Resenha: Imagine The Sound, de Ron Mann (1981)

Documentário visto na programação do In-Edit Brasil, de 14 a 25 de junho, em São Paulo e no site oficial

É impossível para qualquer pessoa gostar um pouco de jazz. Geralmente, você ama ou odeia, não tem meio-termo. Por isso, qualquer material sobre o gênero, seja falando da história ou de músicos famosos, nunca atrai tanta gente quanto deveria. Mas não é o caso de "Imagine The Sound", de Ron Mann, lançado em 1981, e presente na programação do In-Edit Brasil desse ano.

O então iniciante diretor começou a carreira em um trabalho extremamente ousado ao entrevistar quatro músicos de jazz da vanguarda da época: Paul Bley, Cecil Taylor, Archie Shepp e Bill Dixon - desses, só Shepp segue vivo. Em espaços pequenos e, geralmente, só com uma câmera, a edição consegue criar esse laço de intimidade com o espectador em pouco mais de 90 minutos de duração. Sem amarras, eles falam sobre carreira, vida e política e como todos esses fatores os influenciaram na música. 

Veja também:
Resenha: Twist, de Ron Mann (1992)
Resenha: Fausto Fawcett na Cabeça
Resenha: Hot Club de Montevideo
Resenha: Bono & The Edge - A Sort of Homecoming com Dave Letterman
Resenha: Summer of Soul (... ou, Quando A Revolução Não Pode Ser Televisionada)
Resenha: Se Estas Paredes Cantassem

Estou no Twitter e no Instagram. Ouça o podcast, compre livros na Amazon e fortaleça o trabalho do blog!

Ao intercalar essas curtas e potentes entrevistas com números musicais, Mann dá ao público a dimensão do trabalho desses artistas em músicas que vão do jazz mais simples possível ao experimental, beirando o psicodélico, em momentos de puro improviso cheios de uma energia inigualável. Na faixa de pouco menos e um pouco mais de 50 anos, eles têm a experiência de ter vivido alguns dos momentos mais importantes do gênero nos anos 1960 e conseguem levar tudo isso para o próprio som.

As entrevistas são algo valioso do ponto de histórico. Eles não são apenas testemunhas da história, são pessoas que viveram os altos e baixos do jazz com depoimentos incríveis sobre lugares, pessoas, momentos e acontecimentos. Cada um do seu jeito, em um ritmo muito próprio, eles falam para nós, meros mortais, ouvirmos.

Iniciar uma carreira nunca é fácil e acertar de primeira é menos ainda, mas Mann fez um desses golaços ao fazer de "Imagine The Sound" um documento importante para qualquer pessoa que goste de música - não apenas de jazz.

Avaliação: muito bom

Comentários