Crítica: Teenage Fanclub - Nothing Lasts Forever

Vocalista, guitarrista e principal compositor do Teenage Fanclub, Norman Blake passou por um divórcio recentemente. Acabou que o fim do relacionamento serviu como combustível para uma nova leva de letras da banda, incluídas em "Nothing Lasts Forever", 12º trabalho do grupo escocês que também conta com Raymond McGinley, Francis MacDonald, Dave McGowan e Euros Childs.

O álbum já começa com o discurso de deixar o passado para trás e seguir no primeiro verso e, além de "Foreign Land" ter uma longa parte instrumental nos momentos finais, ainda apresenta o refrão "The past's a foreign land, I did my best, you understand". Também logo na abertura podemos perceber a influência do country-folk, quando o grupo escocês soa como o Wilco ao longo de quase 40 minutos.

Veja também:
Crítica: Mitski - The Land Is Inhospitable and So Are We
Crítica: The Pretenders - Relentless
Crítica: Explosions in the Sky - End
Crítica: The National - Laugh Track
Crítica: Chemical Brothers - For That Beautiful Feeling
Crítica: Olivia Rodrigo - Guts

Estou no Twitter e no Instagram. Compre livros na Amazon e fortaleça o trabalho do blog!

Feita durante a madrugada e gravada no mesmo dia, "Tired of Being Alone" se apoia na repetição para grudar na cabeça do ouvinte, já a balada "I Left a Light On" foi escrita durante a produção de "Endless Arcade", lançado em 2021, e acabou servindo perfeitamente para a temática do novo álbum — uma balada romântica sobre esperança. E a sequência com "See the Light" tem no refrão grudento o grande trunfo.

"It's Alright" e "Falling into the Sun" têm algo em comum: usam o violão como base para baladas melodicamente suaves de letras melancólicas. Mas o grande momento do disco está na ótima "Self-Sedation", música que pode fazer parte de qualquer filme indie britânico pelos próximos 20 anos. E outra ótima canção é a tranquila e gostosa de ouvir "Middle of My Mind".

"Nothing Lasts Forever" encerra com e emocionante e cheia de esperança "Back to the Light" e na declaração de amor final em "I Will Love You" ("I will love you/ Until the flags are put down and the exceptionalists/ Are buried under the ground").

O novo trabalho de estúdio do Teenage Fanclub é melancólico do início ao fim, mas tem aquele feixe de luz de esperança, sempre o suficiente para qualquer pessoa em tempos difíceis de solidão e incertezas. Com arranjos e letras simples, as dez músicas tocam no coração de quem já se separou ou perdeu alguém.

Tracklist: 

1 - "Foreign Land"
2 - "Tired of Being Alone"
3 - "I Left a Light On"
4 - "See the Light"
5 - "It's Alright"
6 - "Falling into the Sun"
7 - "Self-Sedation"
8 - "Middle of My Mind"
9 - "Back to the Light"
10 - "I Will Love You"

Avaliação: ótimo

Comentários