Resenha: Noel Gallagher's High Flying Birds - Council Skies

Noel Gallagher sempre mostrou enorme potencial como compositor no Oasis, principalmente nos dois primeiros discos do grupo. Na carreira solo, aconteceu algo semelhante no High Flying Birds, quando o trabalho de estreia superou as expectativas, mas os seguintes não foram tão excepcionais, gerando dúvidas se ele realmente tinha material para uma carreira sólida ou ficaria dependendo do material da antiga banda.

Seis anos após o lançamento de "Who Buit the Moon", o cantor retorna com "Council Skies", o projeto solo mais ambicioso da carreira, com uma série de participações especiais - principalmente na edição deluxe - e uma orquestra completa. E logo na primeira faixa, "I'm Not Giving Up Tonight", é possível ouvir o tom do álbum: um bonito arranjo e um coro de teor gospel, em que é possível ouvir como o dinheiro foi bem investido para transformar essa letra em um acontecimento.

Veja também:
Resenha: Foo Fighters - But Here We Are
Resenha: Sparks - The Girl Is Crying in Her Latte
Resenha: Alison Goldfrapp - The Love Invention
Resenha: Daisy Jones & The Six - Aurora
Resenha: The National - First Two Pages of Frankenstein
Resenha: Mahmundi - Amor Fati

Estou no Twitter e no Instagram. Ouça o podcast, compre livros na Amazon e fortaleça o trabalho do blog!

Primeira demo do álbum e primeira a ser finalizada, "Pretty Boy" conta com a participação de Johnny Marr na guitarra e apresenta a simplicidade da letra como principal trunfo, um contraste da sofisticação da melancólica "Dead to the World" - segundo Noel, feita em homenagem ao público na Argentina que fica 24 horas por dia na porta do hotel onde ele fica no país e canta todos os sucessos do Oasis para ele.

A orquestra surge com força na bonita "Open the Door, See What You Find", faixa sobre o peso da idade e como chegar perto dos 60 anos, caso de Noel, é assustador e empolgante. E se "Trying to Find a World That's Been and Gone: Part 1" relembra os difíceis tempos de confinamento nos anos anteriores, "Easy Now" traz a atmosfera tão conhecida da discografia - canção no violão, um refrão bem fácil e um momento crescente até chegar ao ápice.

A faixa-título chega com um andamento diferente das anteriores, mesmo com o uso de violinos no arranjo e, nesse caso, a simplicidade jogou contra por soar inferior às outras até aqui. O trabalho volta ao prumo em "There She Blows!", na bonita "Love Is a Rich Man", na sombria "Think of a Number" e, surpreendentemente, encerra com a animada "We're Gonna Get There In the End".

Com muitas músicas compostas durante a pandemia, Noel conseguiu captar essa melancolia desse tempo estranho e mentalmente cansativo para todos nós no ousado "Council Skies", o segundo melhor álbum da discografia da carreira solo. Com boas letras, bons arranjos e mais inspirado do que nunca, ele entrega um ótimo trabalho e prova que experimentar algo novo, às vezes, vale a pena.

Tracklist:

1 - "I'm Not Giving Up Tonight"
2 - "Pretty Boy"
3 - "Dead to the World"
4 - "Open the Door, See What You Find"
5 - "Trying to Find a World That's Been and Gone: Part 1"
6 - "Easy Now"
7 - "Council Skies"
8 - "There She Blows!"
9 - "Love Is a Rich Man"
10 - "Think of a Number"
11 - "We're Gonna Get There In the End"

Avaliação: ótimo

Comentários