Crítica: Courtney Barnett - End Of The Day

O ano de 2023 trouxe uma notícia ruim para a cantora Courtney Barnett: após mais de uma década em funcionamento, incluindo os lançamentos da própria cantora no período, a gravadora Milk! anunciou o fechamento. Como último trabalho de encerramento, em uma parceria com o selo Mom + Pop Music, ela lança "End Of The Day", trilha sonora do documentário "Anonymous Club", de 2021.

Diferentemente dos outros trabalhos, Barnett aposta em uma abordagem instrumental em pequenos trechos de músicas previamente escritos ou gravados que, trabalhados ou retrabalhados, foram colocados ao longo das 17 faixas do trabalho. Como algo experimental até funciona, mas está longe dos melhores momentos da guitarrista.

Veja também:
Duas críticas: Jeff Rosenstock e Alice Cooper
Crítica: Slowdive - Everything Is Alive
Crítica: Jaimie Branch - Fly or Die Fly or Die Fly or Die ((world war))
Crítica: Sigur Rós - Átta
Duas críticas: Osees e Guided By Voices
Crítica: The Hives - The Death of Randy Fitzsimmons

Estou no Twitter e no Instagram. Ouça o podcast, compre livros na Amazon e fortaleça o trabalho do blog!

O tom etéreo de "Start Somewhere" funciona, do ponto de vista em ser uma boa faixa de abertura estranha, experimental e oposta ao trabalho cheio de guitarra. E justamente a segunda faixa, chamada "Life Balance", também tem algo ali que, se melhor desenvolvido por ela e pela baterista Stella Mozgawa, pode ser tornar algo interessante no futuro.

O problema do trabalho é o desenvolvimento das músicas. Sabe quando você está na estrada, você acelera e o carro praticamente implora para trocar de marcha? "End Of The Day" soa isso, um carro que ficou sempre em primeira, no máximo em segunda, o tempo inteiro e pouco desenvolveu a própria capacidade em ampliar as possibilidades musicais ao soar como uma enorme demo inacabada cheia de potencial, menos a faixa-título. Essa funciona bem e mostra como ela poderia ter explorado mais essa sonoridade.

Mais um estado de espírito do que um álbum, "End Of The Day", reflete quem era Barnett na época da gravação do documentário ao trazer um tom sombrio e estranho como trilha sonora do longa. Com potencial, muitas faixas podem, e torço para serem, regravadas em algum momento da carreira dela porque há muito espaço para mais e ela pode mais.

Tracklist:

1 - "Start Somewhere"
2 - "Life Balance"
3 - "First Slow"
4 - "A to B"
5 - "(Electricity)"
6 - "Two Circles Reflecting"
7 - "End of the Day"
8 - "Floating Down"
9 - "Spring Ascends"
10 - "Intro"
11 - "B to C"
12 - "Like Water"
13 - "Gold Room"
14 - "Sun Through"
15 - "River"
16 - "Get on with It"
17 - "Eternity Repeat"

Avaliação: bom

Comentários