Resenha: Janelle Monáe - The Age of Pleasure

Janelle Monáe é uma das muitas cantoras que tentou uma carreira no cinema e, como uma minoria delas, conseguiu se estabilizar e chegou a concorrer ao Oscar de Atriz Coadjuvante pelo papel em "Estrelas Além do Tempo" (2016). Consolidada como atriz, ela voltou os olhos para a música nos últimos meses e disponibilizou na última sexta-feira (9) "The Age of Pleasure", o primeiro álbum de inéditas desde "Dirty Computer" (2018).

O trabalho já chama atenção pela capa ousada, censurada em todas as redes sociais, e pelo conceito de liberdade no clipe de divulgação, também proibido. "Float" abre o trabalho e homenageia a todos que conseguiram se adaptar para ser os melhores - de Muhammad Ali a Bruce Lee. Depois, vêm "Champagne Shit" e "Black Sugar Beach", uma mistura de hip-hop com ritmos latinos bem interessante e dentro da proposta inicial.

Veja também:
Resenha: Arlo Parks - My Soft Machine
Resenha: Noel Gallagher's High Flying Birds - Council Skies
Resenha: Foo Fighters - But Here We Are
Resenha: Sparks - The Girl Is Crying in Her Latte
Resenha: Alison Goldfrapp - The Love Invention
Resenha: Daisy Jones & The Six - Aurora

Estou no Twitter e no Instagram. Ouça o podcast, compre livros na Amazon e fortaleça o trabalho do blog!

A dançante "Phenomenal" chega para mostrar o potencial da cantora nas pistas e estou quase colocando dinheiro que, em breve, pinta um remix da faixa por aí. E a sequência formada por "Haute", "Ooh La La", "Lipstick Lover" e "The Rush" trazem uma sequência irregular, principalmente nas faixas mais curtas, já "The French 75" apresenta o reggae novamente e soa uma imitação barata, momento em que o conceito começa a superar as músicas.

A boa "Water Slide" soa deslocada justamente por ter algo a mais - uma pegada pop, animação e certa inspiração para deixá-la acima da média do trabalho. "Know Better" coloca o hip-hop à frente, mas parece faltar algo para deixar tudo mais redondo. E "Paid in Pleasure", "Only Have Eyes 42" e "A Dry Red" não ajudam muito ao soarem esquecíveis.

"The Age of Pleasure" começa muito bem, mas vai perdendo força ao soar repetitivo e pouco original dentro do conceito do trabalho. Janelle Monáe caiu na armadilha de ter uma proposta grandiosa e maior do que o próprio álbum, que peca pela irregularidade e momentos monótonos. Pela expectativa gerada, o resultado é decepcionante.

Tracklist:

1 - "Float" (featuring Seun Kuti and Egypt 80)
2 - "Champagne Shit"
3 - "Black Sugar Beach"
4 - "Phenomenal" (featuring Doechii)
5 - "Haute"
6 - "Ooh La La" (featuring Grace Jones)
7 - "Lipstick Lover"
8 - "The Rush" (featuring Amaarae and Nia Long)
9 - "The French 75" (featuring Sister Nancy)
10 - "Water Slide"
11 - "Know Better" (featuring CKay)
12 - "Paid in Pleasure"
13 - "Only Have Eyes 42"
14 - "A Dry Red"

Avaliação: regular

Comentários