Resenha: Miúcha - A Voz da Bossa Nova, de Daniel Zarvos e Liliane Mutti

Documentário visto na programação do In-Edit Brasil, de 14 a 25 de junho, em São Paulo e no site oficial

Miúcha foi uma das cantoras mais importantes do Brasil a partir de meados dos anos 1970, quando retornou após vários anos morando fora. Com uma bela voz e um senso apurado para escolher o repertório, ela gravou o histórico "Miúcha & Antônio Carlos Jobim", de 1977, com o sucesso "Pela Luz Dos Olhos Teus", tema de abertura da novela "Mulheres Apaixonadas".

Mas a vida dela não foi das mais fáceis, principalmente ao ficar presa por anos no casamento com João Gilberto. É essa história que o documentário "Miúcha - A Voz da Bossa Nova", de Daniel Zarvos e Liliane Mutti, apresenta ao público pela primeira vez. Usando os diários da cantora, morta em 2018, e trechos de entrevistas concedidos ao longo da pesquisa para o trabalho, o longa usa imagens de arquivo e abusa (no bom sentido) de montagens para contar como foi a vida da também filha de Sérgio Buarque de Holanda e irmã de Chico Buarque. 

Veja também:
Resenha: Elis & Tom - Só Tinha que Ser Com Você, por Roberto de Oliveira e Jom Tob Azulay
Resenha: Louder Than You Think, de Jed I. Rosenberg
Resenha: Imagine The Sound, de Ron Mann (1981)
Resenha: Twist, de Ron Mann (1992)
Resenha: Fausto Fawcett na Cabeça
Resenha: Hot Club de Montevideo

Estou no Twitter e no Instagram. Ouça o podcast, compre livros na Amazon e fortaleça o trabalho do blog!

As anotações feitas por ela ao longo dos anos mostram uma Miúcha decidida a ter a própria independência desde o momento em que cresceu e enxergou as possibilidades do mundo. E nessas andanças acabou conhecendo João Gilberto, com quem se casou. E, entre a narração dos diários e a falas da própria cantora, vemos o deterioramento da relação acontecendo aos poucos, uma morte lenta e dolorosa para ela.

Gilberto não era um músico fácil e as histórias conhecidas comprovam isso, mas ele também não era dos melhores na vida privada. De diminuir o talento da própria esposa durante gravações a roubar ideias, o músico era uma espécie de sugador de energia de todos ao redor, sendo muito exaustivo conviver com ele em qualquer esfera, segundo os diários. Enfim, a inevitável separação veio. E ela correu para o Brasil.

De volta, desabrochou como cantora muito próximo dos 40 anos, quando também começou a aproveitar mais a vida ao conviver com todo tipo de artista em vários lugares do Rio de Janeiro - das rodas de samba até os apartamentos chiques. E entrou para história ao trabalhar com Vinícius de Moraes e Tom Jobim, completando o trio de "inventores" da Bossa Nova.

"Miúcha - A Voz da Bossa Nova" mostra a luta de uma mulher pelo próprio espaço, enquanto tinha o talento sabotado pelo próprio marido. Apesar do final abrupto, o documentário mostra que Miúcha poderia ter sido muito mais do que foi.

Avaliação: muito bom

Comentários