma música crua e cheia de honestidade, que ganha esperança logo na seguinte, chamada "Buffalo Replaced". A delicadeza dos arranjos é algo a ser notado ao longo de todo trabalho, com destaque para "Heaven" e "The Deal". E em "The Frost", ela mostra que o country foi uma grande inspiração para a composição das letras.

Um dos grandes momentos do trabalho é a balada "I Don't Like My Mind". Arrependimentos e uma mente autodestrutiva fazem dela um alvo fácil para viver de coisas inexistentes e pensar nas diversas possibilidades que coisas jamais acontecidas. Em quase dois minutos e meio, Mitski entrega uma das melhores canções da carreira. E é difícil não sair tocado com canções como "When Memories Snow" e "My Love Mine All Mine" — diferentes entre si, se completam muito bem.

O órgão em "Star" colocar essa mistura de música de igreja com música macabra em uma canção de andamento lento, como "I'm Your Man" — só que essa no violão. O final esperançoso, em "I Love Me After You", mostra que a vulnerabilidade emocional é o primeiro passo para conseguir seguir após a decepção.

É difícil não ser arrebatado por Mitski em "The Land Is Inhospitable and So Are We", o sétimo álbum da carreira. Com um discurso honesto sobre ela mesma nos últimos anos, e como os problemas a afetaram profundamente, ela mostra que o caminho escolhido para continuar a carreira é dos melhores e mais promissores em músicas com letras potentes em arranjos que misturam melancolia e doçura, recheados de beleza.

Tracklist: 

1 - "Bug Like an Angel"
2 - "Buffalo Replaced"
3 - "Heaven"
4 - "I Don't Like My Mind"
5 - "The Deal"
6 - "When Memories Snow"
7 - "My Love Mine All Mine"
8 - "The Frost"
9 - "Star"
10 - "I'm Your Man"
11 - "I Love Me After You"

Avaliação: ótimo

Comentários