Resenha: King Gizzard and the Lizard Wizard - PetroDragonic Apocalypse; or, Dawn of Eternal Night: An Annihilation of Planet Earth and the Beginning of Merciless Damnation

O King Gizzard and the Lizard Wizard vem em um embalo impressionante com 12 álbuns de inéditas nos últimos sete anos, um ritmo muito impressionante para qualquer artista no mundo - talvez só o Guided By Voices tenha algo semelhante. Para 2023, eles logo prometeram um novo lançamento. E surpreenderam com o nome "PetroDragonic Apocalypse; or, Dawn of Eternal Night: An Annihilation of Planet Earth and the Beginning of Merciless Damnation" ou "PetroDragonic Apocalypse" para os íntimos.

Como eles vêm fazendo em alguns dos discos mais recentes, eles pegaram várias temáticas (vida, dragões e bruxas) e apostaram em um gênero totalmente diferente do anterior, nesse caso o metal. Sem nenhuma ideia concreta, entraram em estúdio com um objetivo: fazer e gravar uma música por dia, com o vocalista Stu Mackenzie dando uma ideia geral da temática para ajudar na criação de faixas longas - a menor tem pouco menos de cinco minutos. E, segundo o baixista Lucas Hardwood, é o primeiro de dois discos.

Veja também:
Resenha: Queens of the Stone Age - In Times New Roman...
Resenha: Janelle Monáe - The Age of Pleasure
Resenha: Arlo Parks - My Soft Machine
Resenha: Noel Gallagher's High Flying Birds - Council Skies
Resenha: Foo Fighters - But Here We Are
Resenha: Sparks - The Girl Is Crying in Her Latte

Estou no Twitter e no Instagram. Ouça o podcast, compre livros na Amazon e fortaleça o trabalho do blog!

O grupo australiano começa com tudo na cheia de guitarras e agitada "Motor Spirit", que trata o petróleo e combustíveis fosseis como se fossem uma espécie de deuses admirados pela humanidade e fundamentais para sobrevivência, porém os problemas gerados por isso podem ser fatais para o destino de todos, história contada em "Supercell" - de refrão viciante e uma guitarra ainda mais alta. E foram, como conta "Converge", com os sobreviventes assistindo tudo da Estação Espacial Internacional.

A segunda parte do álbum traz a temática imaginativa do álbum, com "Witchcraft" sendo o ponto principal pós-acontecimento que dizimou a humanidade. E partir desse momento, chega "Gila Monster" para dominar a todos em uma faixa pesada em uma bela homenagem ao heavy metal, que continua na longa "Dragon" - as consequências de um monstro cada vez mais poderoso, no vocal gutural de Mackenzie. Por fim, o monstro termina com tudo na poderosa "Flamethrower", incluindo os últimos sobreviventes.

Cada vez mais divertido de ver, ouvir e acompanhar, o King Gizzard and the Lizard Wizard não faz um disco igual nem por decreto. Agora, usando o metal como base, eles transformam a discografia em um imenso campo experimental de ideias sem medo do resultado. "PetroDragonic Apocalypse..." chega para acrescentar e muito, ao deixar as apresentações cada vez mais imprevisíveis.

Tracklist:

1 - "Motor Spirit"
2 - "Supercell"
3 - "Converge"
4 - "Witchcraft"
5 - "Gila Monster"
6 - "Dragon"
7 - "Flamethrower"

Avaliação: muito bom

Comentários